Shaiene Woodley como Mary Jane no set de filmagem.
Shaiene Woodley como Mary Jane no set de filmagem.

Uma notícia surpreendente sobre O Espetacular Homem-Aranha 2, sequência do reinício da franquia do mais popular herói da Marvel Comics, comandado pelo conglomerado Columbia Pictures/Sony, saiu hoje, via Entertainment Weekly. Segundo a revista, a atriz Shailene Woodley, vive a personagem Mary Jane Watson, não aparecerá mais no filme, sendo transferida para a parte seguinte, O Espetacular Homem-Aranha 3.

A própria atriz comentou o fato em uma entrevista, dizendo entender as razões do diretor e do produtor de que faria mais sentido para o arco da personagem aparecer somente no terceiro filme. A atriz chegou a gravar cenas para O Espetacular Homem-Aranha 2, inclusive, um encontro com Gwen Stacy.

Não está claro se as cenas gravadas serão utilizadas no próximo filme ou todo o material será descartado. Nesta altura do campeonato, até a eventual substituição da atriz é possível.

Felicity Jones está mesmo no filme...
Felicity Jones está mesmo no filme…

Enquanto isso, crescem os rumores de que a personagem Felicia Hardy, a Gata Negra, estará mesmo no filme. Mesmo que com uma participação pequena. Numa entrevista para promover seu novo filme, a atriz Felicity Jones – que há havia sido rumorizada como a personagem no filme – confirmou sua participação, mas tentou se desviar de uma confirmação da personagem.

Embora seja muito possível ser mesmo a Gata Negra – provavelmente numa rápida aparição – não é impossível que ela seja também a personagem Betty Brant, secretária do jornal Clarim Diário, com a qual guarda muita similaridades físicas.

..., mas como Gata Negra...
…, mas como Gata Negra…

A Gata Negra foi criada por Marv Wolfman e Dave Crockum e apareceu pela primeira vez (com desenhos de Keith Polland) em Amazing Spider-Man 194, de 1979. Ela era uma ladra que se apaixona pelo Homem-Aranha. Felicia Hardy se tornou uma das principais coadjuvantes das revistas do aranha nos anos 1980, sendo sua “parceira contra o crime” na revista Peter Parker: The Spectacular Spider-Man, especialmente nas temporadas de Bill Mantlo e Roger Stern.

Betty Brant foi a primeira namorada de Peter Parker nos quadrinhos. Criada por Stan Lee e Steve Ditko, surgiu em Amazing Spider-Man 04, de 1963, já como secretária do editor J.J. Jameson no Clarim Diário. Retratada como uma mulher mais velha e vinda de um lar desfuncional, sempre entrou em conflito com o que julgava ser irresponsabilidade de Peter Parker, quando este “sumia” para agir secretamente como o Homem-Aranha. Isso levou ao fim do relacionamento dos dois e ao posterior casamento dela com Ned Leeds, um repórter do jornal.

... ou como Betty Brant?
… ou como Betty Brant?

Ned Leeds terminaria assassinado em uma história de 1987, tendo seu nome difamado como sendo o supervilão Duende Macabro, até ser provada a sua inocência anos depois. Peter e Betty continuam como grandes amigos até hoje.

Betty Brant foi vivida pela atriz Elizabeth Banks nos três filmes do Homem-Aranha dirigidos por Sam Raimi, sempre em pequenas participações.

O Espetacular Homem-Aranha 2 trará Peter Parker tendo que lidar com o fardo de ser um estudante normal durante o dia e o vigilante do crime Homem-Aranha à noite; enquanto tenta se manter afastado de seu grande amor, Gwen Stacy, por medo de envolvê-la nos riscos de sua vida. Ao mesmo tempo, o surgimento de um novo supervilão com poderes especiais, o Electro, pode tornar as coisas bem mais complicadas. Há também outro vilão: Rino. O filme introduz novos personagens à trama: o amigo Harry Osborn e o pai dele, o poderoso (e perigoso) Norman Osborn, dono da Oscorp, corporação na qual Gwen era estagiária no primeiro filme.

O Espetacular Homem-Aranha 2 é dirigido por Marc Webb (de 500 Dias com Ela), com história de James Vanderbilt e roteiro de Alex Kurtzman, Roberto Orci (de Star Trek e Transformers) e Jeff Pinkner. O elenco traz Andrew Garfield (Peter Parker), Emma Stone (Gwen Stacy), Jaime Foxx (Max Dillon/Electro), Chris Cooper (Norman Osborn), Shailene Woodley (Mary Jane Watson),  Dane DeHann (Harry Osborn), Colm Feore (papel não-divulgado), Paul Giamatti (Aleksei Sytsevich/Rhino), Sally Field (May Parker) e B.J. Novak (papel não-revelado).  Rumores escalam ainda a atriz Felicity Jones em papel não-revelado. As filmagens já começaram em Nova York. A estreia está prevista para 2 de maio de 2014.

O Homem-Aranha foi criado por Stan Lee e Steve Ditko em 1962, na revista Amazing Fantasy 15, da Marvel Comics. Ele é publicado até hoje na revista Amazing Spider-Man e outras e também é membro dos Vingadores.