star wars heathrow airport 2O dia 04 de maio é tradicionalmente comemorado como o Star Wars Day. Embora o primeiro filme da saga tenha estreado no mês de abril, convencionou-se aquela data por causa da sonoridade da frase “May the Force be with you” (Que a Força esteja com você) que soa como May the 4th. E para celebrar a data o Heathrow Airport, o principal aeroporto de Londres criou uma ação sensacional: os painéis de decolagem exibiam voos especiais que faziam referência à saga.

Assim era possível visualizar voos para planetas da saga, como Tatooine (lar de Luke Skywalker), Kamino (terra do caçador de recompensas Boba Fett), Hoth (planeja gelado palco de uma grande batalha do Império contra a Aliança Rebelde), Jakku (planeta de Rey) e muito mais. As aeronaves ganhavam “códigos” com nomes de personagens ou de veículos dos filmes.

Também havia alguns avisos: o voo para Jakku, código BB8, estava atrasado por causa de tempestades de areia. O de Hoth, código C3PO, também estava atrasado, esperando clareamento da visão por causa da neve. Já para Kashyyyk, planeta dos Wookies, cujo código era WOOK1E, dizia que a segurança seria reforçada e que todos os arcos seriam revistados, numa referência às armas usadas por essa raça nos filmes e seu representante mais famoso, Chewbacca.

O voo para Alderan, o planeta da princesa Leia Organa, que é destruído em Star Wars – Uma Nova Esperança, na demonstração de poder da estação espacial Estrela da Morte, conta com o código LE1A e está (por motivos óbvios) cancelado. Você poderia ir para a Estrela da Morte também, no voo TIE-11382, que já estava com os portões abertos, mas com o aviso de que fosse com bastante tempo, pios na certa seria uma armadilha.

O único voo confirmado e em tempo é para Endor, código W1CKET, que é o planeta em que ocorre a batalha final da guerra contra o Império, que resulta nas mortes do Imperador Palpatine e de seu braço direito Darth Vader. O código faz referência ao personagem que ajuda os mocinhos e é da raça Ewok.

Por fim, o voo para Kessel, famoso circuito de contrabandistas, tem código HAN5010 e diz que terá novas informações a partir de 25/10/18, que é data de estreia de Han Solo – Uma História Star Wars. Há ainda a informação de que o voo tem uma nova duração, com menos de 12 parsecs, numa referência à frase do personagem em Uma Nova Esperança, quando diz que era o piloto que tinha feito o Circuito de Kessel em menos de 12 parsecs.