The-Last-Jedi-Leia rhinking
Carrie Fisher como Leia Organa em Os Últimos Jedi.

A saga de Star Wars ganhou uma grande lacuna com o falecimento da atriz Carrie Fisher, em 28 de dezembro de 2017, quase um ano antes da estreia de seu último filme: Star Wars – Os Últimos Jedi, na qual reprisava o papel de Leia Organa. Enquanto continua no ar a questão de como a LucasFilm irá tratar seu desaparecimento no último capítulo da saga – Episódio IX estreará em 2019 – nos últimos dias surgiu uma petição dos fãs da saga solicitando que Meryl Streep (a atriz mais vezes indicada ao Oscar na história da premiação) a substituísse no filme. Agora, o Collider entrevistou o ator Mark Hamill, que vive (viveu?) o irmão de Leia, Luke Skywalker, e lhe perguntou sobre a possibilidade.

meryl-streep-big-little-lies-cinepop-750x380
Meryl Streep.

Primeiro de tudo, eu não sei quais são os planos específicos para a personagem [Leia], mas apenas, que do modo que Han Solo foi mais proeminente no [Episódio] 7, Luke foi mais proeminente no 8, presumimos que Leia seria mais proeminente no 9 [em referência ao trio de personagens principais da saga], especialmente por causa da dinâmica de ter [o vilão] Kylo Ren como seu filho. Acho que seria difícil substituí-la, só porque ela estava são ligada àquela personagem. Eles [a LucasFilm] já desistiram da ideia de criar sua performance por computação gráfica, como fizeram com [o ator] Peter Cushing [que há muitos anos falecido, foi recriado digitalmente para o filme Rogue One], então… isso vai ser mesmo… não um problema incontornável, mas eu sei que o roteiro estava suficientemente adiantado quando nós a perdemos. Eles tiveram que voltar atrás e enquadrar as coisas. Mas ela é insubstituível, no que me concerne.

star wars the last jedi luke principalEfetivamente, a morte de Fisher deixa um buraco enorme na trama geral da Nova Trilogia, que gira em torno de uma nova geração de personagens assumindo o lugar dos antigos; mas Leia é a mãe de Kylo Ren e isso seria um elemento dramático a ser explorado no Episódio IX. Leia teve um papel pequeno em Star Wars – O Despertar da Força e uma participação um pouco maior e mais importante em Os Últimos Jedi. Mas com sua morte, não há nada para o seguinte, que ainda será filmado.

Por fim, o site também pergunta a Hamill se ele espera voltar para o Episódio IX. O grande protagonista da Trilogia Clássica, teve uma aparição-relâmpago em O Despertar da Força e um papel protagonista em Os Últimos Jedi, porém – SPOILERS À FRENTE – seu personagem morre no final do filme.

Luke-vs-Kylo-Ren-Crait-The-Last-Jedi
Luke versus Kylo Ren em Os Últimos Jedi.

Contudo, na trama de Star Wars, o pleno domínio da Força permite aos Mestres Jedi continuar de algum modo vivos após a morte, com o que os fãs chamam de Fantasmas da Força, representações algo holográficas que continuam a interferir nos eventos do mundo físico. Em Os Últimos Jedi, por exemplo, Luke é aconselhado por Yoda, que já havia morrido há muitos anos, mas aparece como um Fantasma da Força.

O próprio Luke poderá aparecer como um Fantasma da Força no Episódio IX? Hamill responde:

Você sabe, eu tenho que falar corretamente, porque tive a mais fantástica entrada de toda a minha carreira no 7, e tive esta incrível saída no 8, então, eu realmente não tive um começo, meio e fim; tive um começo e um fim, mas parece completo, em um certo sentido. Seja lá o que eles decidam, sabe, se for algo mínimo ou não-existente, estou ok com o 9. Mas tudo depende de Chris Terrio [o roterista] e J.J. Abrams [o diretor], que estão escrevendo neste exato momento.

O que você acha? Luke volta ou não?