daredevil-season-2-costume2-large
Demolidor: segunda temporada para concorrer com a DC Comics?

As filmagens para a terceira temporada de Demolidor devem começar ainda este ano, para estreia no ano que vem, e o That Hashtag Show encontrou uma informação interessante numa chamada de elenco para o programa: uma forte pista de que o vilão do novo ano deve ser o Devorador de Pecados.

A descrição para um personagem é a seguinte:

Steve: Elenco Regular da Série. entre 28 e 35 anos de idade/ entre 1,80 e 1,8 m de altura/ qualquer etnia. Um atlético, mas socialmente inábil agente do FBI que precisa de estrutura e regras para reprimir seu lado sombrio. Atlético com porte médio, responsável e engenhoso e de pavio curto.

Normalmente, não haveria nenhum personagem do universo do Demolidor relacionado a tal descrição, porém, o nome “Steve” é muito próximo de “Stanley” e, aí, as coisas mudam de figura. (O nome usado pode ser apenas para despistar, algo que é muito comum nesse tipo de chamada).

Nas HQs, Stanley Carter é um ex-agente da SHIELD que foi submetido a um programa especial para lhe aumentar a força e a resistência – provavelmente, uma nova tentativa de replicar o Soro do Super-Soldado que deu os poderes de Capitão América a Steve Rogers em 1940, mas que foi perdido com a morte do cientista criador. Como praticamente todas as cobaias de experimentos relacionados ao Soro, Carter até ganhou os poderes, mas terminou completamente louco. Após um tratamento psiquiátrico especial da SHIELD, ele voltou a vida normal.

sin_eater
O Devorador de Pecados: assassino de Jean DeWolff. História clássica.

Então, o agente abandonou a agência e foi trabalhar como Sargento no Departamento de Polícia de Nova York. Tudo ia bem até o parceiro de patrulha de Carter ser morto por bandidos. Isso o fez passar a beber muito e, em consequência, seu relacionamento (secreto) com a Capitã Jean DeWolff desandou. Os dois fatos terminaram trazendo à tona os problemas mentais de volta e Carter passou a usar uma máscara sob o nome de Devorador de Pecados, um serial killer que mata pessoas que teriam abusado do poder em suas funções profissionais.

O Devorador de Pecados é o oponente de uma das melhores histórias do Homem-Aranha: A Morte de Jean DeWolff, publicada na revista The Spectacular Spider-Man 107 a 110, de 1985, escrita por Peter David e desenhada por Rick Buckler.

Ela está em nossa lista das Melhores Histórias do Homem-Aranha. Leia aqui.

Homem-Aranha?

Sim, você leu certo. O Devorador de Pecados é um vilão do Homem-Aranha, mas o Demolidor tem uma participação muito importante na história, sendo inclusive esta a ocasião em que Matt Murdock descobre (por meio de seus sentidos especiais) que o aracnídeo é Peter Parker e, depois, termina revelando sua própria identidade ao outro herói.

daredevil vs spider-man sin-eater-hdr-fea
Demolidor versus Homem-Aranha na trama. 

Porém, faria muito sentido colocar um personagem “mais mundano” como o Devorador de Pecados em uma ambientação mais realista e menos fantasiosa, como a série de TV do Demolidor, já que é muitíssimo pouco provável que tivesse uso no universo mais fantasioso do Homem-Aranha no cinema. Além disso, se – como alguns outros rumores sugerem – a terceira temporada de Demolidor adaptar parte da saga A Queda de Murdock, poderia se beneficiar de um oponente físico, já que grande parte da trama desta HQ é apenas psicológica.

(Para quem não conhece, A Queda de Murdock é um clássico arco de histórias, publicada entre Daredevil 227 e 233, de 1986, com texto de Frank Miller e desenhos de David Mazzucchelli; na qual Wilson Fisk, o Rei do Crime, descobre a identidade secreta do Demolidor e usa de um plano mirabolante para destruir completamente a vida social do advogado cego. Somente após estar na sarjeta total é que o herói percebe que tudo foi obra de seu maior inimigo).

Ela está em nossa lista de Melhores Histórias do Demolidor. Leia aqui. 

sin eater vs spider-manClaro, A Queda de Murdock traz um oponente físico sim: o Bazuca. Mas este personagem já apareceu no Universo Marvel da Netflix: o policial Will Simpson (vivido por Wil Traval), que aparece em Jessica Jones como um policial sério e honesto que, entretanto, é perturbado pela ação do vilão Killgrave ao mesmo tempo em que é egresso de um programa militar especial na qual pílulas especiais alteram sua personalidade e também lhe dão mais força que um homem comum.

Desse modo, seria mais interessante colocar o Demolidor contra alguém novo e que poderia render outras possibilidades: na TV, além de uma trama de mistério envolvendo a identidade secreta do Devorador de Pecados, na qual Matt Murdock terminaria por descobrir ser o agente do FBI Stanley Carter (que de algum modo irá lhe ajudar ao longo do programa); o vilão também poderá ser uniformizado tal qual o herói e render um visual legal e um oponente com o qual o homem sem medo possa lutar de igual para igual ao longo dos episódios.

O Devorador de Pecados deve fazer parte do pacote de personagens com os direitos de adaptação pertencentes ao universo do Homem-Aranha, e portanto, de propriedade da Sony Pictures. Contudo, com o acordo entre Sony e Marvel para compartilhar o aracnídeo, que resultou no sucesso de Homem-Aranha – De Volta ao Lar, é possível que alguns personagens tenham sido negociados.