
Após muita especulação, foi confirmado ontem que X-Men – Days of Future Past, sequência de X-Men – Primeira Classe, que mostra as origens do supergrupo de heróis mutantes da Marvel Comics levado aos cinemas pela 20th Century Fox, terá mesmo Patrick Stewart e Ian McKellen no elenco, reprisando seus papeis de Charles Xavier e Eric Lehnsherr, respectivamente, ou seja, Professor X e Magneto. Quem confirmou a notícia foi o próprio diretor do longa, Bryan Singer, por meio do seu Twitter.
O filme, que poderá se chamar Dias de um Futuro Esquecido no Brasil (se seguir a tradução da revista que lhe deu origem), dará prosseguimento à história de Primeira Classe, mas envolverá viagens no tempo, o que será usado para criar uma conexão entre a nova franquia dos mutantes e a antiga trilogia de filmes. Por isso, James McAvoy e Michael Fassbender, que interpretam as versões jovens de Professor X e Magneto, respectivamente, irão se encontrar com suas contrapartes mais velhas.

Rumores afirmam que Framke Janssen, que interpretou Jean Grey, a Fênix, na velha trilogia, também retornaria ao seu papel. Talvez sendo até ela própria a causa da viagem no tempo.
A história original de Dias de Futuro Esquecido, escrita por Chris Claremont e John Byrne e desenhada por este último, publicada em Uncanny X-Men 141 e 142, de 1981, mostra um futuro distópico no qual os mutantes são perseguidos e exterminados pelos Sentinelas, gigantescos e poderosos robôs autônomos, o que obriga aos remanescentes dos X-Men a lançarem uma de seus membros de volta ao passado para mudar os eventos que levaram àquele futuro.

X-Men – Days of Future Past é escrito por Simon Kinberg (de X-Men – O Confronto Final); e dirigido por Bryan Singer. O elenco traz James McAvoy (Charles Xavier), Michael Fassbender (Erik Lehnsherr/ Magneto), Jennifer Lawrence (Raven/ Mística), Nicolas Hoult (Hank McCoy/ Fera), Jason Flemyng (Azazel), Patrick Stewart (Xavier velho) e Ian McKellen (Magneto velho). As gravações iniciam em abril de 2013 e o lançamento será em 18 de julho de 2014.
Os X-Men foram criados em 1963 por Stan Lee e Jack Kirby, mas só foram bem-sucedidos comercialmente nos anos 1970, a partir da reformulação idealizada pelo escritor Len Wein e tocada à frente por Chris Claremont, Dave Cockrum e John Byrne. Daí em diante, se tornaram uma das revistas de maior sucesso da Marvel Comics.

