justice_league_4k_8k-HDHá muita controvérsia e informações desencontradas sobre Liga da Justiça e o intenso cronograma de refilmagens ao qual o filme está submetido, agora sob o comando de Joss Whedon, já que o antigo diretor, Zack Snyder, se afastou do projeto por causa de uma tragédia familiar. Agora, a Forbes (via Omelete) noticia que o novo diretor alterou em pelo menos um terço a obra original, cortando cenas e personagens.

O jornalista Mark Hughes disse:

Eu acho que há uma certa confusão sobre o que ele [Joss Whedon] está fazendo. (…) Mas o que eu ouvi é que muitas cenas foram cortadas. Darkseid foi tirado de alguns trechos do filme. Não estou dizendo que a participação dele foi totalmente cortada, mas sim que algumas coisas foram alteradas. Há cenas que foram cortadas e personagens que foram retirados do filme.

É justo dizer que provavelmente um terço do total do roteiro foi modificado por ele, levando em conta o que ele reescreveu, o que ele tirou do roteiro e das próprias cenas filmadas. Provavelmente isso tudo qualificaria um terço do trabalho, sim.

A menção ao vilão Darkseid é curiosa, pois um dos grandes mistérios de Liga da Justiça é justamente qual o papel dele no longa: se aparece de verdade ou é apenas uma “sombra”, alguém mencionado que nunca chega.

Joss Whedon
Joss Whedon.

Joss Whedon será creditado apenas como roteirista em Liga da Justiça, enquanto Zack Snyder será creditado como diretor, embora o primeiro comande mais de seis semanas (!) de refilmagens.