
Estamos há um ano do lançamento de Batman vs Superman – A Origem da Justiça, sequência de Superman – O Homem de Aço, o reinício da franquia cinematográfica da Warner Bros. sobre o personagem da DC Comics, que colocará o homem-morcego contra o último filho de Krypton, resultando no primeiro encontro cinematográfico dos dois mais icônicos de todos os super-heróis, e, de presente, ganhamos a primeira imagem oficial do vilão Lex Luthor, vivido pelo ator Jesse Eisenberg. Além da imagem também temos alguns rumores interessantes sobre a trama, especialmente, os motivos que levam ao confronto entre os dois heróis que dá título ao longametragem.
Curiosamente, os motivos da luta têm a ver com a imagem: segundo o site Badass Digest, o Superman irá a Gotham City atrás do Batman a pedido de Lex Luthor! O site não tem detalhes dos por quês, mas dá a entender que Luthor irá bancar o bom moço e manipular o homem de aço para se livrar da “ameaça” (terrorista urbano?) do Batman.
O papel de Luthor como manipulador lhe cabe muito bem e faz sentido dentro do contexto do filme.
Sabemos por reportes antigos que Clark Kent e Lois Lane irão a Gotham City para cobrir um jogo entre os times de futebol americano Gotham City University e Metropolis State University. A dupla, inclusive, aparentemente, entrevista o milionário playboy Bruce Wayne na ocasião. Do meu ponto de vista, um jogo da liga universitária é muito pouco para o Planeta Diário enviar dois repórteres do calibre de Lois e Clark para cobri-lo, daí que pode haver um outro motivo. O aumento da violência na cidade? O Batman?

Durante as filmagens, pudemos acompanhar uma cena em que Clark Kent vai a uma prisão de Gotham City, o que deve estar relacionado à tal matéria (e não a um jogo de futebol).
De volta ao reporte do Badass Digest, o site ressalta que Origens da Justiça é inspirado (e não baseado) na minissérie Batman: O Cavaleiro das Trevas, assim, ao contrário desta, em que o homem de aço chega disposto a conversar, no filme, o Superman chega a Gotham City partindo com tudo para cima do homem-morcego, inclusive, destruindo o batmóvel com um único soco. O site coloca uma afirmação interessante dizendo que o modo como as coisas transcorrem permitem ao Batman dizer depois do fim da briga “ele começou”.
Quem leu O Cavaleiro das Trevas sabe quem é o vencedor.

Antes de encerrar o tópico, contudo, tais descrições dão a entender que haverá dois confrontos entre os heróis ao longo do filme, pois sabemos – pelo teaser trailer revelado na Comic-Con do ano passado – que o Batman usará uma armadura – muito similar àquela de O Cavaleiro das Trevas – em seu combate com o Superman. Tendo em vista que o Superman desferirá um ataque ao Batman, segundo diz o site, não parece realista que o homem-morcego estivesse com a armadura à mão, o que passa uma ideia de uma revanche mais programada depois.

Por fim, um outro tópico sobre Origens da Justiça veio à tona hoje na figura de mais uma conexão com o filme Esquadrão Suicida, que trará uma equipe de vilões reunida pelo Governo dos EUA para missões impossíveis e que estará situada dentro do mesmo universo ficcional daquele. Segundo o site Latino Review, Esquadrão Suicida mostrará Amanda Waller, a responsável pela equipe, de posse do tridente do Aquaman. O que isso significa para o rei dos sete mares ninguém sabe ainda, mas é certo que o personagem também chamado Orin terá uma breve aparição em Batman vs. Superman.
Há tempos rumores falam que o Batman será citado em Esquadrão Suicida como um alvo prioritário de Amanda Waller e até se cogita que o homem-morcego apareça fisicamente no filme no final em uma participação especial motivada por uma fuga da prisão que terá o Coringa como causador.

Em Batman vs. Superman – Origens da Justiça, um Batman mais experiente irá se contrapor ao recém-surgido Superman, criando algum tipo de conflito entre ambos, mais ou menos nos parâmetros da minissérie Batman: O Cavaleiro das Trevas, escrita e desenhada por Frank Miller, em 1986. Segundo os informes até agora, será um “novo” Batman e não uma sequência da Trilogia Cavaleiro das Trevas, embora a premissa de um homem-morcego mais experiente seja justamente adequada a isso.
A Mulher-Maravilha também terá uma participação no filme. Lex Luthor é o vilão principal, mas haverá outro antagonista, provavelmente, mais físico, que pode ser alguém como Doomsday (Apocalypse), Metallo ou Parasita. Outros personagens da DC Comics, como Aquaman e Ciborgue, terão pequenas participações no filme. A cidade de Detroit serve de modelo para Metrópolis e para Gotham City também. As filmagens ocorreram no Estado de Michigan e já se encerraram.
Batman v. Superman – Dawn of Justice é produzido por Deborah Snyder e Charles Roven, com história de David S. Goyer (dos filmes do Batman e O Homem de Aço), roteiro de Chris Terrio (de Argo) e dirigido por Zack Snyder (de 300 e Watchmen), funcionando como uma sequência de Superman – O Homem de Aço. O elenco traz Henry Cavill (Superman/Clark Kent), Ben Affleck (Batman/Bruce Wayne), Amy Adams (Lois Lane), Jesse Eisenberg (Lex Luthor), Gal Gadot (Diana Prince/ Mulher-Maravilha), Laurence Fishburne (Perry White), Diane Lane (Martha Kent), Jeremy Irons (Alfred Pennyworth), Tao Okamoto (Mercy Graves), além de Holly Hunter, Callan Mulvey e Scoot McNairy em papeis não revelados; e a participação especial de Jason Mamoa (Orin/ Aquaman). O lançamento será em 25 de março de 2016.
Superman foi criado por Jerry Siegel e Joe Shuster em 1938, estreando na revista Action Comics 01, e desde então é publicado pela DC Comics.
Batman foi criado pelo cartunista Bob Kane, estreando na revista Detective Comics 27, de1939 e desde então é publicado pela DC Comics.

