Paul McCartney influenciado pelo funk?
Paul McCartney influenciado pelo funk?

O ex-membro dos Beatles, Paul McCartney foi alvo de duas notícias curiosas ontem. Primeiramente, o compositor britânico foi lembrado pelo produtor Mark Ronson, um dos que trabalha no novo álbum que McCartney trabalha atualmente, com lançamento possível no fim do ano ou no ano que vem. Em entrevista à revista inglesa New Musical Express, Ronson comentou sobre as influências do novo trabalho do ex-beatle:

Um dia ele me mostrou algo do Bonde do Rolê, no estilo baile funk, e me perguntou como era possível ter aquela energia. Em seguida colocou para tocar “Climax”, do Usher, e disse que adorava como aquilo tudo soava. Ao trabalhar com ele, aprendi a falar menos e sempre tentar fazer o meu melhor.

O que pode sair dessa mistura de Bonde do Rolê, Usher e Paul McCartney?

A outra notícia, mais prosaica – e talvez mais importante – veio do site oficial do músico: o relançamento do vídeo Rockshow e do álbum ao vivo Wings Over America, ambos de 1976. Trata-se do melhor registro de concerto da carreira de McCartney.

Quando os Beatles encerraram suas atividades em 1970, o baixista partiu imediatamente para a carreira solo, lançando o seu primeiro álbum individual, chamado apenas McCartney, ainda antes de Let it Be, o disco póstumo de sua ex-banda.

Paul McCartney ao vivo no Rockshow: melhor momento nos palcos.
Paul McCartney ao vivo no Rockshow: melhor momento nos palcos.

Contudo, pouco tempo depois, McCartney decidiu se cercar de uma nova banda, o Wings, que tinha entre os músicos, a esposa (e fotógrafa) Linda McCartney nos teclados e Denny Laine na guitarra. A nova banda iniciou a carreira entre erros e acertos, mas ganhou bastante popularidade quando saiu em uma turnê mundial em 1976, culminando com uma bombástica excursão nos EUA.

Como resultado, foi lançado o álbum ao vivo Wings Over America e o filme-documentário-ao vivo Rockshow. É um registro muito bom do músico tocando no auge de sua popularidade individual, misturando suas canções solo com o legado dos Beatles.

Apesar de famoso entre os fãs mais antigos, Rockshow não tinha sido lançado ainda nos formatos digitais de vídeo doméstico (DVD e Blu-ray), sendo sua estreia. Talvez uma oportunidade dos mais jovens de conhecer uma faceta também mais jovem deste que é um dos maiores compositores da história da música ocidental.

Cai bem nesse momento em que Paul McCartney se prepara mais uma vez para vir ao Brasil, tocando em Belo Horizonte no dia 04 de maio; Goiânia em 06 de maio; e Fortaleza em 09 de maio.

Paul McCartney nasceu em 1942, em Liverpool, na Inglaterra e alçou a fama com os Beatles, uma das mais importantes bandas do rock clássico, a partir de 1962. O grupo acabou em 1970 e o compositor seguiu carreira solo que se mantém até hoje. Em 2012, lançou o álbum Kisses on the Bottom, com covers de canções românticas dos anos 1940 e 1950.