
Uma grande notícia! Pegando todos de surpresa, a Warner Bros. anunciou hoje à noite que o ator e diretor Ben Affleck é o novo Batman do cinema! Affleck fará o homem-morcego em Batman versus Superman, título de trabalho da sequência de Superman – O Homem de Aço, o reinício da franquia cinematográfica da Warner Bros. sobre o personagem da DC Comics, que colocará o homem-morcego contra o último filho de Krypton, resultando no primeiro encontro cinematográfico dos dois mais icônicos de todos os super-heróis.
O anúncio foi feito por Greg Silverman, o Presidente de Criação da Warner, e Sue Koll, Presidente de Distribuição Internacional do estúdio.
Affleck é agora mais famoso como diretor de cinema, graças ao sucesso de público e crítica Argo. Ele chegou a ser muito cotado para assumir o filme da Liga da Justiça.

A escolha confirma a tendência de fazer um Batman mais maduro. Curiosamente, isso só torna a ideia de uma sequência da Trilogia Cavaleiro das Trevas, apesar do estúdio insistir que é uma nova abordagem para o homem-morcego.
Affleck estava na lista do HQRock de possíveis atores para o papel publicada no início do mês (veja aqui).
Em Batman versus Superman, título de trabalho do novo filme, um Batman mais experiente irá se contrapor ao recém-surgido Superman, criando algum tipo de conflito entre ambos, mais ou menos nos parâmetros da minissérie Batman: O Cavaleiro das Trevas, escrita e desenhada por Frank Miller, em 1986. Segundo os informes até agora, será um “novo” Batman e não uma sequência da Trilogia Cavaleiro das Trevas, embora a premissa de um homem-morcego mais experiente seja justamente adequada a isso. Aparentemente, a cidade de Detroit será o modelo para a nova Gotham City.
Batman versus Superman será produzido por Deborah Snyder, escrito por David S. Goyer (dos filmes do Batman e O Homem de Aço) e dirigido por Zack Snyder (de 300 e Watchmen), funcionando como uma sequência de Superman – O Homem de Aço. O elenco trará de volta Henry Cavill (Superman/Clark Kent), Amy Adams (Lois Lane), Laurence Fishburne (Perry White) e Diane Lane (Martha Kent), mais Ben Affleck (Batman/Bruce Wayne). As filmagens começam em 2014 para o lançamento em 17 de julho de 2015.
Superman foi criado por Jerry Siegel e Joe Shuster em 1938 e desde então é publicado pela DC Comics.
Batman foi criado pelo cartunista Bob Kane em 1939 e desde então é publicado pela DC Comics.


Humm… será que ouço choro e ranger de dentes? Já andam pedindo o Matt Damon p/ o Robin, hehe… preferia um ator mais low profile mas creio que ele deve dar conta do recado…
GostarGostar
Diga lá, Jorge!
Com certeza é uma escolha polêmica, já que como ator Ben Affleck não é exatamente uma unanimidade. Mas vamos ver, né? Inegavelmente, ele já fez alguns bons trabalhos (como ator), como em Dogma, Hollywoodland e Argo.
Sem sombra de dúvidas, Affleck tem a cara para o papel, vejamos o espírito…
Um abração!
GostarGostar
Independentemente de muitos criticarem negativamente seu papel como ator nos cinemas, eu acredito que o Bruce Wayne/Batman do Affleck roubará as atenções no filme que deveria ser do Superman e apenas com uma participação especial do Batman.
Mas pelo andar das noticias o filme será dividido igualmente pelos dois personagens.
Se brincar o nome de Affleck ficará na frente do de Cavill nos créditos.
GostarGostar
Pois é, Kyo, espero que você esteja certo.
Mas apesar de pensar que o Ben Affleck às vezes é canastrão, como eu disse no artigo, acho que ele já fez grandes papeis no cinema, em filmes como Dogma, Hollywoodland e Argo.
O seu “tipo” é mais melancólico, enquanto o estilo de Christian Bale é mais visceral. O desafio do estúdio – e de Zack Snyder – é usar essa melancolia ao favor do personagem. E quem sabe conseguir extrair mais virulência de Affleck. O que eu acho ser possível, tendo em vista sua atuação em Dogma.
Cruzando os dedos…
Um abração!
GostarGostar
Irapuan, tudo bem?
Essa pegou muitos de surpresa, mas confio que Affleck dará conta do recado. Apesar de muito criticado por “Demolidor”, penso que a culpa do filme ficar aquém do esperado, foi das decisões do estúdio. Quem assistiu a versão do diretor (que também não é perfeita), sabe o quanto foi alterado na edição final.
Voltando a Batman versus Superman, acredito que o grande problema mesmo, como Kyo mencionou, é a divisão de atenções em um filme que deveria ser exclusiva do Superman. Não sei se o caixa de Man of Steel já fechou, mas acho que a Warner esperava bater o bilhãozinho, que acabou não vindo. Na cabeça dos manda-chuvas da empresa, “Superman já não segura bilheteria então vamos chamar o único que poderia dar uma estufada no cofre”. Sacaram o bat-fone e lá vem o Batman de “bat-bicão”.
Brincadeiras à parte, acho desnecessário um encontro agora. Falta muita história e desenvolvimento ao Superman nessa nova fase cinematográfica para já dividir holofotes com um medalhão como o Batman. E tenho certa desconfiança se veremos um Superman 2 tão cedo nas telas. Se o filme do encontro render (e claro que vai, nem que seja pela curiosidade), a Warner vai querer enfiar o filme da Liga logo em seguida e os filmes solo dos integrantes vão acabar virando “Super Duplas” (quem é do tempo da EBAL, vai entender). Claro que os fãs adorarão esses encontros, mas o que me incomoda é que farão isso pra aumentar o caixa e não por motivos genuinamente criativos. Mas blockbuster tem que se pagar, não é?
E quanto ao Batman? Teremos novos filmes com Ben Affleck? Darão reboot utilizando um ator com mais de 40 anos? Uma nova trilogia aproveitando elementos dos longas do Nolan?
Como sempre, elogios ao blog e grande abraço a todos.
GostarGostar
Ótima análise, Mauro. É por aí mesmo.
Acho que a Warner não irá, de imediato, fazer novos filmes do Batman. Pelo menos não a solo. Como você disse, depois de Batman versus Superman (que deve ser mesmo o nome do filme, pelo aspecto de marketing) deverão vir outras superduplas.
E tendo em vista o sucesso do homem-morcego nos cinemas, não duvide se vier um tipo de The Brave and the Bold, com Batman + Flash, Batman + Aquaman etc. Nessa linha, é bem possível que Man of Steel 3 seja com a Mulher-Maravilha.
Então, depois, um filme da Liga da Justiça.
Com isso, já se terá passado uns 6 ou 8 anos e virá as renovações de contrato. Portanto, talvez Ben Affleck não estrele uma nova trilogia do Batman. Pelo menos não no sentido tradicional.
Mas falando nisso, pensando pelo aspecto criativo, essa fórmula que eu supus seria até uma maneira criativa da DC de levar seus personagens ao cinema, sem sair simplesmente copiando a fórmula da Marvel de filmes-solo para cada personagem (principal, claro, não conta a Viúva Negra no HF2).
Um abração!
GostarGostar
É certeza de que ele dará conta do recado, mesmo não sendo unanimidade a certeza mesmo é que as histórias do BATMAN é eterno, esse aí vai, vem outros e agente que é fã vamos sempre curtir os filmes.
GostarGostar
Delícia, vai ficar só aquela boquinha linda dele de fora….ahuahuahua
GostarGostar