
O site Latino Review vem dando uma série de “furos” sobre Liga da Justiça, filme sobre o supergrupo de heróis da editora DC Comics, que reúne seus principais personagens, e será levado aos cinemas pela Warner Bros.. E agora apresenta mais um: afirma saber quem serão os heróis que formarão a equipe no cinema.
De acordo com o site, a Warner/DC decidiu não arriscar e escalou apenas os mais famosos: Superman, Batman, Mulher-Maravilha, Lanterna Verde e Flash serão a Liga da Justiça dos cinemas.
De fato, são os membros mais famosos, embora os fãs provavelmente também quisessem ver outros como Aquaman, Caçador de Marte e Gavião Negro (Hawkman). O Latino Review ainda diz que os três ou os dois primeiros podem fazer participações especiais, pontas ou easter eggs no filme.
Também se esperava que o Ciborgue estivesse presente, tendo em vista que está na formação atualmente corrente nos quadrinhos.
Sendo esta a equipe dos cinemas, algumas questões devem surgir. Aparentemente, Henry Cavill irá reprisar seu papel como Superman que já apresenta no vindouro filme Superman – O Homem de Aço, que será lançado em junho deste ano. Mas será que Ryan Reynolds retorna ao papel do Lanterna Verde após o fracasso retumbante de seu filme em 2011?

Eu diria que não. Tendo em vista a política de diversidade étnica adotada em Hollywood – bem mais forte do que nos quadrinhos – é bem provável que o Lanterna Verde que apareça no filme será John Stewart, que é negro. Ele foi o Lanterna Verde em Liga da Justiça – A Série Animada e já relativamente conhecido do grande público.
Quanto ao Batman, é praticamente certo que Christian Bale não reprisará seu papel, embora esta seja a vontade da Warner.
Os outros heróis precisarão ser escalados. E logo.
Anteriormente, o Latino Review afirmou ter detalhes sobre a trama do filme. Veja aqui.
O filme da Liga da Justiça já tem roteiro de Will Beal (de Caça aos Gangsteres). Rumores já vincularam os diretores Ben Affleck e Andy e Lana Wachowski ao projeto, mas nada foi confirmado. A data prevista de estreia é 2015, o que joga a pré-produção para logo mais.
A Liga da Justiça foi criada por Gardner Fox e Mike Sekowski, em 1960, reunindo heróis previamente criados. Formado pelos maiores heróis da DC Comics – Superman, Batman, Mulher-Maravilha, Lanterna Verde, Flash, Arqueiro Verde, Aquaman etc. – a equipe sempre teve destaque em sua cronologia. Desde o reboot cronológico e editorial da DC em 2011, a revista Justice League é uma das de maior sucesso do mercado de quadrinhos atuais.


Sou estudante de moda e o meu curso está organizando um desfile baseado em Super-heróis. O meu tema é Lanterna Verde e eu tenho coletado o máximo de informações possíveis sobre a história dos Lanternas Verdes em si, só que mais voltada para o Hal Jordan. Porém, a internet é sempre muito vaga e suspeita, já li milhares de sites e cada um fala uma coisa diferente (um deles chegou a dizer que o primeira Lanterna Verde foi um tal de Jong Li, outro disse que o primeira Lanterna Verde foi um cara que sofreu um acidente ferroviário. Descartei ambas as hipóteses, já que não achei nenhum argumento que comprovasse a existência deles). Achei o blog de vocês o mais completo e concreto dentre todos os que tenho visitado, e gostaria de saber se é possível vocês fazerem uma biografia do Hal Jordan, contendo fatos importantes da história da criação dele (e morte, não sei ao certo se ele morreu), características, personalidade e emoções do personagem, as revistas mais importantes da história dele (gostaria de ler algumas, mas não sei quais ler) e outras informações importantes sobre ele que possam me ajudar na criação da coleção inspirada e baseada nele.
Obrigada desde já.
GostarGostar
Oi, Letícia, será um grande prazer.
Qual é o prazo de vocês? Porque demora um pouco produzir um daqueles dossiês mais completos. Mas posso fazer um mais resumido para orientar vocês. Porém, preciso de alguns dias.
Antes disso, posso lhe adiantar algumas informações básicas. Primeiramente, é preciso distinguir duas noções principais: existem biografias editoriais e biografias cronológicas. A primeira, diz respeito à história editorial de um personagem, ou seja, como ele foi criado e publicado ao longo do tempo, quem foram os artistas que trabalharam nele etc.
A biografia cronológica diz respeito à história ficcional do personagem. No caso do Lanterna Verde, quem ele é, como nasceu, como se tornou o Lanterna Verde, essas coisas. Este caso é muito mais complicado, porque a cronologia de um personagem, ainda mais de um personagem da DC Comics, varia muito com o passar das décadas. Assim, informações são suprimidas e outras acrescentadas, algumas são validadas outras não etc.
Em termos editoriais, o Lanterna Verde teve sua primeira versão criada em 1940, pelo escritor Bill Finger (também cocriador do Batman) e do desenhista Martin Nodell; mas é a segunda versão do personagem que se tornou mais famosa: o piloto de testes Hal Jordan, selecionado para fazer parte de uma espécie de força policial intergalática chamada Tropa dos Lanternas Verdes e surgiu nos quadrinhos em 1959 nas mãos do editor Julius Schwartz, do escritor John Broome e do desenhista Gil Kane. Desde então, é um dos principais personagens da DC Comics. Também é um dos membros fundadores da Liga da Justiça.
No primeiro Lanterna Verde – dos anos 1940 – não existe nada relacionado à Tropa dos Lanternas Verdes ou à ficção científica. A fonte de seu poder é a magia. Este personagem, cujo nome é John Scott, é àquele que foi “revelado” como gay em histórias recentes e que geraram muitas polêmicas. Contudo, como você quer focar no Hal Jordan, pode desconsiderar tudo sobre John Scott, praticamente como ele não existisse, já que um personagem não depende do outro.
Hal Jordan foi criado por uma iniciativa do editor Julius Schwartz de renovar os velhos heróis da DC dos anos 1940 que não eram mais publicados naquela época, fins dos anos 1950. Além do Lanterna Verde, surgiram novas versões de Flash, Gavião Negro (Hawkman) e Elektron (Atom).
Na cronologia criada então, a Tropa dos Lanternas Verdes é uma organização que patrulha o cosmo, liderada pelos imortais e superpoderosos Guardiões. O universo é dividido em 3 mil setores, cada qual patrulhado por um Lanterna. Hal Jordan se torna o primeiro terráqueo a ser um Lanterna Verde, após a morte Abin-Sur, o antigo responsável pelo setor ao qual a Terra está posicionada.
O personagem fez sucesso desde o início e foi integrado à Liga da Justiça já em 1960, como um de seus membros originais. A popularidade do personagem diminuiu no fim dos anos 1960, o que levou a um redirecionamento com histórias mais humanas na fase escrita por Dennis O’Neil e desenhada por Neal Adams, no qual agiu ao lado do Arqueiro Verde.
Com o tempo, foram surgindo outros Lanternas Verdes terráqueos, como John Stewart, Guy Gardner e Kyle Rayner que agiam em paralelo a Jordan. Recentemente, surgiu mais um: Simon Baz.
Desde 2006, o Lanterna Verde (Hal Jordan) é um dos mais populares personagens da DC Comics, sendo o segundo em números de revistas vendidas (perdendo apenas para o Batman, mas ganhando do Superman), graças à longa temporada escrita por Geoff Johns, que hoje é também o diretor criativo da DC Entertainment. Um dos principais desenhistas do personagem nos últimos anos foi o brasileiro Ivan Reis.
Geoff Johns encerra sua passagem pelas revistas do Lanterna Verde nos próximos meses.
Separei para você alguns posts que trazem algumas informações interessantes:
https://hqrock.wordpress.com/2011/04/26/lanterna-verde-panini-lanca-novas-revistas/
com uma lista de revistas que você pode ler. A mais importante, eu penso, seria Origem Secreta, porque traz uma origem moderna de Hal Jordan, escrita por seu principal artista dos últimos tempos, Geoff Johns.
https://hqrock.wordpress.com/2011/11/09/desenho-green-lantern-the-animated-series-estreia-na-sexta-feira-nos-eua/
sobre o desenho animado mais recente, que traz algumas informações.
https://hqrock.wordpress.com/2011/08/25/lanterna-verde-panini-lanca-historias-classicas-a-precos-baixos/
mais uma história importante.
Os links também trazem o link para a resenha do filme do Lanterna Verde, que adapta de modo fiel a versão mais moderna da origem do personagem.
Como eu disse, depois preparo um post mais detalhado. Espero que isso ajude por enquanto.
Um abraço!
GostarGostar