The Adamantium Collection: 720 páginas de Wolverine.
The Adamantium Collection: 720 páginas de Wolverine.

Uma boa notícia para os fãs norte-americanos e/ou endinheirados de Wolverine, o mais popular membro da equipe de heróis mutantes X-Men da Marvel Comics. A editora vai publicar uma supercoletânea com as melhores histórias do personagem, num volumão que pesará sete quilos! Isso mesmo! Serão 720 páginas de ação com capa dura e estojo decorativo. Coisa de luxo. O preço também: na casa dos US$ 200,00.

A coleção se chama Wolverine: The Adamantium Collection, numa clara brincadeira ao uso da expressão “gold collection” para esse tipo de artefato.

O material trará algumas das melhores histórias de Logan, como Dívida de Honra, a minissérie de 1982 escrita por Chris Claremont e desenhada por Frank Miller que serve de base para o novo filme Wolverine – Imortal, que chega aos cinemas em julho. Outras histórias presentes são: Arma X, de 1991, com textos e desenhos de Barry Windsor-Smith; Wolverine: Origem, de 2001, com texto de Paul Jenkins e desenhos de Andy Kubert; Duro de Matar, por Warren Ellis e Leinil Francis Yu; e Wolverine & the X-Men, por Jason Aaron e Chris Bachalo.

Completam a edição, histórias esparsas com textos de Larry Hama e Mark Millar; e desenhos de Dave Crockum, Jim Lee, Adam Kubert e Kaaren Andrews.

A capa é de Billy Tan e o estojo de proteção de Gabrielle Dell’Otto.

O material, com certeza, é louvável, mas já há algumas críticas. Os créditos deixam claro que algumas histórias clássicas, como o quase-casamento com Mariko Yashida (Uncanny X-Men 170-173, por Chris Claremont e Paul Smith); o início da fase solo do personagem, atuando no fictício país asiático de Madripoor, por Claremont e John Buscema; e o arco Inimigo de Estado, por Mark Millar e John Romita Jr. não estão na mostra.

É de se esperar que pelo menos parte desse material possa ser editado no Brasil pela Panini Comics. Não no formato exuberante dos EUA, mas talvez dentro de uma coleção, como fizeram com Homem-Aranha: Grandes Desafios e Biblioteca Histórica Marvel Especial: Vingadores. Quem sabe?

Wolverine foi criado pelo roteirista Len Wein e o desenhista John Romita como coadjuvante de uma história do Hulk, em 1974. Um ano depois, foi incorporado (também por Wein) à novíssima formação dos X-Men, e desde então, é um dos principais membros da equipe. Nos anos 1980, começou a ter suas aventuras solo e mantém-se como um dos personagens mais populares da Marvel Comics. Atualmente, também é membros dos Vingadores.