Toby Jones como Armin Zola em O Primeiro Vingador.
Toby Jones como Armin Zola em O Primeiro Vingador.

Em entrevista ao site ComingSoon.net, o ator Toby Jones falou sobre sua participação em Captain America – The Winter Soldier, sequência de Capitão América – O Primeiro Vingador e de Os Vingadoresaté agora chamado no Brasil de Capitão América – O Retorno do Primeiro Vingador, com as aventuras-solo do herói criado pela Marvel Comics, levado aos cinemas pelo Marvel Studios e Disney. Em suas palavras, parece que seu retorno como o cientista Arnim Zola não envolverá apenas cenas de flashback, como se pensava inicialmente.

Tudo o que posso dizer é que estou bastante contente em estar de volta. Eu pensei que poderia estar [de volta], porque você sabe melhor melhor do que eu, Zola encontra uma maneira de driblar o tempo e você não ficará desapontado com a maneira como ele é tratado no filme. É isto o que posso dizer.

A versão de Armin Zola dos quadrinhos: mente brilhante em um corpo robótico.
A versão de Armin Zola dos quadrinhos: mente brilhante em um corpo robótico.

Aparentemente, Arnim Zola será retratado no filme tal qual sua versão original nos quadrinhos: como um cientista que transferiu sua mente para um corpo robotizado, tal qual criado por Jack Kirby em 1975.

Além disso, tal versão de Zola só reforça o rumor lançado pelo site Comic Book Movie ontem de que, além da história O Soldado Invernal, de Ed Brubaker e Steve Epting, publicada em 2004-2005, o filme irá se inspirar em outra: a minissérie Nick Fury versus SHIELD, de 1988, escrita por Bob Harras e desenhada por Paul Neary.

Nick Fury vs. SHIELD: fonte para o filme?:
Nick Fury vs. SHIELD: fonte para o filme?:

Na trama desta, a SHIELD é controlada por uma série de robôs criados por Arnim Zola, que se passam por humanos e transformam Nick Fury em um fora da lei. Cabe ao agente comprovar sua inocência e combater a organização que liderou por tanto tempo.

A conexão nasceu da percepção de que o ator Samuel L. Jackson (que faz Nick Fury) estava gravando uma cena de perseguição em Cleveland, mas seus perseguidores eram carros da polícia! Além disso, personagens como Alexander Pierce e Jack Rollins, que estão no filme, surgiram na minissérie.

Provavelmente, The Winter Soldier combina elementos das duas histórias para mostrar o “thriller político” que prometeu o presidente do Marvel Studios, Kevin Feige.

O Retorno do Primeiro Vingador mostrará o Capitão América tentando se adaptar ao mundo contemporâneo depois de passar 70 anos congelado; e lidando com as consequências dos eventos mostrados em Os Vingadores. Além disso, estará envolvido em uma grande operação da SHIELD e seu velho amigo Bucky Barnes é agora um vilão assassino chamado Soldado Invernal; mas haverá outros vilões, como  Ossos Cruzados. Em compensação  o supersoldado também ganhará novos aliados, nas figuras da Agente 13 da SHIELD, Sharon Carter, e do Falcão.

Capitão América – O Retorno do Primeiro Vingador mantém os mesmos roteiristas da primeira parte: Christopher Markus e Stephen McFeely e a direção é dos irmãos Joe Anthony Russo. O elenco tem Chris Evans (Steve Rogers/Capitão América), Scarlett Johansson (Natasha Romanoff/ Viúva Negra), Samuel L. Jackson (Nick Fury),  Robert Redford (Alexander Pierce), Sebastian Stan (Buck Barnes/Soldado Invernal), Anthony Mackie (Sam Wilson/Falcão),  Cobie Smulders (Agente Maria Hill), Frank Grillo (Brock Rumlow/ Ossos Cruzados) e Georges St. Pierre (Baltroc, o saltador), além de participações de Hayley Atwell (Peggy Carter), Emily VanCamp (Sharon Carter/ Agente 13), Toby Jones (Armin Zola), Dominic Cooper (Howard Stark), Maximiliano Hernandez (agente Jasper Sitwell) e Callan Mulvey (agente Jack Rollins). As filmagens já começaram em Los Angeles e devem passar por Cleveland (Ohio) e Washington-DC.  A estreia será em 04 de abril de 2014.

O Capitão América foi criado por Jack Kirby e Joe Simon em 1941 e foi o maior sucesso dos anos iniciais da Marvel Comics. Após décadas sem ser publicado, foi resgatado para as histórias modernas em Avengers 04, de 1964, por Stan Lee e Jack Kirby, numa história dos Vingadores, grupo que passou a liderar a partir de então.