
Com o anúncio relativamente recente de que o filme da Liga da Justiça, o maior grupo de heróis da DC Comics, e que reúne Superman, Batman, Mulher-Maravilha, Lanterna Verde, Flash, Aquaman e outros, para lançamento em 2015, uma questão fundamental começou a aparecer: os atuais Superman e Batman do cinema irão estar de volta ao filme da equipe?
O caso do Batman é mais simples: como a trilogia do diretor Christopher Nolan já se encerrou este ano, é improvável que o ator Christian Bale retorne ao papel do homem-morcego, enquanto a Warner Bros., que realiza os filmes da DC, já planeja uma nova série cinematográfica do personagem, com uma ambientação mais jovem.
Quanto ao Superman isso é mais complexo: Superman – O Homem de Aço, o reinício da franquia cinematográfica da Warner Bros. sobre o mais icônico dos personagens da DC Comics, produzido por Christopher Nolan e dirigido por Zack Snyder, só estreia no ano que vem.
Em entrevistas anteriores, o diretor Zack Snyder já havia afirmado que seu Superman não tinha sido pensado para agir em um filme de equipe. Mas parece que as coisas estão mudando.

Em entrevista ao jornal The New York Post, Snyder foi escorregadio em relação ao fato, mas deu a entender que conversas já ocorrem nos bastidores.
Eu não sei como Liga da Justiça será desenvolvido. Honestamente, não sei. Mas [o filme] O Homem de Aço existe. Eu não vejo como eles levariam adiante um filme assim sem ele [Superman]. Nós preparamos este filme como um único acontecimento. Há um monte de engrenagens têm que girar no mundo do comércio e o mundo da mitologia que criamos vai facilitar mais aventuras deste personagem. Veremos o que acontece.
Bem, todo mundo sabe que o cinema de hoje funciona voltado para as franquias e todo mundo sabe que a única coisa que impede O Homem de Aço de virar uma nova franquia é ele ser um fracasso retumbante. (bata na madeira…). Assim, Snyder deixa claro que fez o filme como se fosse uma coisa só, mas ao mesmo tempo, deixa as coisas preparadas para seguir adiante caso necessário.
A Liga da Justiça pode ser uma dessas coisas. Henry Cavill assinou um contrato de três filmes e ele pode ser usado, portanto, para uma produção da equipe se assim a Warner quiser.
Vale lembrar que a concorrente Marvel Comics criou desde o início um universo cinematográfico unificado, no qual os filmes individuais dos personagens como Homem de Ferro, Hulk, Thor e Capitão América foram se unindo para formar Os Vingadores, que estreou com absoluto sucesso este ano.
É possível que a Warner/DC faça o mesmo a partir de O Homem de Aço. Ou também é possível que eles simplesmente apresentem um outro Superman (outro ator) para fazê-lo em Liga da Justiça em 2015, enquanto a nova franquia do último filho de Krypton segue em separado. Quem sabe?
Por fim, em outra notícia relacionada ao Superman, os desenhos animados do herói realizados pelos irmãos Fleischer nos anos 1940 e que foram um marco da animação estão caindo em domínio público. Assim, a própria Warner está disponibilizando-os remasterizados em seu canal oficial no YouTube. Vale a pena dar uma olhada!
Produzido por Christopher Nolan, escrito por David S. Goyer (dupla dos filmes de Batman) e dirigido por Zack Snyder (de 300 e Watchmen), Superman – O Homem de Aço tem no elenco Henry Cavill (Superman/Clark Kent), Amy Adams (Lois Lane), Michael Shannon (General Zod), Laurence Fishburne (Perry White), Kevin Costner (Jonathan Kent), Diane Lane (Martha Kent), Russell Crowe (Jor-El), Antje Traue (Faora), Ayelet Zurer (Lara-El), Christopher Meloni (Coronel Hardy), Harry Lennix (General Swanwick), Richard Schiff (Dr. Emil Hamilton), Dylan Sprayberry (Clark Kent adolescente), Jadin Gould (Lana Lang adolescente), Jack Foley (Pete Ross adolescente), Robert Gerdisch (Whitney Fordham adolescente), Cooper Timberline (Clark Kent criança). A estreia nos EUA será em 14 de junho de 2013. No Brasil chegará pouco depois, em 12 de julho.
Superman foi criado por Jerry Siegel e Joe Shuster em 1938 e desde então é publicado pela DC Comics.

