
A atriz Anne Hathaway viveu a Mulher-Gato no filme Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge, de 2012, que encerrou a Trilogia Cavaleiro das Trevas. Agora, divulgando a animação Rio 2, a atriz foi questionada pela MTV se voltaria a interpretar a personagem em um filme solo. Ela disse:
Eu amaria se ocorresse. Ninguém falou comigo sobre isso e eu acho que provavelmente não irá rolar, mas seria muito legal.
No passado, a atriz já havia afirmado que gostaria de vivê-la de novo e ganhou até o aval do diretor Christopher Nolan. Entrevistado em julho de 2012 pela Entertainment Weekly, Nolan disse:
Para mim, Gotham e esses personagens, eu acabei. Eu contei nossa história e estou seguindo em frente. Mas eu certamente acho que ela merece [um filme solo], ela é incrível.
Embora a Trilogia Cavaleiro das Trevas esteja encerrada, Batman voltará aos cinemas em breve, fazendo par com o Superman em Batman Vs. Superman, título de trabalho da sequência de Superman – O Homem de Aço, o reinício da franquia cinematográfica da Warner Bros. sobre o personagem . Com isso, é muito provável que o homem-morcego volte a ter filmes próprios em médio prazo, após estrelar pelo menos um novo longametragem da Liga da Justiça. E ocorrendo isso, não é impossível que a Mulher-Gato seja utilizada.
Anne Hathaway poderia fazê-la? Isso em muito implicaria que a nova leva de filmes da DC Comics (O Homem de Aço, Batman Vs. Superman, Liga da Justiça, o novo filme do Batman) estaria na mesma continuidade cronológica da Trilogia Cavaleiro das Trevas. Não é impossível.
Apesar da Warner ter afirmado que este Batman é um “totalmente novo“, a abordagem dele como um herói veterano, interpretado por um ator veterano como Ben Affleck, casa muito bem com a Trilogia. Se quisesse, a Warner poderia usar o mesmo homem-morcego, bastando de pequeninas estratégias para mostrar como foi possível interligar os velhos filmes ao novo (tendo em vista o fim de Ressurge. Mas mesmo ele deixa essa janela aberta…).
Uma das atrizes mais elogiadas e populares da atualidade, Anne Hathaway é um ótimo “chamamento para bilheteria” e o estúdio com certeza deve ter interesse em tê-la de volta à Gotham City. Portanto, mesmo que de modo remoto, é uma possibilidade. Veremos no futuro.
A Mulher-Gato surgiu nos quadrinhos numa história de Batman 01, de 1940, criada por Bob Kane e Bill Finger, mais ou menos um ano depois do homem-morcego. Uma das mais antigas coadjuvantes de suas histórias e sempre um interesse amoroso, Selina Kyle foi inicialmente retratada como uma vilã e HQs dos anos 1970 chegaram até a retratá-la como uma psicopata; porém, a abordagem mais comum da personagem é como uma anti-heroína, alguém que não é má, mas também não segue a lei, pois é uma ladra. Desde os anos 1990, a Mulher-Gato é muito mais uma heroína malvada (e uma ladra estilo Robin Hood, que rouba dos ricos para os pobres). A personagem já foi retratada inúmeras vezes, na TV, no cinema e em desenhos animados.

