Nightwatch_Vol_1_1
Capa de Nightwatch 01, de 1994. Arte de Ron Lin. 

Numa curiosa notícia deste fim de semana, foi divulgado pelo Meet the Movie Press que a Sony Pictures – estúdio que detém os direitos cinematográficos do universo em torno do Homem-Aranha, da Marvel Comics – está desenvolvendo um filme sobre o obscuro herói chamado Nightwatch. Inclusive, o estúdio teria convidado ninguém menos do que Spike Lee para comandar o projeto.

Nightwatch é um personagem que surgiu nas HQs do Homem-Aranha. Primeiro, ele apareceu como o cientista Kevin Tench em Web of Spider-Man 97, de 1993, e duas edições depois apareceu como o herói uniformizado. Na trama, Tench testemunha o então desconhecido Nightwatch combatendo criminosos, ambos os lados dotados de uniformes que (graças à nanotecnologia) reagiam aos comandos dos donos, especialmente as capas, que pareciam ter vida própria. O tal herói é morto em combate e ao desmascará-lo, Tench descobre que é a versão mais velha dele próprio!

Assustado, Tench decide se mudar para uma ilha deserta, onde assim não poderia se tornar o Nightwatch no futuro, mas ao ser encontrado pelo criminoso Alfredo Morelli, este rouba a tecnologia do uniforme para cometer crimes, no qual Tench irá impedi-lo, finalmente se tornando o Nightwatch. O herói e essa trama foram criados pelo escritor Terry Kavanagh e pelos desenhistas Alex Saviuk e Derek Yanger. Não é possível desconsiderar que o herói é muito similar ao Spawn, personagem criado por Todd McFarlane na editora Image Comics um ano antes. Tendo em vista que McFarlane era o desenhista do Homem-Aranha e sua saída da editora foi bastante ruidosa, é possível que o Nightwatch tenha sido uma tentativa de fazer oposição ao desafeto.

O personagem fez algumas aparições nas histórias seguintes do Homem-Aranha, com destacada participação no arco Maximum Carnage e depois até ganhou uma revista própria, Nightwatch, lançada em 1994 (por Terry Kavanagh e o desenhista Ron Lin) e que teve 12 edições antes de implodir junto com a crise editorial que quase levou a Marvel à falência.

A Sony Pictures está disposta a investir pesado na franquia do Homem-Aranha e vários projetos estão sendo desenvolvidos, como um filme de Venom com Tom Hardy; Silver & Black com as heroínas Silver Sable e Gata Negra; dentre alguns outros.