Segundo noticiou o jornal britânico The Guardian, ocorreu hoje mais cedo o sepultamento da cantora Dolores O’Riordan, líder da banda irlandesa The Cranberries. Ela faleceu no último dia 15, vítima de causa desconhecida, tratada até agora como morte súbita, enquanto estava em um hotel em Londres, para uma curta temporada de gravações. A cerimônia fúnebre foi marcada por homenagens e até a presença do presidente da Irlanda.

O funeral ocorreu em Ballybricker, nas vizinhanças da cidade natal de O’Riordan, Limerick, na Irlanda. Foi uma cerimônia católica que contou com a presença dos filhos e do ex-marido da cantora, além de amigos e familiares. O presidente do país, Michael D. Higgins, esteve presente e lamentou a morte precoce da cantora, de apenas 46 anos,mas ressaltou ser importante homenagear sua música.

Os membros remanescentes do Cranberries, Noel Hogan, Mike Hogan e Fergal Lawler, tocaram ao vivo a faixa When You’re Gone, um dos grandes sucessos dela, presente no terceiro álbum da banda, To The Faithfull Departament, de 1996. A canção também foi escolhida pelas rádios da Irlanda como homenagem, por meio de uma ação propagada nas redes sociais para que todas as rádios do país tocassem a faixa durante a cerimônia.

https://youtu.be/RUmdWdEgHgk

A missa de corpo presente também contou com a gravação da canção Ave Maria por Dolores O’Riordan e o tenor italiano Luciano Pavarotti.

Lançada ao estrelato aos 24 anos logo no disco de estreia do Cranberries, em 1993, Dolores O’Riordan se tornou uma das mais importantes musicistas dos anos 1990, pelo grande sucesso do grupo, mas também por suas letras fortes e críticas, sem falar do fato de ser não somente a líder da banda, mas a principal compositora, vocalista e guitarrista solo.

A causa Mortis da cantora somente será divulgada oficialmente em abril.