O álbum Live At BBC de 1994.
O álbum Live At BBC de 1994.

Segundo o jornal britânico The Guardian, replicado pela revista Rolling Stone, a banda britânica The Beatles vai lançar um segundo volume de Live At  the BBC, com gravações ao vivo nos estúdios da rádio estatal inglesa. O lançamento é, aparentemente, capitaneado pela MCA Music das Filipinas, que é uma subdisiária da Universal Music, que por sua vez é a dona da gravadora EMI desde 2011. (O HQRock noticiou a venda histórica da gravadora em 2011, leia aqui). O título do novo álbum será On Air: Live At the BBC Volume 2 e será lançado em novembro deste ano.

O primeiro Live At the BBC foi lançado pelo espólio dos Beatles em 1994, 24 anos após o término das atividades do conjunto. Foi um álbum duplo com 56 canções e 13 faixas de diálogos e/ou vinhetas da programação de rádio. As canções envolviam interpretações dos clássicos inciais do conjunto e 30 canções totalmente inéditas no repertório da banda, incluindo 29 covers de artistas que admiravam e que nunca gravaram oficialmente nem tocaram nos shows e uma composição original de Lennon & McCartney que a banda jamais gravou (mas foi lançada na época por Billy J. Kramer and the Dakotas, outro grupo de Liverpool): I’ll be on my way.

Dentre os covers, há impressionantes versões de I got a woman de Ray Charles; Johnny B Goode e Sweet little sixteen de Chuck Berry; Sure to fall (in love with you) de Carl Perkins; Soldier of love (lay down your arms) de Arthur Alexander (que já ganhou também um cover do Pearl Jam); To known her is to love her do produtor Phil Spector;I just don’t understand gravada por Ann Margareth; e Don’t ever change da dupla de compositores  Garry Goffin e Carole King; dentre várias outras.

Os Beatles em 1962: gravações ao vivo na rádio estatal.
Os Beatles em 1962: gravações ao vivo na rádio estatal.

As gravações ocorriam nos estúdios da BBC ou nos teatros londrinos, raramente com público, mas trazendo interpretações ao vivo, com pouco ou nenhum material adicional. As condições de gravações também não eram excelentes, o que compromete ligeiramente algumas faixas. O álbum trazia performances entre 1962 e 1965, período em que a banda fez esse tipo de apresentação na BBC.

Primeiro disco de material inédito dos Beatles lançado desde o fim do grupo, Live At the BBC foi um estrondoso sucesso nos anos 1990, chegando ao número 03 das paradas da Billboard nos EUA e no número 01 nas paradas britânicas, onde desbancou (muito ironicamente) o disco Voodoo Lounge dos Rolling Stones, e vendeu 8 milhões de cópias em apenas um ano.

Veja um exemplar: os Beatles tocando I got a woman de Ray Charles em uma versão matadora:

Na esteira do sucesso dos Beatles, vários outros grupos também lançaram material com gravações nas rádio BBC, como The Who, The Yardbirds, Led Zeppelin e Dire Straits.

McCartney e Lennon em estúdio: testando covers.
McCartney e Lennon em estúdio: testando covers.

O material de Live At BBC Volume 2 será formado por material dos arquivos da BBC juntamente com aqueles que foram enviados pelo público mediante uma campanha promovida pela rádio estatal britânica no ano passado, incentivando quem tivesse qualquer tipo de material (de rádio e TV) caseiro sobre a banda em seus arquivos pessoais. A própria BBC só começou a arquivar o material de suas gravações no final dos anos 1970. Algumas das fitas de gravação se deterioraram com o tempo e isso pode ser atestado em Live At the BBC, com alguns áudios não-perfeitos, mas mantidos por importância histórica.

A gravadora EMI já havia planejado lançar as gravações da BBC no final dos anos 1970, mas a morte de John Lennon (assassinado por um fã com problemas mentais em 1980), adiou os planos em 14 anos.

Live At BBC Volume 2 também será acompanhado do lançamento de um livro, The Beatles: The Archives 1962-1970, de autoria de Kevin Howlet, especialista na banda.

Os Beatles surgiram em 1962, advindos da cidade britânica de Liverpool, e alçaram sucesso imediato na Inglaterra, que rapidamente se espalhou para a Europa, para os Estados Unidos e daí para o resto do mundo. Formado por John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, foram a banda pioneira do movimento da Invasão Britânica que fundou o rock clássico e criou as bases modernas do gênero. Lançaram 13 álbuns e são recordistas até hoje em canções de sucesso. Encerraram as atividades em 1970, quando cada um dos membros saiu em carreira individual, todos com sucesso em níveis variados.