jean grey as phoenix modern approach
Jean Grey como Fênix: sempre voltando dos mortos.

A editora Marvel Comics vem publicando uma fase chamada de Legacy, na qual promete restabelecer o status quo perdido de vários de seus personagens principais, que foram substituídos por outros mais jovens ou mortos em anos recentes. Um dos casos mais curiosos é a ressurreição de Jean Grey, a Fênix, membro dos X-Men que está morta nas HQs desde 2004, ou seja, 13 anos! Porém, ela não está sozinha: a primeira edição da minissérie Phoenix Resurrection traz alguns outros heróis mutantes de volta.

Phoenix resurrection 01 innerPelo o que dá a entender da trama, Jean Grey vive numa cidadezinha do interior dos EUA com uma outra identidade e sem memórias de que já foi mutante ou heroína. Não somente ela está viva – e trabalhando de garçonete num café – como também está ressuscitada toda a sua família. Porém, numa cena vemos e jovem servindo um personagem que se parece demais com Sean Cassady, o Banshee, outro membro morto dos X-Men e, por fim, atende um chamado na porta que revela Scott Summers, o Ciclope, também morto recentemente em uma aventura do grupo. (Leia sobre a morte de Ciclope aqui). Phoenix resurrection Cyclops

Não está claro se isso tudo é apenas uma manifestação dos poderes psíquicos de Jean Grey (e assim, Banshee e Ciclope continuariam mortos) ou se estão mesmo todos vivos.

Na cronologia atual dos mutantes da Marvel nas HQs, a Fênix está morta há anos e Ciclope há alguns meses, porém, versões mais jovens (adolescentes) de ambos estão vivas: os primeiros membros dos X-Men foram trazidos do passado para o nosso presente e, desde então, vivem neste tempo. O Ciclope mais velho teve chances de conhecer seu “eu” mais jovem. Irá Jean Grey fazer o mesmo?