Teaser post da volta do Coringa: com novo rosto!

Quando a DC Comics, editora que publica Superman e Cia. promoveu uma grande reformulação cronológica e editorial ou reboot, oficialmente chamada de Os Novos 52, em agosto do ano passado, vários personagens foram modificados automaticamente. Aspectos fundamentais das origens de personagens como o Superman, por exemplo, foram modificados (mais uma vez…).

Entretanto, a respeito do Batman, praticamente nada foi mudado. Como “em time que está ganhando ninguém mexe”, a DC decidiu não alterar nada de radical no homem-morcego, que já era então o personagem de quadrinhos de maior sucesso na atualidade – e assim permanece.

A capa brasileira de Batman 01, da Panini, em sua primeira tiragem, já esgotada…

Mas algumas mudanças estão ocorrendo como parte das tramas – e não de uma imposição editorial como no caso dos outros – e uma delas envolve o Coringa, o arquiinimigo do Batman. Na revista Detective Comics 01, lançada em setembro de 2011 nos EUA – e recém-publicada aqui no Brasil, pela editora Panini Comics, que edita o material da DC Comics no país, em Batman 01, veja nas bancas – o escritor e desenhista Tony S. Daniel conta uma história em que o homem-morcego persegue um serial killer que arranca a pele das pessoas.

E uma de suas vítimas é o Coringa. E o velho vilão concorda com o procedimento, só por diversão. A história termina com o serial killer pregando a pele do rosto do Coringa em uma parede e, desde então, o “palhaço do crime” não apareceu mais. Isso vai mudar.

O escritor Scott Snyder anunciou que Batman 13, escrita por ele e desenhada por Greg Capullo, que deve ser publicado em outubro deste ano, dará início a uma nova saga na qual o Coringa aparecerá após a “cirurgia” com um novo rosto – ainda mais terrível – e sairá em caça aos aliados do Batman, que são muitos: Robin (Damian Wayne, seu filho), Asa Noturna (Dick Greyson), Robin Vermelho (Tim Drake) e Batgirl (Barbara Gordon, filha do Comissário Gordon). É possível que outros como a Mulher-Gato (Selina Kyle) também entrem no bolo.

O vilão tem um péssimo histórico com os aliados do Batman: no passado, matou o segundo Robin (Jason Todd), aleijou a Batgirl (Barbara Gordon) e matou Sarah Essen, esposa do Comissário Gordon, para citar só os mais próximos.

… e a capa da segunda tiragem.

Snyder – que faz um trabalho bastante elogiado no homem-morcego há dois anos – promete que não será “apenas mais uma história”, mas será sua versão de A Piada Mortal Asilo Arkham, duas histórias memoráveis do Batman, estreladas pelo Coringa, que estão entre as melhores já publicadas. Ambas foram publicadas como graphic novels no fim dos anos 1980, a primeira por Alan Moore (de Watchmen e V de Vingança) e Brian Bolland em 1987 e a segunda por Grant Morrison (de All-Star Superman, em seu primeiro grande trabalho) e Dave McKean, em 1989.

O nome da nova saga Death of the Family brinca com outra história clássica do Batman vs. Coringa: A Death in the Family, escrita por Jim Starlin e desenhada por Jim Aparo, publicada em 1988, que mostra o vilão matando Jason Todd, o segundo Robin. (Quem quiser ver uma adaptação dessa história, assista ao ótimo desenho animado em longametragem Batman Contra o Capuz Vermelho, disponível em DVD e Blu-ray).

Um vislumbre do novo rosto pós-cirurgia. Arte de Greg Capullo.

Quanto ao visual do Coringa após ter seu rosto arrancado, o escritor disse ao site Newsarama:

Ele estará terá um novo visual. Ao mesmo tempo, queremos que lembre seu look icônico. Veremos o Coringa mais próximo de um filme de terror. Sem entregar muito, você verá o rosto clássico, mas será diferente e mais assustador. Ele ainda será o mesmo lá no fundo.

O leitor brasileiro, contudo, demorará um pouco para ver as mudanças. Como Batman 01 acabou de ser publicada por aqui e é uma revista mensal, deverá demorar cerca de um ano para Batman 13 chegar às bancas nacionais pela Panini. Enquanto isso, o leitor tupiniquim pode acompanhar o reboot da DC e ver o que acha.

O Coringa foi criado por Bob Kane, Jerry Robinson e Bill Finger e surgiu em Batman 01, de 1940.

Batman foi criado pelo cartunista Bob Kane em 1939 e desde então é publicado pela DC Comics.