George Lucas: passando o bastão adiante.

Um bomba caiu no colo da comunidade nerd mundial hoje: a empresa LucasFilm, pertencente ao cineasta George Lucas, e responsável pela franquia de Star Wars – Guerra nas Estrelas, foi secretamente vendida à Disney Company e agora é parte do gigante conglomerado que também é proprietário da Marvel Comics, por exemplo. Em um comunicado oficial, George Lucas afirmou que já vinha pensando em se aposentar, que Star Wars é maior do que ele e vai sobreviver a ele e que é chegado o momento de passar o bastão de sua franquia a uma nova geração de cineastas. A venda foi no valor de US$ 4,05 Bilhões!

Kathleen Kennedy, copresidente da LucasFilm ao lado de Lucas, será a nova presidente do estúdio e responderá diretamente a Alan Horn, presidente da Disney. George Lucas permanece de algum modo envolvido como consultor criativo, mas não estará mais à frente de nada.

Darth Vader: agora na Disney.

Star Wars é uma das franquias mais lucrativas da história do cinema e o lançamento de Star Wars – Episódio IV: Uma Nova Esperança, em 1977, mudou a história do cinema, criando a linguagem pop do cinema atual e a vinculação de filmes com mershandising por meio de brinquedos e produtos, além do desenvolvimento de outras mídias – paralela às telas, o filme foi adaptado desde cedo como romance e como histórias em quadrinhos publicadas, veja que ironia, pela Marvel Comics. A primeira trilogia se encerrou em 1983, contando a história do jovem Luke Skywalker, que descobre que seu pai foi um Cavaleiro Jedi (velhos protetores do universo, dotados de poderes especiais) e decide seguir seus passos, integrando a Aliança Rebelde contra o Império Intergalático, que tem no maléfico e poderoso Darth Vader como seu braço forte.

O fato de ser o fim de uma história sempre intrigou o público a ver como tudo se iniciara, então, em 1999, George Lucas deu início a uma segunda trilogia, debruçada agora sobre a vida do pai de Luke, Anakin Skywalker e sua ascensão e queda como o maior dos Cavaleiros Jedi de todos os tempos.

A história agora irá prosseguir. A Disney já anunciou que Star Wars – Episódio VII será lançado em 2015, o que obriga a produção a se iniciar quase que imediatamente. Não há diretores ou roteiristas oficialmente envolvidos ainda, mas o prazo é curto e anúncios devem vir em breve.

2015 será um grande ano: Os Vingadores 2, Liga da Justiça e Star Wars irão batalhar pelas bilheterias!

Além disso, é preciso lembrar que a franquia de Indiana Jones também é pertencente à LucasFilm e também deve estar no bolo, embora nada tenha sido falado sobre ela.

Há anos a LucasFilm tem a ideia de fazer uma série live action com atores na TV, mas esbarra no problemas do custo que os efeitos especiais demandariam. O desenho animado para a Star Wars – Clone Wars é um grande sucesso na TV.

Qual será o rumo da franquia?

George Lucas nasceu em 1944 na Califórnia nos EUA e estudou cinema na Universidade da Califórnia do Sul, ao lado do amigo Francis Ford Coppola. Seu primeiro filme foi THX 1138, de 1970, uma ficção científica, mas o grande sucesso veio mesmo com American Graffiti (Loucuras de Verão), de 1973, sobre o fim dos anos 1960 e seu impacto na juventude. Com o dinheiro e o prestígio, conseguiu financiar seu ousado projeto de filmar um faroeste espacial chamado Guerra nas Estrelas.

Lançado em 1977, Star Wars f oi um sucesso sem precedentes e virou uma mania mundial. A série de filmes marcou Lucas, mas ele não “dormiu no ponto” em já em 1981 deu início a outra ousada e superlucrativa franquia de cinema com Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida, que foi outro sucesso enorme. Neste filme, atuou apenas como produtor e roteirista, enquanto o amigo Steven Spielberg cuidou da direção.

O fato de ter sua própria companhia cinematográfica, a LucasFilm, e suas subdivisões de efeitos especiais – Industrial Light & Magic (a melhor do mercado) – e de edição de som – Skywalker Sound – tornou Lucas o maior produtor cinematográfico independente da história.

Nos anos seguintes, Lucas atuou mesmo apenas como roteirista e produtor, pois Star Wars – Episódio V: O Império Contra-Ataca, de 1980, e Star Wars – Episódio VI – O Retorno de Jedi, de 1983, foram dirigidos por Irvin Kershner e Richard Marquand, respectivamente, sob sua supervisão.

Nos anos 1980, além de Indiana Jones, produziu outros filmes de sucesso moderado, como Labirinto, Willow e Caravana da Coragem; retornando à direção com Star Wars – Episódio I: A Ameaça Fantasma, de 1999.

Agora, é saber qual será o rumo da franquia: veremos versões velhas de Luke Skywalkker, Han Solo e Leia ou novos atores em seus papéis? Ou uma história nova, com novos personagens? Notícias em breve…