Tony Iommi: lentamente voltando à forma.
Tony Iommi: lentamente voltando à forma.

A banda britânica de hard rock Black Sabbath, uma das fundadoras da linguagem do heavy metal, retomou suas atividades com a formação original em 2012 para gravar um novo disco e fazer uma turnê. Os planos, contudo, foram atrapalhados pela descoberta de que o guitarrista Tony Iommi está com um linfoma. O próprio Iommi informa que está bem e que quer mais em 2013.

Em seu site oficial, Iommi informa que as gravações do novo disco prosseguem – seis das 15 faixas já foram gravadas – e que no ano que vem quer fazer mais shows. Fazendo uma retrospectiva de 2012, diz:

Que ano! Certamento não o que eu estava esperando. Obrigada por toda ajuda e apoio, foi muito encorajador. Eu ainda estou trabalhando no álbum [do Black Sabbath] e já consegui fazer três shows, nada mal levando em conta as notícias de um ano atrás. Eu estou ansioso para o próximo ano, para ver o que vocês irão achar do álbum e para fazermos o máximo de shows que pudermos.

Neste ponto é enfático:

A banda sairá em turnê assim que eu estiver apto para fazer isso em 2013!

A formação original do Black Sabbath anuncia o seu retorno, em Los Angeles.
A formação original do Black Sabbath anuncia o seu retorno, em Los Angeles.

Entre os shows que o Black Sabbath realizou em 2012 estiveram apresentações no Download Festival na Inglaterra e no Lollapalooza, em Chicago, nos EUA.

Para 2013, já há alguns shows programados: Austrália e Nova Zelândia em abril e maio de 2013; e o Festival Ozzfest no Japão, no dia 12 de maio. Mas a banda quer mais…

O novo álbum deverá se chamar 2013 e será o primeiro da formação original lançado desde 1978, ou seja, em 35 anos no ano que vem.

O Black Sabbath se formou na Inglaterra como uma banda de blues rock em 1968, mas chegou às gravações em 1970 como um dos maiores expoentes do hard rock britânico. Com sua estética dark, letras profanas e sonoridade sombria, a banda ajudou a definir alguns dos elementos básicos do heavy metal, embora tecnicamente este nunca tenha sido o som do grupo.

A formação original – Ozzy Osbourne, Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward – se separou em 1978, com o primeiro substituído por Ronnie James Dio. Em seguida, houve diversas outras formações.

O grupo original até se reuniu algumas vezes, como em 1985, 1998 e 2006, mas até hoje nunca lançou outro álbum de estúdio. O novo trabalho está sendo produzido pelo aclamado produtor Rick Rubin.

A reunião atual, entretanto, exclui o baterista Bill Ward, que abandonou a empreitada por discordar do acordo contratual.