
Encerrada sua etapa de gravações na África do Sul, as filmagens de Os Vingadores 2 – A Era de Ultron, a sequência de Os Vingadores, o épico do Marvel Studios que reuniu nos cinemas pela primeira vez a equipe de super-heróis da Marvel Comics formada por Capitão América, Thor, Homem de Ferro e Hulk, chegam à Itália. Como de praxe, não há detalhes maiores sobre o que será gravado, mas as primeiras imagens captadas por paparazzis nos dão algumas ideias. Veja as imagens ao lado.
As cenas ocorrem no Vale Aosta e envolvem um grupo paramilitar invadindo (ou defendendo) um castelo de um inimigo que não é visto. O belo castelo medieval está coberto de neve cenográfica, o que causa um belo efeito visual. A vila próxima ao castelo também está sendo usada como locação. Um passeio pela vila revela que os cenários estão preparados para retratar não a Itália, mas um país qualquer do Leste Europeu, como se vê nas fachadas das lojas.

Será a Rússia? Afinal, já sabemos que veremos mais do passado da Viúva Negra, então…
Se as filmagens permanecerem apenas nessa região e não envolverem outras locações na Itália, podemos presumir que este país não aparecerá no filme, mas sim, “dublará” alguma nação do Leste Europeu.

Além disso, os informes indicam que Jeremy Renner, Elizabeth Olsen e Aaron Taylor-Johnson estão na cidade, o que indica que as cenas envolvem Gavião Arqueiro, Feiticeira Escarlate e Mercúrio.

A presença do trio desperta logo emoções nos fãs de quadrinhos, afinal, correspondem a 3/4 da chamada Gangue do Capitão, ou seja, a terceira formação dos Vingadores nas HQs, que tinha o trio (todos ex-vilões) liderado pelo Capitão América, em histórias de Stan Lee e Don Heck (e capas por Jack Kirby) publicadas entre 1965 e 1966. Será que Joss Whedon colocará pelo menos em um momento do filme o quarteto mimetizando sua contraparte nas HQs?
Vale ressaltar ainda que Mercúrio e Feiticeira Escarlate nasceram no Leste Europeu nos quadrinhos originais, mais precisamente na Trânsia (país fictício), filhos do futuro vilão Magneto, mas criados no seio de uma família de ciganos, os Maximoff.

Outra peça cenográfica que chamou a atenção é um “misterioso” contêiner de madeira e plástico no meio da rua. Mas um olhar atento revela que é a representação de um Quinjet, o jato dos Vingadores. Um cenário muito parecido foi usado nas gravações na Pensilvânia para Os Vingadores, na cena em que o Capitão América, Gavião Arqueiro e Viúva Negra pousam em Nova York para combater a invasão dos Chitauri. A peça do jato está em meio a um cenário de grande destruição, com carros e prédios “destruídos”.

Uma última informação: em uma entrevista para divulgar Capitão América – O Soldado Invernal, o astro Chris Evans deu a entender que haverá um flashback do supersoldado nos tempos da II Guerra Mundial, em A Era de Ultron. Falando ao site The Scotsman, Evans elogiava as antigas jaquetas que Steve Rogers usava nas cenas do passado em Capitão América – O Primeiro Vingador e terminou dizendo que no próximo filme veremos outras dessas e que ele tomou medidas corporais para usar uma em A Era de Ultron.

[Atualizado, 24/03: Mais imagens das gravações hoje mostram Jeremy Renner como o Gavião Arqueiro nos sets da Itália e vários dublês com roupas de captura de movimentos. Este último detalhe indica mais ainda que o vilão Ultron – tal qual nos quadrinhos – vai produzir réplicas de si mesmo para servir como exército para ações de força. Detalhe que os dublês aparecem com os braços abertos, o que é uma pose muito típica dessas réplicas de Ultron! Fim da Atualização].

Os Vingadores – A Era de Ultron será o fechamento da chamada Fase 2 do Marvel Studios, que se desenvolve em Homem de Ferro 3, Thor – O Mundo Sombrio, Capitão América – O Soldado Invernal e Guardiões da Galáxia. O filme envolverá a ameaça da inteligência artificial Ultron, um dos maiores vilões dos quadrinhos, que constrói para si um corpo robótico indestrutível e quer simplesmente eliminar a humanidade. A trama envolverá a dificuldade dos Vingadores existirem como equipe, que é potencializada pela chegada dos irmãos Feiticeira Escarlate e Mercúrio, que pelo menos no início não serão muito amigáveis. Além de Ultron, também estará presente a organização terrorista HIDRA e seu líder, o Barão Von Strucker. O supervilão Thanos, que já apareceu brevemente no primeiro filme, também deve aparecer nas sombras, movendo a trama em direção ao fecho da trilogia.

Avengers – Age of Ultron é escrito e dirigido por Joss Whedon. O elenco reúne Robert Downey Jr. (Tony Stark/Homem de Ferro), Chris Evans (Steve Rogers/Capitão América), Chris Hemsworth (Thor), Mark Ruffalo (Bruce Banner/Hulk), Samuel L. Jackson (Nick Fury), Scarlett Johansson (Natasha Romanoff/Viúva Negra), Jeremy Renner (Clint Barton/Gavião Arqueiro), Elizabeth Olsen (Wanda Maximoff/Feiticeira Escarlate), Aaron Taylor-Johnson (Pietro Maximoff/Mercúrio), James Spader (Ultron), Don Cheadle (Coronel James Rhodes), Cobie Smulder (Agente Maria Hill), Thomas Krestschmann (Barão Wolfgan Von Strucker), Paul Bettany (JARVIS/ Visão) e Kim Soo Hyun (papel não-revelado). As filmagens já passaram pela África do Sul e estão atualmente na Itália, programadas ainda para uma passagem na Coreia do Sul e a maior parte em estúdios na Grã-Bretanha. O lançamento será em 1º de maio de 2015, nos EUA.
Os Vingadores surgiram em 1963, criados por Stan Lee e Jack Kirby, publicados em The Avengers 01, reunindo personagens já criados previamente. Mais importante supergrupo da Marvel Comics, fazer parte da equipe significa ter um status diferenciado de importância no Universo da editora.

