
Já há alguns dias corre o rumor de que o ator e diretor Ben Affleck irá comandar um novo filme solo do Batman, o mais popular dos heróis da DC Comics, levado aos cinemas pela Warner Bros., dentro do novo universo cinematográfico que a DC está construindo (saiba mais aqui). O boato começa a ganhar força de confirmação, agora que sites como o Deadline Hollywood garantem que irá mesmo ocorrer.
É esperado, inclusive, que o novo filme possa ser confirmado no próximo sábado no painel da Warner Bros. dentro da Comic-Con de San Diego.

O ator Ben Affleck – que vive o homem-morcego pela primeira vez em Batman vs Superman – A Origem da Justiça, que estreia em 2016 – estará presente no evento e o mesmo site diz que ele e Henry Cavill (que vive o Superman) irão assinar autógrafos no evento. Também é esperado que um novo trailer deste filme seja exibido na ocasião.
Ben Affleck ganhou o Oscar de Melhor Diretor por Argo (seu terceiro filme como diretor, lançado em 2013) e já ganhou também o Oscar de Melhor Roteiro Original (em parceria com Matt Damon) por Gênio Indomável. Segundo o site, ele começaria os trabalhos no novo filme solo do homem-morcego – que alguns chamam de The Batman – logo após terminar seu próximo filme como diretor: Live by Night, adaptado do livro de Dennis Dehane.

Além da estreia como Bruce Wayne em A Origem da Justiça, Affleck viverá o Batman em uma pequena participação especial em Esquadrão Suicida, que também chega aos cinemas em 2016 (saiba mais aqui). Em seguida, ele volta a vestir o capuz em Liga da Justiça – Parte 1, em 2017. Não está claro até agora em que momento seria lançado The Batman, mas é provável em 2018 ou 2019.

O Deadline diz que o roteiro será escrito em coautoria com Geoff Johns, que é o Diretor Criativo da DC Entertainment, a empresa guarda-chuva da companhia. Johns é um aclamado escritor de HQs e, embora mais famoso por suas histórias do Superman e Lanterna Verde, é o responsável por Batman – Terra Um, uma graphic novel que conta uma versão mais realística da origem do homem-morcego e do início de sua carreira de combatente ao crime.
Geoff Johns é um nome curioso para assumir o roteiro, pois tem uma visão bastante “clássica” dos personagens (o que é notório especialmente em seu Superman, pois são dele algumas das obras recentes mais importantes do personagem, como Origem Secreta, Brainiac, O Último Filho, Novo Krypton e Guerra dos Supermen). Johns já contribuiu com vários roteiros para as séries de TV dos personagens da DC, como Smallville, Arrow e Flash.
Uma questão interessante no reporte do Deadline é que, desta vez, não é citado o nome do roteirista Chris Terrio (que assina Argo e A Origem da Justiça, bem como do vindouro Liga da Justiça – Parte 1). Talvez, Terrio (vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Adaptado por Argo) esteja realmente sobrecarregado de heróis da DC para contribuir com o texto. Ou então (outra opção bastante provável), Affleck e Johns produziram a premissa do texto, enquanto Terrio será o responsável pelo roteiro final.

(No esquema de Hollywood é assim que funciona: se produz primeiro a premissa – creditado como “Story by…” – que estabelece a trama geral e os parâmetros gerais do que será o filme [é a partir deste ponto em que é dado o “sinal verde” da produção]; para em seguida ser feito o roteiro propriamente dito, que traz as descrições das cenas e os diálogos – creditado como “Screenplay by…”).
O site até especula que Affleck e Johns já estão escrevendo o texto e terão uma primeira versão do roteiro no final do verão, ou seja, no mês de setembro.
De qualquer modo, é bem possível que grandes novidades venham a ser anunciadas no sábado. Aguardemos…
Em Batman vs. Superman – A Origem da Justiça, um Batman mais experiente irá se contrapor ao recém-surgido Superman, criando algum tipo de conflito entre ambos, mais ou menos nos parâmetros da minissérie Batman: O Cavaleiro das Trevas, escrita e desenhada por Frank Miller, em 1986. Segundo os informes até agora, será um “novo” Batman e não uma sequência da Trilogia Cavaleiro das Trevas, embora a premissa de um homem-morcego mais experiente seja justamente adequada a isso.
Batman v. Superman – Dawn of Justice é produzido por Deborah Snyder e Charles Roven, com roteiro de Chris Terrio (de Argo) e David S. Goyer (dos filmes do Batman e O Homem de Aço); e dirigido por Zack Snyder (de 300 e Watchmen), funcionando como uma sequência de Superman – O Homem de Aço. O elenco traz Ben Affleck (Batman/Bruce Wayne), Henry Cavill (Superman/Clark Kent), Amy Adams (Lois Lane), Jesse Eisenberg (Lex Luthor), Diane Lane (Martha Kent), Laurence Fishburne (Perry White), Jeremy Irons (Alfred Pennyworth), Gal Gadot (Diana Prince/ Mulher-Maravilha), Tao Okamoto (Mercy Graves), além de Holly Hunter, Callan Mulvey e Scoot McNairy em papeis não revelados; e a participação especial de Jason Mamoa (Orin/ Aquaman). O lançamento será em 25 de março de 2016.
Batman foi criado pelo cartunista Bob Kane, estreando na revista Detective Comics 27, de 1939 e desde então é publicado pela DC Comics.

