Atenção! Aviso de spoilers à frente!

Ontem, o HQRock comentou que o final da megassaga Avengers Vs. X-Men, que coloca em guerra as duas principais equipes da Marvel Comics, os Vingadores e os X-Men, teria um fim trágico. O editor Alex Alonso e o escritor Brian Michael Bendis confirmaram que a publicação secundária do evento, AVX Vs., traria em sua 11ª edição a morte do líder e fundador dos X-Men, o professor Charles Xavier.
Seu assassino é ninguém menos do que seu maior pupilo e filho adotivo, Scott Summers, o Ciclope, obviamente, não em suas faculdades mentais normais, mas dominado pela Força Fênix, uma entidade cósmica de poder incomensurável.
E o que será feito de Ciclope? Isso ainda é um mistério.

Mas, a divulgação da capa da revista AVX: Consequences dá a entender outro fim trágico, veja ao lado.
Ciclope será morto ou apenas derrotado?
Como o HQRock comentou ontem, é certo apenas que uma versão mais jovem do personagem – advinda do passado juntamente aos outros membros originais dos X-Men – estará atuante no Universo Marvel contemporâneo. E sua contraparte do presente? Estará paralelamente viva ou morta?
Respostas em breve.
AVX Consequences terá roteiro de Kieron Gillen e desenhos de Tom Raney.
Scott Summers, o Ciclope, foi criado por Stan Lee e Jack Kirby e já apresentado como o líder de campo dos X-Men na estreia do grupo em Uncanny X-Men 01, em 1963. Quando a equipe foi totalmente remodelada, em 1975, por Len Wein, Chris Claremont e Dave Cockrum, Ciclope foi o único membro original a permanecer no grupo. Ao longo das décadas, foi o membro mais recorrente e importante da equipe, mesmo que não seja tão popular quanto Wolverine.
Os X-Men e os Vingadores foram ambos criados por Stan Lee e Jack Kirby em 1963, com poucos meses de diferença e consistem, hoje, nas principais equipes da editora Marvel Comics e duas das franquias mais rentáveis do mercado de quadrinhos. Tradicionalmente com pouca interação entre as equipes, isso começou a mudar nos últimos anos quando o membro dos X-Men Wolverine ingressou nos Vingadores.


A forma como estão tratando o personagem Ciclope tem sido lastimável. A saga começou com um objetivo: a fênix será a resposta para a dizimação mutante ou será a destruição da Terra? Até a edição 5 foi uma pancadaria sem sentido. Duas gangues rivais brigando como… gangues.
Mas ainda tinha a baboseira: Escolha seu lado.
Depois da edição 6 (segunda parte) os Vingadores são apresentados como invasores, violentos… inclusive espancando crianças. Atacam enquanto os cinco fênix fazem apenas o bem sem cobrar nada em troca.
Na terceira fase – descambou de vez. É a segunda versão da saga da fênix negra. Ciclope é pintado cada vez mais como um louco, o maior vilão de todos os tempos. Mesmo sendo o único a manter o foco no objetivo inicial – a inútil da Esperança.
Agora, finalmente, temos o objetivo da saga revelado: tornar Ciclope em O mais odiado do unverso marvel e o maior vilão… e…. matar algum personagem.
Sim, todas as últimas sagas tiveram como objetivo final matar algum personagem. Esta foi Xavier (por enquanto o único. Em Fear Itself foram dois/aparentemente)
Agora é Todos contra Ciclope. Talvez pela forma como tudo foi construído.. eu ainda torço por Ciclope. Para que ele consiga provar que Esperança é a hospedeira da fênix. Que ela é a messias mutante. Que ela consiga salvar a espécie. Que ele sempre esteve certo.
Mas com Bendis à frente da franquia (ele já disse que não gosta muito do personagem), fico desanimada.
Gostaria de saber o que Stan Lee pensa sobre a forma como Ciclope e seus queridos X-Men estão sendo apresentados.
E Claremont?
Eu… como fã da equipe.. tenho ficado muito chateada.
E todos serão Vingadores. Afinal, eles sim… são considerados heróis.
Pobre Ciclope… depois de salvar a espécie, ser alvo de tudo e todos.
GostarGostar
Lucy,
Entendo você completamente. Ciclope é um dos meus personagens em quadrinhos favoritos. Dentre todos! Tenho minhas reservas ao Claremont, que não soube aproveitar tão bem assim o personagem em alguns momentos, mas gente como Stan Lee, Louise Simonson e até Scott Lobdell e Fabian Nicieza trataram o personagem com a riqueza que merece. O mesmo para Joss Whedon.
Por isso, é cada vez mais difícil ler as histórias dos X-Men na atualidade. Tudo bem, dá para entender que Wolverine é mais popular e deve-se investir nele para vender, mas isso não significa diminuir o Ciclope, que é não somente o LÍDER dos X-Men, mas a verdadeira essência da equipe, seu espírito (muito mais do que Xavier).
É triste.
Espero, assim como você, que o final traga dignidade ao Ciclope e não simplesmente o mate como o maior de todos os vilões para ressuscitá-lo no ano que vem.
Um abraço!
GostarGostar