justice league movie by alex rossUma informação surpreendente veio à tona hoje quando a Warner Bros. divulgou os créditos oficiais de Liga da Justiça: segundo o site Heroic Hollywood, Zack Snyder será creditado como o único diretor, enquanto Joss Whedon terá créditos apenas de roteirista.

A notícia é uma surpresa, afinal, Zack Snyder se afastou da produção do filme em maio por causa de uma tragédia pessoal: sua filha se suicidou. Assim, Joss Whedon (de Os Vingadores) foi convocado para substituí-lo em um extenso programa de refilmagens de seis semanas (o suficiente para gravar um filme de médio porte) e US$ 25 milhões (quando o comum é que as refilmagens custem apenas um quinto disto). Em vista do que parece ser uma grande intervenção – ainda mais com as notícias de que o novo diretor veio para amenizar o tom e mudar o final do filme – era de se esperar que Whedon ganhasse o crédito de codiretor. Não seria problema algum Liga da Justiça aparecer como Dirigido por Zack Snyder e Joss Whedon, quando existem muitos filmes desse tipo no mercado.

Mas a DC Comics deve ter seus motivos. O fato é que, segundo o HH, o filme traz os seguintes créditos:

  • Direção: Zack Snyder
  • História de Zack Snyder e Chris Terrio
  • Roteiro de Chris Terrio e Joss Whedon

Além disso, tanto Chris Terrio quanto Ben Affleck também aparecem como produtores executivos.

Noutra notícia relacionada a Liga da Justiça, a revista Total Film garante que o filme será uma sequência direta de Batman vs. Superman – A Origem da Justiça. Claro, todos sabem que a história continua, mas com “sequência direta” a revista quer dizer que o longametragem começa com o Superman deitado no chão após ter derrotado Apocalipse (Doomsday) e ter morrido no processo.

Até agora, os boatos seriam de que Liga da Justiça começaria com um longo flashback na qual veríamos uma guerra na Antiguidade entre as forças alienígenas de Apokolips e três raças terráqueas: os humanos, as Amazonas (povo da Mulher-Maravilha) e os atlantes (povo do Aquaman). A disputa teria como espólio o fato de três Caixas Maternas – artefatos alienígenas extremamente poderosos – ficarem na Terra nas mãos de cada um desses povos.

No fim das contas, pode ser que os dois informes sejam corretos.