stan lee 2017Foi uma surpresa ontem a notícia de que Stan Lee, o lendário criador do Universo Marvel nos quadrinhos, tinha sofrido um mal súbito e fora internado. Quem deu a notícia foi o TMZ, mas hoje, foi divulgado que o criador de Homem-Aranha, Hulk, Thor, Homem de Ferro, Vingadores e X-Men está bem e de volta para casa.

Lee compareceu à prémiere de Pantera Negra (outro personagem que criou nos anos 1960) na segunda-feira e estava bem e animado. Mas teria sido internado num hospital em Los Angeles na quarta-feira após sofrer um pequeno colapso cardio-respiratório. Mas o The Hollywood Reporter noticiou hoje que The Man já está de volta em casa e está bem. 

Stan Lee tem 95 anos e começou a trabalhar na Marvel Comics aos 17 anos de idade como “garoto de recados”, em 1939. Rapidamente, ele passou a escrever histórias do Capitão América, em 1941, e no ano seguinte já era promovido a Editor-Chefe da editora, cargo que ocupou por 30 anos, à exceção dos dois (de 1943 a 1945) que fora convocado pelo exército para atuar na II Guerra Mundial. Após uma crise comercial que quase destruiu a indústria dos quadrinhos na década de 1950, Lee deu a volta por cima aos 39 anos, a partir de 1961, criando o Universo Marvel como conhecemos, com personagens como Quarteto Fantástico, Hulk, Thor, Homem-Aranha, Homem-Formiga, Homem de Ferro, Doutor Estranho, Demolidor, X-Men, Vingadores, Pantera Negra, Surfista Prateado e centenas de outros.

Ele escreveu a maior parte das histórias desses personagens até 1972, quando foi promovido a Publisher da Marvel e passou a representar a empresa nas negociações de licenciamento e outras tarefas editoriais. Lee se aposentou nos anos 1990, mas hoje ainda é creditado como Produtor Executivo de todos os filmes da Marvel.