guardians concept art big ship in the seaOs site Den of Geeks afirma saber exatamente quais os papeis que os atores Benício Del Toro, Lee Pace e Karen Gillan interpretam em Guardiões da Galáxia, adaptação da equipe de super-heróis cósmicos da Marvel Comics, realizado pelo braço cinematográfico da empresa, o Marvel Studios. Segundo o site – e confirmando o que outro site, o Comic Book Movie, já havia afirmado meses atrás – Benício Del Toro interpretará o vilão Colecionador. Lee Pace, como já havia sido aventado, seria Ronan, o Acusador. E Karen Gillan a vilã Nebula.

Os nomes citados não são exatamente novidades – já circulavam entre as especulações dos fãs – mas se suas identidades se confirmarem, já desenham significativamente não apenas os rumos da trama (para aqueles que conhecem os quadrinhos), como também, acrescentam à construção do Universo Marvel, em sua parcela intergalática, no cinema.

O HQRock incluiu o Colecionador e Ronan, o acusador em sua lista dos Maiores Vilões dos Vingadores. Saiba mais sobre eles clicando aqui.

Benício Del Toro...
Benício Del Toro…
... será o Colecionador?
… será o Colecionador?

Podemos adiantar apenas que o Colecionador foi criado por Stan Lee e Don Heck em Avengers 28, de 1966. Seu verdadeiro nome é Taneleer Tanivan e ele é membro dos Anciões do Universo, conjunto das raças mais antigas do cosmo. Não é exatamente um ser maligno, mas alguém que viaja pelas galáxias capturando exemplares de seres vivos para guardá-los caso precise repovoar o universo em algum momento.

Lee Pace...
Lee Pace…
... será Ronan, o Acusador?
… será Ronan, o Acusador?

Ronan, o acusador, surgiu em Fantastic Four 65, de 1967, criado por Stan Lee e Jack Kirby. Ele é o líder supremo do sistema jurídico do Império Galático da raça Kree. Ronan não é um vilão, na verdade, apenas defende os interesses dos Kree, o que já o colocou em choque com o Quarteto Fantástico e os Vingadores. Contudo, as histórias mais recentes da Marvel o retratam muito mais como um aliado. Seu papel no filme deve ser o de mudar de lado em favor dos heróis.

Karen Gillan...
Karen Gillan…
... será Nebula?
… será Nebula?

Nebula é uma vilã criada na profícua fase de Roger Stern e John Buscema na revista Avengers, mais precisamente no número 257, de 1985. Em sua primeira aparição, Nebula agia como uma pirata espacial que entrou em choque com o Império Skrull, apossando-se da antiga nave de Thanos e afirmando ser sua neta.

Derrotada pelos Vingadores, Nebula retornou pouco tempo depois – num arco publicado em Avengers 312 a 318, de 1990, com roteiro de John Byrne e desenhos de Paul Ryan – tentando ganhar poderes absolutos e sendo novamente derrotada pelos Vingadores.

Na minissérie Manopla do Infinito, escrita por Jim Starlin e desenhada por Ron Lin, em 1991, Nebula é atacada por Thanos, que quase a mata. Mais tarde, quando Thanos se apossa da Manopla do Infinito e se torna um ser de poder incomensurável, Nebula aproveita-se de uma distração para roubar o artefato e tornar-se tão poderosa quanto. Em seguida, o próprio Thanos se alia a alguns heróis para derrotá-la.

Nebula é atacada por Thanos: trama possível.

Como se vê existe um padrão surgindo nos planos do Marvel Studios para a Fase 2.

Os Guardiões da Galáxia, segundo informes oficiais, irá se passar no futuro, no ano 2045. Contudo, é muito provável que os heróis cósmicos retrocedam no tempo (no meio ou no fim do filme) a fim de se encontrarem com os Vingadores, conforme deve acontecer em Os Vingadores 2.

A presença de personagens como Colecionador, Ronan e Nebula é animadora quanto ao que a Marvel pretende mostrar. Tudo isso pavimenta o caminho para uma adaptação da Trilogia do Infinito, série de minisséries que retratam Thanos em busca do poder absoluto da Manopla do Infinito.

Nebula: reforçando as personagens femininas da Marvel.

Esse é claramente o plano do diretor Joss Whedon para os Vingadores. Porém, como o diretor já afirmou que prefere guardar Thanos para um grand finale – que seria Os Vingadores 3, provavelmente – é preciso preencher a Fase 2 com algum desafio à altura.

E para aqueles que conhecem os quadrinhos dos Vingadores, a presença de personagens como Colecionador, Thanos e os Guardiões da Galáxia, assim, tão próximos, só nos remete a uma coisa: A Saga de Korvac, uma das melhores histórias dos Vingadores. (Saiba mais clicando aqui).

Quem sabe? Mas tudo isso é especulação. Aguardemos a confirmação do Marvel Studios sobre os personagens e mais detalhes da sinopse de Guardiões da Galáxia. As filmagens iniciam em duas semanas.

Segundo informes até agora, Guardiões da Galáxias e passará no futuro próximo, no ano de 2045, mas terá de algum modo ligações com os filmes atuais do Marvel Studios e, pretensamente, construirá uma ponte com Os Vingadores 2. Talvez a trama envolva viagens no tempo. A Tropa Nova, força de manutenção da paz no Espaço, terá papel importante no filme. O vilão Thanos (já apresentado em Os Vingadores) terá alguma importância na trama, mas não será o oponente principal. A Marvel diz que a trama se focará no arco do personagem Star-Lord (ou Senhor das Estrelas), o líder da equipe, que é meio terráqueo, meio alien.

Guardiões da Galáxia será dirigido por James Gunn, que também reescreveu o roteiro que primeiramente passou pelas mãos de Nicole Pearlman e Chris McCoy. O elenco traz até agora Chris Pratt  (Star-Lord ou Senhor das Estrelas); Zoe Saldana (Gamora); o lutador de MMA Dave Bautista (Drax, o destruidor); Glenn Close (líder da Tropa Nova), Benício Del Toro (Colecionador?), Michael Rooker (Yundu); Ophelia Lovibond (ajudante do vilão), Lee Pace (Ronan, o acusador?) e Karen Gillan (Nebula?). A data de lançamento do filme é 1º de agosto de 2014. Ele integra a Fase 2 do Marvel Studios e terá conexões com Os Vingadores 2, que sai no ano seguinte.

Os Guardiões da Galáxia é um time de heróis cósmicos, que atua no Espaço Sideral e surgiram em 1969, na revista Marvel Super-Heroes 18, criados por Arnold Drake e Gene Colan. Coadjuvantes do Universo Marvel, participaram de histórias dos Vingadores, Defensores e Thor. Uma nova versão da equipe surgiu na maxissérie Aniquilação: Conquista, em 2008, criada por Dan Abnett e Andy Lanning, trazendo como membros Star Lord, Gamora, Groot, Rocket Racoon e Drax, o destruidor.