stan lee walk of fameDesde o ano passado, uma onda de denúncias de abuso sexual em Hollywood vem abalando a indústria de cinema e um novo capítulo inicia agora, com a a acusação de ninguém menos do que Stan Lee, o criador maior do Universo Marvel, e a mente por trás de personagens como Vingadores, X-Men, Quarteto Fantástico, Homem-Aranha, Homem de Ferro, Thor, Hulk, Viúva Negra, Demolidor, Dr. Estranho, Pantera Negra, Surfista Prateado e uma lista sem fim.

Segundo o Mail Online (e divulgado pelo Comic Book Movie), a empresa de cuidados médicos que acompanhava o escritor e produtor de cinema mais famoso do mundo dos quadrinhos teria cometido uma série de atos impróprios com as enfermeiras que cuidavam dele. A denúncia da empresa – que curiosamente não teve o nome revelado (?) – diz que “O Cara” das HQs andava nu pela casa, exigia que as enfermeiras fizessem sexo oral nele e ainda as atormentava constantemente. Tal empresa teria desistido de fornecer o serviço a Lee em 2016.

O jornal foi atrás da representação oficial do escritor e seu advogado de defesa disse as acusações são:

Falsas e totalmente descabidas. O Sr. Lee não será extorquido ou chantageado e não pagará dinheiro a ninguém, porque não fez nada de errado.

Em complemento, a Vitale Nursing Inc., atual empresa que fornece serviço de acompanhamento médico e de enfermagem a Lee também se pronunciou, afirmando que o comportamento de Lee é:

Polido, gentil e respeitoso.

A frase do advogado de Lee dá a entender que o escritor está sendo ameaçado ou chantageado, e aparentemente, nenhum processo judicial foi aberto contra ele, o que só reforça tal impressão.

1280_stan_lee_joan_lee_Getty_Images-137508279Stan Lee acabou de completar 95 anos (em dezembro último) e ficou viúvo em 2017, quando faleceu sua esposa, com quem era casado desde a juventude. Ele também cravou suas mãos na Calçada da Fama em Hollywood em julho do ano passado.

 

stan lee young sepia
Um Stan Lee bem jovem em começo de carreira.

Nascido em Nova York, em 1922, Stanley Lieber veio de uma família judia de origem romena e começou a escrever ainda na adolescência, inclusive, ganhando prêmios juvenis. Aos 17 anos conseguiu emprego na Marvel Comics e se tornou assistente, até ser contratado pela dupla Joe Simon e Jack Kirby a ajudá-los a escrever as histórias do Capitão América, o maior sucesso da editora. Quando a dupla deixou a Marvel, em 1942, Lee se tornou o Editor-Chefe da empresa, cargo que ocupou por 30 anos – à exceção dos três anos nos quais serviu o Exército em meio à II Guerra Mundial.

stan lee 1968 black and white
… o Stan Lee superstar de 1968.

Mesmo com a Marvel sendo uma das principais editoras de quadrinhos do mercado dos EUA em seu tempo, Stan Lee só produziu sua obra mais conhecida a partir de 1961, quando criou o Quarteto Fantástico e o sucesso o motivou a criar todo um novo universo de heróis, como Homem-Aranha, Thor, Hulk, Homem de Ferro, Homem-Formiga, os Vingadores, X-Men etc.O sucesso de suas revistas no público universitário dos EUA foi um diferencial num mercado que se pensava apenas para crianças e serviu para transformá-lo em um superstar em plena era hippie.

stan lee today 02Em 1972, se afastou da redação da Marvel para se tornar o Publisher da empresa, cargo responsável por representá-la nos negócios e no licenciamento de outros produtos. Apesar de estar aposentado desde os anos 1990, Stan Lee continua a ser “a cara” não-oficial da Marvel e goza do crédito de Produtor Executivo de todos os filmes realizados a partir dos personagens que criou, além de fazer famosas e cômicas participações especiais na maioria deles.