jon favreau star wars seriesEm uma entrevista dada na premier de Han Solo – Uma História Star Wars, o diretor (e ator) Jon Favreau disse ao Nerdist que a série de TV com atores que está desenvolvendo para Star Wars irá se passar 7 anos após O Retorno de Jedi.

Os sites e fãs ficaram animados porque este é um período de tempo praticamente inexplorado na atual fase da franquia.

Em Star Wars, a LucasFilm adotou uma contagem de tempo que determina como ano zero a Batalha de Yavin, que ocorre no final de Uma Nova Esperança, o primeiro filme lançado pela saga, em 1977. Assim, o capítulo final da Trilogia Clássica, O Retorno de Jedi, se passa em 4 ABY, ou seja, 4 After Battle of Yavin (4 anos após a Batalha de Yavin). Dessa forma, a série de TV de Favreau se passará em 11 ABY.

A informação é interessante porque este é um período inexplorado na saga Star Wars atualmente. Antes da compra pela Disney, a LucasFilm criou o Universo Expandido, uma série de histórias sobre Star Wars que se passavam em todos os períodos possíveis (antes, durante e depois dos filmes) em livros, quadrinhos, games etc. Porém, quando decidiram fazer a Nova Trilogia (que já lançou O Despertar da Força e Os Últimos Jedi) ao lado dos derivados (Rogue One), decidiu-se considerar o Universo Expandido como não-canônico.

Junto à nova leva de filmes, criou-se um novo Universo Expandido (também em livros e quadrinhos) canônico, mas neste, os eventos após a vitória da Aliança Rebelde na Batalha de Endor em O Retorno de Jedi são nebulosos. Livros como Aftermath, Last Shot e Bloodline cobrem apenas pequenos períodos, como imediatamente após 4 ABY ou de modo mais distante, como depois de 28 ABY.

Não há detalhes sobre a trama ou os personagens da série de TV de Jon Favreau. Apesar de também atuar como ator, ele é o diretor de filmes como Homem de Ferro, Cowboys e Aliens e Mogli – O Menino Lobo.