
Mais uma vez, agita-se o mercado de revistas raras. Esta semana foi comercializada uma cópia original da revista The Brave and Bold 28, de 1960, revista que traz a primeira história da Liga da Justiça, o maior supergrupo de heróis da DC Comics, e que reúne naquela edição Mulher-Maravilha, Lanterna Verde, Flash, Aquaman e o Caçador de Marte. A revista – que tem nota de avaliação do índice CGC de 9,2 (numa escala de 0 a 10) foi comercializada a US$ 120 mil, o maior valor já pago à edição.
A Liga da Justiça estreou em The Brave and the Bold 28, com textos de Gardner Fox e desenhos de Mike Sekowski, como um tipo de teste da DC Comics para ver se a ideia de reunir vários personagens já famosos em um grupo de heróis funcionaria. O conceito já havia sido realizado 20 anos antes por meio da Sociedade da Justiça, reunindo alguns dos mais famosos personagens da época. A revista The Brave and the Bold costumava trazer histórias de encontro entre heróis da DC e experimentou reunir a Liga da Justiça ainda na aurora da Era de Prata dos quadrinhos, quando as novas versões de Flash e Lanterna Verde (personagens criados nos anos 1940 e reformulados depois) ainda eram muito recentes.
Por ser um teste, a edição 28 não trouxe os dois principais personagens da DC e futuros membros da Liga: Superman e Batman. A Liga da Justiça teve três aventuras consecutivas em The Brave and the Bold e o sucesso das vendas levou ao lançamento da revista Justice League of America 01, em 1961, na qual Superman e Batman são integrados à equipe. Edições futuras também trouxeram a origem do grupo, até então não contada.
Segundo informa o site Omelete, a partir do Overstreet Comic Book Price Guide, The Brave and the Bold 28 é a 11ª revista mais cara do mercado de itens raros. A campeã é a Action Comics 01, de 1938, que traz a primeira aparição do Superman, cujo um exemplar bem conservado já foi vendido a US$ 2 milhões! Seguem edições com as primeiras aparições de Batman, Homem-Aranha e outros personagens.
O sucesso dos filmes de super-heróis vem aumentando ainda mais o valor das revistas, de modo que as primeiras aparições de Vingadores, Homem de Ferro e Thor foram vendidas com preços recordes no ano passado.
A Liga da Justiça foi criada por Gardner Fox e Mike Sekowski, em 1960, reunindo heróis previamente criados. Formado pelos maiores heróis da DC Comics – Superman, Batman, Mulher-Maravilha, Lanterna Verde, Flash, Arqueiro Verde, Aquaman etc. – a equipe sempre teve destaque em sua cronologia. Desde o reboot cronológico e editorial da DC em 2011, a revista Justice League é uma das de maior sucesso do mercado de quadrinhos atuais.

