logan cover bannerA Academia de Artes e Ciências de Hollywood divulgou hoje a aguardada lista de Indicados ao Oscar 2018, prêmio mais badalado do cinema mundial que terá sua 90ª edição este ano. E para o bem dos filmes de super-heróis, Logan, Guardiões da Galáxia Vol. 2 e Star Wars – Os Últimos Jedi estão indicados e concorrendo ao prêmio; enquanto ainda no campo nerd, A Forma da Água, de Guilhermo Del Toro, é o campeão de indicações, com 13 categorias, incluindo Melhor Filme e Diretor.

Dentre os indicados do campo dos super-heróis, o único que está dentre as categorias consideradas “nobres” é Logan, que concorre por Melhor Roteiro Adaptado de Scott Frank, James Mangold e Michael Green, o que por si só é um grande feito. Jamais um filme do tipo foi indicado por esse tipo de categoria, já que sempre levam mais “chances” nas chamadas categorias técnicas, como é o caso de nossos outros dois representados.

Star Wars – Os Últimos Jedi, o maior arrasa-quarteirão do ano, está indicado por Melhores Efeitos Visuais, Melhor Edição de Som, Melhor Mixagem de Som e Melhor Trilha Sonora; enquanto Guardiões da Galáxias Vol. 2 é indicado a Melhores Efeitos Visuais.

É raro três filmes do gênero super-heróis (esticando um pouco para incluir Star Wars) concorrerem à premiação, já que a Academia tem preconceito contra filmes que entretêm. E para não deixar de falar, vários atores e atrizes que fizeram trabalhos memoráveis em filmes do tipo estão contemplados nas indicações por outros trabalhos, como Margot Robbie (a Arlequina de Esquadrão Suicida, indicada Melhor Atriz por Eu, Tonya); Gary Oldman (Comissário Gordon da Trilogia Cavaleiro das Trevas, Melhor Ator por O Destino de uma Nação); Willem Dalfoe (Norman Osborn/ Duende Verde de Homem-Aranha, Melhor Ator Coadjuvante por Flórida); Sam Rockwell (Justin Hammer de Homem de Ferro 2, Melhor Ator Coadjuvante por Três Anúncios para um Crime); sem falar do diretor Guilhermo Del Toro (de Hellboy, indicado por A Forma da Água), o provável ganhador da estatueta; e Christopher Nolan (da Trilogia Cavaleiro das Trevas) cujo filme Dunkirk é indicado (mas não ele como diretor).

Claro, já tínhamos dito que era demais Mulher-Maravilha conseguir alguma indicação (já que é um ano de grande presença do movimento das mulheres em Hollywood, ela teria mais chances, mas é da Academia que estamos falando…), mas o que decepciona mesmo é a não indicação de Patrick Stewart pelo professor Charles Xavier idoso de Logan. O ator britânico nunca foi indicado à estatueta e seu trabalho neste filme é monumental. Merecia mesmo.

E aí, Logan, Star Wars e Guardiões da Galáxia vão levar alguma das estatuetas? Faça suas apostas! E comente abaixo!