han solo movie cast
Phil Lord e Chris Miller em meio ao elenco de Solo.

Em uma entrevista à Variety, os dois ex-diretores de Solo – Uma História Star Wars, Phil Lord e Chris Miller, revelaram que receberão créditos pelo filme, mesmo tendo sido despedidos da produção e substituídos por Ron Howard. Segundo a dupla, ambos serão creditados como Produtores Executivos.

É uma saída diplomática para uma questão sempre delicada. Lord e Miller foram contratados pela LucasFilm após fazerem sucesso com a animação LEGO Movie e estavam envolvidos com o filme solo do Flash que terminou não acontecendo (ainda?). Porém, com enormes diferenças criativas com o estúdio, foram demitidos pela presidente da LucasFilm, Kathleen Kennedy, quando já haviam filmado 3/4 do longa.

O veterano Ron Howard (de O Código Da Vince) assumiu o comando de Solo e refez a maior parte do filme, inclusive, substituindo alguns atores. No fim, ele será creditado como diretor.

A substituição de um diretor em um filme é o mais grave dos percalços de uma produção e vem acontecendo com alguma frequência nos últimos anos. Aparentemente, isso aconteceu inclusive em outra produção da LucasFilm, Rogue One, que passou por extensas refilmagens que mudaram o final do longa. Mas o diretor Gareth Edwards manteve os créditos, mesmo com os rumores de que foi Matthew Vaughn quem finalizou o filme. O próprio Vaughn também se envolveu em caso similar, embora menos bem sucedido, quando o diretor de Quarteto Fantástico, Josh Trank, teve um tipo de surto psicótico em meio às filmagens e foi afastado da produção, porém, o estrago já havia sido feito e não foi possível “salvar” o resultado final, com um grande fracasso de público e crítica, mas para o bem de Vaughn, ele não recebeu crédito nenhum. Em outro caso célebre, o diretor de Liga da Justiça, Zack Snyder, também foi demitido da produção e Joss Whedon (de Os Vingadores) foi chamado para comandar um extenso programa de refilmagens, porém, nesse caso, os créditos de Snyder foram mantidos, mas Whedon foi creditado como roteirista, já que alterou bastante o produto final.

Com Rogue One sendo um grande sucesso (fez mais de 1 bilhão de dólares de bilheteria) e Quarteto Fantástico e Liga da Justiça dois fracassos monumentais, o jogo está de 2 x 1 até agora no campeonato dos diretores substituídos. Solo irá empatar a partida ou garantirá a “vitória” dos fracassos? Veremos…