Poster de “The Wolverine”.

As filmagens de The Wolverine, filme que dá prosseguimento a saga do herói mutante mais famoso da Marvel Comics, membro dos X-Men e adaptado aos cinemas pela 20th Century Fox, começam nas próximas semanas e já há imagens dos cenários sendo montados nos estúdios da Fox na Austrália. As imagens mostram um poço profundo sendo construído e a maquete de uma base (ou prisão) coberta de neve.

Um campo de prisioneiros na II Guerra Mundial?

Este último elemento traz pistas sobre a trama que, cada vez mais, se amplia em relação à história original ao qual se baseia. Isso porque o jornal local The Leader informa que um cenário construído em Kurnell, na Bonna Point Reserve será um campo para prisioneiros na II Guerra Mundial. A pequena imagem de um cercado que o jornal traz é muito semelhante ao que vemos na tal maquete. Se as duas notícias se confirmam, o filme deverá trazer lembranças de Wolverine no passado.

Isso porque em X-Men Origens – Wolverine, de 2009, é mostrada uma cena na qual Logan e seu meioirmão, Victor Creed (o Dentes de Sabre), lutam em várias guerras ao longo das décadas até serem presos em algum lugar e serem soltos para realizarem missões especiais ao Projeto Arma X. Uma dessas guerras é a II Guerra Mundial (1939-1945). O grosso da história de Origens se passa provavelmente em algum ponto entre os anos 1970 e 1980. Se The Wolverine seguir uma ordem lógica – isso ainda não está certo – muito provavelmente terá sua história em meio aos anos 1980 no Japão.

Quem cairá no fundo do poço?

Não é difícil de imaginar que o motivo de Logan voltar ao oriente tem a ver com algo que ocorreu lá em meio à II Guerra Mundial. Isso também poderia explicar porque há dois atores (um jovem e outro idoso) escalados para viverem Shigen Yashida: talvez Logan interaja com ele nos anos 1940 e o reencontre 40 anos depois.

The Wolverine adaptará o arco de histórias Dívida de Honra, atualmente conhecido como Eu, Wolverine, que é considerada a melhor história do personagem e foi publicada em 1982 como uma minissérie escrita por Chris Claremont e desenhada por Frank Miller. Na trama original, o mutante vai ao Japão em busca de sua paixão, Lady Mariko Yashida. Mas descobre que a moça é filha do maior gangster do país, Lorde Shigen, alguém que não irá aceitar ver a filha se enamorar com um ocidental selvagem como ele, obrigando o canadense a combatê-lo ao mesmo tempo em que precisa provar sua honra.

Contudo, pelos elementos até agora revelados, o filme também usará outra história como base: Uncanny X-Men 170 a 173, de 1983, que serviu como uma espécie de sequência daquela minissérie, na qual Wolverine volta ao Japão outra vez, disposto a se casar com Mariko, mas a articulação de vários vilões diferentes – dentre eles a dupla Víbora e Samurai de Prata – termina por criar uma série de problemas. Produzida por Chris Claremont e com desenhos de Paul Smith esta é considerada uma das melhores sequências de aventuras dos X-Men em toda a sua história, mas no filme, a equipe mutante não estará presente.

A premier Australiana, Julia Gillard, e o astro Hugh Jackman nos sets de filmagem.

Por fim, em outra notícia relacionada ao filme, a Primeira Ministra da Austrália, Julia Gillard visitou ontem os sets de The Wolverine. Foi uma espécie de celebrar a realização do filme cujo grande astro, Hugh Jackman, é australiano. O país está cada vez mais se apresentando como uma alternativa à Hollywood (e aos EUA) como lugar de filmagens, por causa de sua política de incentivos fiscais. O Governo da Austrália concedeu a insenção de US$ 12,8 milhões para que o filme fosse gravado lá – apesar da história se passar no Japão – em troca dos mais de dois mil empregos diretos gerados pela produção e uma injeção de US$ 80 milhões na economia local.

The Wolverine será dirigido por James Mangold e o elenco traz  Hugh Jackman (Logan/Wolverine), Hiroyuki Sanada (Shigen Yashida), Hal Yamanouchi (aparentemente, também Shingen Yashida), Tao Okamoto (Mariko Yashida), Rila Fukushima (Yukio), Will Yun Lee (Kenuichio Harada/ Samurai de Prata), Brian Tee (Noboru Mori). A atriz Svetlana Khodchenkova está cotada para viver a vilã Víbora, mas não foi confirmada ainda. As gravações iniciam em agosto e a estreia deve ser em 2013. Cronologicamente, o filme se passará no passado da trilogia dos X-Men para o cinema.

Wolverine foi criado pelo roteirista Len Wein e o desenhista John Romita como coadjuvante de uma história do Hulk, em 1974. Um ano depois, foi incorporado (também por Wein) à novíssima formação dos X-Men, e desde então, é um dos principais membros da equipe. Atualmente, também é membros dos Vingadores. É publicado pela Marvel Comics.