A formação atual do Deep Purple: disco novo e moderno.
A formação atual do Deep Purple: disco novo e moderno.

A banda britânica Deep Purple, uma das maiores da história do rock e nome significativo do hard rock, lançará um novo disco em 2013, no dia 30 de abril. Em seu site oficial, o grupo revelou o nome do álbum: Now What?.

Segundo a banda,  o novo álbum pretende trazer novidades e surpresas na sonoridade do grupo, resgatando elementos da época de Perfect Strangers – o disco que marcou a volta do Deep Purple, em 1984, após uma pausa de 18 anos! – junta à liberdade de Made In Japan (aclamado disco ao vivo de 1972, cheio de improvisações), ao mesmo tempo em que flerta com “sonoridades modernas”.

O disco é produzido por Bob Ezrin –  que trabalhou com Kiss e Peter Gabriel, mas é mais famoso pela produção do álbum The Wall do Pink Floyd – e será lançado pela gravadora earMUSIC.

A formação atual do Deep Purple contém os membros clássicos Ian Gillan (vocais), Roger Glover (baixo) e Ian Paice (bateria) mais Steve Morse (guitarra, desde 1993) e por Don Airey (teclados, desde 2002).

O Deep Purple se formou em Hertford, na Inglaterra, em 1967, em torno de uma banda de blues rock. A banda não encontrou um rumo certo nos três primeiros discos, lançados entre 1968 e 1969, mas achou sua identidade sonora – o hard rock clássico – com o álbum In Rock, de 1970, na qual apresentava sua formação mais famosa: Ian Gillan (vocais), Roger Glover (baixo), Richie Blackmore (guitarra), Jon Lord (teclados) e Ian Paice (bateria), a tempo de formar uma das bases fundamentais do gênero. Seguiu-se uma fase de bastante sucesso, interrompida em 1974, quando Gillan e Glover saíram e foram substituídos por David Coverdale e Glen Hughes, respectivamente.  A nova formação conseguiu sucesso com o álbum Burn, mas decaiu em seguida. Outras mudanças de formação ocorreram até o fim da banda em 1976.

Porém, o Deep Purple reuniu-se novamente em 1984 com sua formação clássica e lançou dois discos. Apesar de várias outras mudanças entre seus membros, o grupo permanece na ativa até hoje, lançando álbuns e fazendo shows e inclusive esteve no Brasil em 2011.