Homem-Aranha e Gwen Stacy não conseguem ficar separados.
Homem-Aranha e Gwen Stacy não conseguem ficar separados.

Com o início das gravações de da sequência de O Espetacular Homem-Aranha, o reinício da franquia do mais popular herói da Marvel Comics, comandado pelo conglomerado Columbia Pictures/Sony, a Sony decidiu comemorar revelando o título oficial da produção, sua sinopse e elenco. Chama a atenção, ainda a adesão de dois nomes no elenco, um deles, Paul Giamatti, cujo nome fora vinculado à produção nas últimas semanas.

O título do filme será simplesmente The Amazing Spider-Man 2 (O Espetacular Homem-Aranha 2) mesmo. Muita gente esperava que ganhasse nomes como The Sensacional Spider-Man ou The Spectacular Spider-Man, que são os títulos de outras revistas do “cavaleiro das teias”.

A sinopse oficial do filme é:

Em O Espetacular Homem-Aranha 2, a vida para Peter Parker (Andrew Garfield) está bem cheia. Entre combater criminosos como Homem-Aranha e passar um tempo com a pessoa que ama, Gwen Stacy (Emma Stone), a graduação no Ensino Médio pode não vir tão logo. Peter não esqueceu a promessa que fez ao pai de Gwen de protegê-la ficando longe dela, mas é uma promessa que não consegue cumprir. As coisas irão mudar para Peter quando um novo vilão, Electro (Jaime Foxx) surge, e um velho amigo, Harry Osborn (Dane DeHann), retorna, e Peter descobre novas pistas sobre seu passado.

 

Paul Giamatti: confirmado.
Paul Giamatti: confirmado.

O comunicado, por fim, oficializa a contratação de Paul Giamatti, que deve interpretar o vilão Rhino. Não é certo se o personagem irá se tornar mesmo o criminoso fortão com aparência de rinoceronte.

Nos quadrinhos, Rhino surgiu em Amazing Spider-Man 41, de 1966, por Stan Lee e John Romita. Na trama, ele é Aleksei Sytsevich, um agente da União Soviética pago para deter os planos dos militares norte-americanos, usando uma poderosa armadura que lhe confere superforça.

Geralmente retratado como alguém muito burro, Rhino tornou-se não somente um tradicional oponente do Homem-Aranha, mas também do Hulk.

Colm Feore: será que ele é Norman Osborn?
Colm Feore: será que ele é Norman Osborn?

Outra adesão ao elenco do filme confirmada no comunicado é Colm Feore, num papel não-revelado. Será que ele é Norman Osborn?

Todos esperam que o pai de Harry e também o vilão Duende Verde apareça no novo filme. Nos créditos, o nome de Feore aparece antes de Giamatti e Sally Field, o que pode indicar uma importância maior à trama.

Feore já esteve em outro filme da Marvel: interpretou o gigante do gelo Laufey em Thor, de 2011, personagem que mais tarde é revelado como o verdadeiro pai do vilão Loki.

Por fim, uma informação curiosa: o comunicado revela que o filme será o primeiro da franquia do Homem-Aranha (incluindo os de Sam Raimi) a ser inteiramente gravado na cidade e no estado de Nova York. O anterior, apesar de algumas cenas na cidade, teve grande parte de suas filmagens realizadas em Los Angeles (externas e em estúdio). Nos mais antigos, apesar de cenas ocasionais em NY, várias outras locações dublaram a cidade, como Pittsburgh e Chicago.

O Espetacular Homem-Aranha 2 é dirigido por Marc Webb (de 500 Dias com Ela), com história de James Vanderbilt e roteiro de Alex Kurtzman, Roberto Orci (de Star Trek e Transformers) e Jeff Pinkner. O elenco traz Andrew Garfield (Peter Parker), Emma Stone (Gwen Stacy), Jaime Foxx (Max Dillon/Electro), Shailene Woodley (Mary Jane Watson),  Dane DeHann (Harry Osborn), Colm Feore (papel não-divulgado), Paul Giamatti (Aleksei Sytsevich/Rhino) e Sally Field (May Parker).  As filmagens já começaram em Nova York. A estreia está prevista para 2 de maio de 2014.

O Homem-Aranha foi criado por Stan Lee e Steve Ditko em 1962, na revista Amazing Fantasy 15, da Marvel Comics. Ele é publicado até hoje na revista Amazing Spider-Man e outras e também é membro dos Vingadores.