
O produtor da série de TV Arrow, Marc Guggenheim, deu uma declaração que praticamente serve como uma confirmação de que o vilão Exterminador (Deathstroke) não irá mais ser utilizado em The Batman, o filme solo do homem-morcego que será dirigido por Matt Reeves. A declaração se deu em meio ao comentário de porque Arrow está utilizando o mesmo personagem como um membro fixo do elenco em sua 6ª temporada, que estreia logo mais.
Perguntado pelo Collider porque o Exterminador havia aparecido muito pouco antes e porque agora seria um membro fixo, Guggenheim respondeu:
É um resultado de… Você sabe, a DC [Comics] controla esses personagens. Nós passamos por um período em que a DC estava tipo “Nós temos planos para o Exterminador que não incluem Arrow”. E isto mudou no fim deste ano.

É muito óbvio que os tais planos da DC para o Exterminador eram ele ser o vilão principal em The Batman, quando este ia ser dirigido por Ben Affleck (que já interpreta o homem-morcego nos filmes) e teria roteiro dele com Geoff Johns e Chris Terrio. O ator Joe Manganiello foi contratado e anunciado para interpretar Slade Wilson e uma filmagem de teste dele usando o uniforme do vilão chegou a ser divulgada pelo próprio Affleck durante as filmagens de Liga da Justiça.
Porém, com a desistência de Affleck em se sentar atrás das câmeras, no início do ano, a chegada de Matt Reeves parece ter mudado isso.
Em suas declarações, Reeves diz que quer realizar um filme mais noir e focado no lado detetive do cavaleiro das trevas – algo que sempre foi negligenciado nos filmes do personagem – e, talvez, neste panorama, o Exterminador não seja o oponente físico adequado ao herói.

Quanto a Arrow, na 1ª temporada, é revelado que o Exterminador estava na ilha isolada na qual Oliver Queen vai parar após um naufrágio e onde vive situações extenuantes que o transformam no Arqueiro Verde. Após algumas aparições rápidas – na qual era interpretado por um dublê mascarado – Slade Wilson ganhou um rosto, uma história e uma presença mais marcante a partir da 2ª temporada, quando passou a ser interpretado por Manu Bennett. O vilão continuou aparecendo esporadicamente nas temporadas seguintes, mas andava meio sumido do programa nos últimos tempos.

De volta ao cinema, ainda fica outra questão. A gravação da filmagem teste de Affleck e Manganiello despertou suposições de que o Exterminador apareceria em Liga da Justiça, dirigida por Zack Snyder e também escrito por Chris Terrio. Inclusive, Snyder divulgou uma imagem no Twitter na qual usava uma luva do Batman enquanto revisava algo em um iPod e a ampliação revelava serem storyboards de cenas com o vilão. Os desenhos eram referentes a The Batman ou Liga da Justiça?
A questão nunca foi respondida, mas surgiram rumores de que Slade Wilson apareceria brevemente no filme da equipe de heróis da DC, numa cena com Lex Luthor – talvez, libertando este da prisão – e abrindo caminho para sua participação em The Batman.
Agora, Zack Snyder se afastou de Liga da Justiça por causa de uma tragédia familiar e o cargo de diretor foi assumido por Joss Whedon, que comanda atualmente um extenso cronograma de refilmagens, mesmo com a estreia do filme ainda marcada para novembro próximo! As notícias sobre as refilmagens indicam que Whedon está transformando o longa radicalmente, mudando o tom, alterando o final, cortando cenas, acrescentando outras e, com isso, eliminando alguns personagens.

Nesse panorama, é quase certo que – caso realmente existisse – a participação do Exterminador (e de Lex Luthor) tenha sido eliminada da nova versão. Mesmo tendo dirigido os dois primeiros Vingadores para a Marvel Comics, Joss Whedon sempre criticou e procurou afastar seus filmes do que ele chamava de “problema de episódio”. Por exemplo, ele criticou Star Wars – Episódio V: O Império Contra-Ataca (de 1983) porque este terminava em aberto – com o destino incerto do personagem Han Solo – o que fazia dele mais parecido com um episódio de série de TV do que com um filme para cinema. Para o diretor, um filme tem que funcionar em si mesmo. E ele fez isso com os Vingadores, mesmo com estes heróis pertencendo a um universo maior de filmes.
Neste sentido, Whedon deve estar fazendo a mesma coisa com Liga da Justiça. Assim, aparições algo gratuitas como a de Luthor e do Exterminador, que servem menos à história do filme em si e mais a montar um panorama conjunto do Universo DC nos Cinemas devem ter sido eliminadas pelo diretor.
Talvez isso valha para outros personagens também, como Mera e Vulko, que pertencem ao universo do Aquaman e apareceriam em Liga da Justiça para preparar terreno para o filme solo do herói aquático.

