
Muita expectativa se guarda de X-Men – Days of Future Past, sequência de X-Men – Primeira Classe, que mostra as origens do supergrupo de heróis mutantes da Marvel Comics levado aos cinemas pela 20th Century Fox. Isso porque a trama vai envolver viagens no tempo que vão permitir o encontro dos atores dos dois tempos da franquia: Sir Patrick Stewart (Xavier), Ian McKellen (Magneto) e Hugh Jackman (Wolverine) se juntarão ao elenco de Primeira Classe puxado por James McAvoy e Michael Fassbander nos mesmos primeiros dois papeis, respectivamente, em suas versões mais jovens. E agora, McAvoy fala sobre o filme.
Conversando com a revista Total Film, comparou Primeira Classe com o resto da franquia:
Eu pensei que a maior coisa que X-Men – Primeira Classe trouxe à franquia foi um senso de humor real e palpável, que não era apenas por alguns poucos momentos. É uma coisa que perpassa tudo. E espero que continue. Não sei o quão fácil será para mim ser parte daquilo quando meu personagem for para uma condição mais fodida. É uma pena, porque eu gosto do fato de que Charles Xavier era espirituoso e engraçado e um pouco como um cara velho e lascivo preso em um corpo de 30 anos de idade.

Obviamente, em algum momento, o personagem de McAvoy terá que se tornar o de Patrick Stewart. Sobre isso, o ator escocês também comentou:
[O roterista] Simon Kinberg e eu tivemos uma conversa sobre isso e chegamos a todo um conjunto de ideias sobre como, por quê e quando ele poderá ficar calvo. Eu tenho que estar conectado à trama e tal. Nos quadrinhos, ele perdeu o cabelo bem cedo, na medida em que seus poderes aparecem. E nós claramente não seguimos o material original. E não pode ser que ele apenas olhe no espelho ao fim do filme e pense: “oh, porra, estou perdendo o meu cabelo”. Embora isso pudesse ser divertido com toda aquela merda e ele “aff, estou realmente estressado”.

Nos quadrinhos, os criadores Stan Lee e Jack Kirby mostraram as origens de Charles Xavier em dois momentos. Em Uncanny X-Men 09, de 1964, ao confrontar um vilão chamado Lúcifer, ficamos sabendo como ficou paralítico, justamente numa batalha com o tal vilão anos antes. Mais tarde, em Uncanny X-Men 12 e 13, de 1965, ficamos com mais detalhes, quando enfrentam o vilão Fanático, que descobrimos ser um meio-irmão de Xavier. Na trama, o pai de Cain Marko se casa com a mãe viúva de Xavier e os dois são criados juntos. Mas um tipo de rivalidade se estabelece entre ambos, na medida que o temperamento apaziguador de Xavier entra em choque com a maldade de Cain. E piora quando Charles perde seus cabelos ainda na pré-adolescência por causa de seus fortes poderes telepáticos, virando alvo de gozação de Marko. Bem mais tarde, este encontra um artefato místico que o torna um vilão praticamente imbatível. E quer matar o irmão!

A franquia nos cinemas não utilizou praticamente nada disso. X-Men – O Confronto Final traz o Fanático, mas não há nenhum indício de que Xavier sequer o conhecesse. Já Primeira Classe mostra Xavier com cabelo aos 30 anos de idade e fica paralítico em consequência de uma ação desastrada de Magneto, que desvia as balas atiradas por Moira McTagger em sua direção, e termina deixando Charles ser atingido sem querer.
Por fim, a revista pergunta a McAvoy se finalmente veremos os Sentinelas nos cinemas. O escocês ri e diz:
Como um fã do mundo dos X-Men e seu léxico, compartilho demais as esperanças e os sonhos dos fãs e gostaria de ver os Sentinelas.

Há esperanças? Tivemos um lampejo dos Sentinelas em uma sessão de treinamento dos X-Men em O Confronto Final, mas foi apenas um aperitivo. Os robôs gigantes caçadores de mutantes são parte fundamental da trama da história original na qual o novo filme se baseia.
A história original de Dias de Futuro Esquecido, escrita por Chris Claremont e John Byrne e desenhada por este último, publicada em Uncanny X-Men 141 e 142, de 1981, mostra um futuro distópico no qual os mutantes são perseguidos e exterminados pelos Sentinelas, gigantescos e poderosos robôs autônomos, o que obriga aos remanescentes dos X-Men a lançarem uma de seus membros de volta ao passado para mudar os eventos que levaram àquele futuro.
X-Men – Days of Future Past é escrito por Simon Kinberg (de X-Men – O Confronto Final); e dirigido por Bryan Singer. O elenco traz James McAvoy (Charles Xavier), Michael Fassbender (Erik Lehnsherr/ Magneto), Jennifer Lawrence (Raven/ Mística), Nicolas Hoult (Hank McCoy/ Fera), Jason Flemyng (Azazel), Patrick Stewart (Xavier velho), Ian McKellen (Magneto velho) e Hugh Jackman (Wolverine). As gravações iniciam em abril de 2013 e o lançamento será em 18 de julho de 2014.
Os X-Men foram criados em 1963 por Stan Lee e Jack Kirby, mas só foram bem-sucedidos comercialmente nos anos 1970, a partir da reformulação idealizada pelo escritor Len Wein e tocada à frente por Chris Claremont, Dave Cockrum e John Byrne. Daí em diante, se tornaram uma das revistas de maior sucesso da Marvel Comics.


Há um paradoxo por ae… Charles Xavier andava no começo de X-Men 3 e no fim de X-Men Origins: Wolverine! Quero ver se vão concertar isso, na minha humilde opinião a série foi estragada, dois dentes de sabre, a relação de Mistica e Xavier não deveria ser a que foi no Primeira Classe, uma vez que nos três filmes anteriores eles sequer se olhavam!
GostarGostar