Adewale Akinnuoye-Agbaje será Kurse, um dos grandes vilões de Thor.
Adewale Akinnuoye-Agbaje será Kurse, um dos grandes vilões de Thor.

O ator Adewale Akinnuoye-Agbaje esteve na festa da HBO após a entrega do Globo de Ouro, ontem, e falou bastante sobre sua participação em Thor – The Dark World (cujo título em português pode ser Thor – O Mundo das Trevas), sequência com as aventuras do deus do trovão da mitologia nórdica, adaptado como um super-herói dos quadrinhos pela Marvel Comics e levado aos cinemas pelo Marvel Studios.

Em entrevista à MTV, ele disse:

Thor 2, um grande filme, uma grande oportunidade. Eu era da Marvel Comics e tive uma expressiva oportunidade de interpretar dois personagens no filme: Algrim e Kurse. Você vai pensar: “sim, isso é legal”. Mas quando você chega lá é como “opa!”: são seis horas de maquiagem, prostéticos, tudo muito físico. Mas, sinceramente, eu amei. Vai ser uma coisa muito épica. E em ambos os personagens eu tenho cabelo loiro, olhos azuis, orelhas pontudas, caninos, chifres… tudo o que você queria quando jovem em um herói de um filme de ação. É fantástico!

Kurse na capa de Thor 363, por Walt Simonson.
Kurse na capa de Thor 363, por Walt Simonson.

Com isso, o ator confirma, efetivamente, que veremos o arco de Algrim-Kurse levado às telas. Nos quadrinhos, Algrim, o forte, é o mais poderoso dos Elfos Negros e foi criado por  pelo escritor e desenhista Walt Simonson em Thor 347, de 1984. Na história, Algrim é usado por Malekith, o Maldito, para tentar combater Thor. Ao ser derrotado e abandonado à mercê da morte por aquele outro vilão, Algrim se recupera e – graças à entidade cósmica conhecida como Beyonder (na saga Guerras Secretas II) – é transformado em Kurse, um oponente ainda mais poderoso, em Thor 363, de 1984, novamente por Walt Simonson. Kurse é praticamente imbatível.

Parece que a clássica saga da Caixa dos Invernos Antigos será realmente adaptada no novo filme.

Quanto ao aspecto das lutas, o ator disse que serão bem duras:

As lutas foram realmente exaustivas. Por exemplo, Kurse é um dos que mais faz lutas. São 15 kg de peso extra [no uniforme] e a coisa boa sobre isso é que é muito flexível e elástico. Eu tinha uma rotina antes de colocá-la: eu malhava e fazia pilates. Você vê essa grande criatura fazendo pilates, é legal. E, então, nós vamos lutar. Eu e Chris [Hemsworth] fazemos mano a mano. Foi duro. Mas você não chega mesmo [até a esses filmes] não estando pronto para esse tipo de coisa. Você tem que estar com a mente ok e o físico ok, porque fará uma cena de 10 a 15 vezes diferentes.

Loki também tem destaque: quais as consequências de Os Vingadores?
Loki também tem destaque: quais as consequências de Os Vingadores?

Outro detalhe acrescentado por ele é sobre a participação de Loki. O que Asgard (e Thor) reserva a Loki após os eventos de Os Vingadores?

Segundo o ator, haverá um tipo de aliança entre Thor e Loki no novo filme, ou então, Loki estará agindo como um terceiro fator, também entrando na rota contra Malekith e Kurse.

Kurse versus Thor na arte de Andy Kubert.
Kurse versus Thor na arte de Andy Kubert.

[Thor e Kurse] lutam de formas diferentes. Chris tem seu martelo, enquanto Kurse é muito animalesco. Ele tem chifres. Então, experimentei nesse sentido. Meus movimentos são como os de um animal: balanço meu corpo, viro a cabeça, todo esse tipo de coisas. Kurse é extremamente poderoso, nada pode pará-lo. Ele luta contra todo mundo no filme. Loki tem a sua cota de lutas. [Uma delas] entre ele e eu também. A grande coisa sobre Kurse é que ele vai de contra todo mundo. E sim, Loki tem algumas lutas fantásticas. [Os fãs] vão realmente ficar muito felizes com esse filme. Todo mundo tem um momento de brilho. Eu não vou te contar o que realmente acontece, mas há algumas grandes surpresas.

O texto de Walt Simonson no qual o filme visivelmente se baseia é riquíssimo. (Saiba mais aqui). Se seguir esse caminho está tudo indo muito bem.

Thor – The Dark World traz o elenco com Chris Hemsworth (Thor), Tom Hiddleston (Loki), Anthony Hopkins (Odin), Natalie Portman (Jane Foster), Jaime Alexander (Sif), Stellan Skarsgards (Dr. Selvig), Kat Denning (Darcy), Idris Elba (Heimdall), Zacharel Levy (Fandral), Ray Stevenson (Volstagg); Christopher Eccleston (Malekith), Alice Krige (Alflyse), Adewale Akinnuoye-Agbaje (Algrim/ Kurse), Richard Brake (o capitão do Einherjar) e Clive Russell (Tyr, o deus da guerra) . O diretor é Alan Taylor (de Games of Thrones) e o roteiro foi escrito por Don Payne (de Thor) e Robert Rodat (de O Resgate do Soldado Ryan). As filmagens já encerraram e a estreia está marcada para 21 de novembro de 2013. O filme também funciona como uma sequência de Os Vingadores e é parte da Fase 02 do Marvel Studios que conduzirá a Os Vingadores 2.

Baseado nas lendas da mitologia nórdica, onde é o deus do trovão, Thor surgiu nos quadrinhos em 1962, nas mãos de Stan Lee, Larry Lieber e Jack Kirby, estreando em Journey Into Mystery 83. Os quadrinhos mantiveram sua origem mítica, mas colocando-o em um contexto de super-heróis do presente. Ele seria um dos membros fundadores dos Vingadores em 1963 e continua até hoje sendo publicado pela Marvel Comics.