De modo surpreendente, o que parece ser uma arte promocional de Vingadores 4 chegou à rede hoje, divulgada pelo Hero X e massificada pelo Comic Book Movie. A imagem lança luz sobre alguns detalhes do filme, cuja trama é guardada a sete chaves pela Marvel.
O final surpreendente de Vingadores – Guerra Infinita deixou todos de queixo caído e com milhões de perguntas na cabeça. A principal delas é: sobre o que se trata a sequência? A Marvel vem sendo habilidosa em manter tudo em segredo, o que só torna a ausência de informação mais explosiva para rumores e suposições. Para piorar, para manter o segredo, a campanha de marketing de Vingadores 4 só deve começar no fim do ano, lá por dezembro, para o filme que será lançado cinco meses depois.
A imagem divulgada pode ser falsa, claro. É bom avisar isso de antemão. Porém, apesar da baixa resolução, a qualidade da arte parece indicar ser verdadeira, pois está totalmente de acordo com a estética adotada pelo Marvel Studios em suas artes promocionais, que normalmente são divulgadas antes das imagens oficiais, como forma de matar a curiosidade dos fãs.
Se a imagem for verdadeira, traz algumas novidades: novos uniformes para Capitão América e Gavião Arqueiro, nova armadura para Máquina de Combate e até uma roupa para o Hulk, lembrando bastante aquela usada nos tempos da Saga do Panteão nos quadrinhos. Outro ponto interessante é que a equipe está em um ambiente que não parece ser terráqueo, o que reforça que continuaremos levando os Vingadores ao espaço na sequência. E por fim, claro, temos a presença da Capitã Marvel junto à equipe.
Egressos dos Guardiões da Galáxia, Rocket e Nebula também aparecem ao lado do time.
Algumas pequenas adesões na imagem trazem detalhes curiosos, como o Capitão América sem barba e a Viúva Negra novamente ruiva, duas coisas que sabemos (por imagens dos sets de filmagem) que irão mesmo acontecer em 4.
Existe um rumor rondando de que Vingadores 4 se passará algum tempo após Guerra Infinita, com 5 anos sendo o período de tempo mais citado. Contudo, é no mínimo inusitado ao estilo do Marvel Studios promover um salto tão longo. Afinal, como explicar as “ausências” de determinados personagens por tanto tempo?
De qualquer modo, será muito interessante ver essa nova formação dos Vingadores com Capitão América, Homem de Ferro, Thor, Hulk, Viúva Negra, Gavião Arqueiro, Capitã Marvel, Nebula, Rocket, Máquina de Combate e Homem-Formiga contra Thanos.
Falando no titã louco, o vilão também ganhou uma imagem só sua e ela traz também suas questões: ele está novamente de armadura, ostentando uma imensa espada (um item que já apareceu em alguns brinquedos relacionados a Guerra Infinita) e ainda com a Manopla do Infinito na mão.
Será que Thanos estará assim em Vingadores 4? Porque voltará a usar a armadura que abandonou logo na primeira cena de Guerra Infinita?
Existem muitas apostas sobre a trama de Vingadores 4. Uma delas – relacionada a viagens no tempo, você pode ler clicando aqui – e agora apresento outra: existe muita gente que acha, e faz sentido do ponto de vista narrativo, que embora os caminhos dos Vingadores e de Thanos se cruzem novamente, isso ocorrerá por causa de um terceiro elemento, uma nova ameaça.
Como os Skrulls aparecerão em Capitã Marvel, que será lançado logo antes de 4, muitos acreditam que os alienígenas verdes serão a ameaça secundária (principal?) do último capítulo da Fase 3 do Marvel Studios. Por isso, muitos acham que Invasão Secreta seria o arco de histórias (e título do filme) que seria adaptado.
(Para quem não acompanha dos quadrinhos, em Invasão Secreta, os Vingadores descobrem que os alienígenas Skrulls, que têm poderes de alterar a própria forma, estão infiltrados na Terra, tendo tomado o lugar de pessoas importantes do planeta, incluindo, heróis e vilões.)
O maior problema neste ponto é que a trama de Invasão Secreta é terráquea demais e será preciso algo cósmico para que Vingadores e Thanos cruzem o caminho. Isso porque o que se supõe – tal qual acontece nos quadrinhos – é que após os eventos de Guerra Infinita, uma ameaça cósmica muito grande, colossal, irá obrigar Thanos a sair de seu retiro voluntário. Não é impossível – é provável – que Vingadores e Thanos lutem contra uma mesma ameaça comum, mesmo que precisem tratar sua própria questão em algum momento.
A menos que sejam feitas grandes mudanças na trama, Invasão Secreta não se presta a esse cenário. Mas a Guerra Kree-Skrull sim. Muita gente acha que essa clássica aventura dos Vingadores será adaptada em Capitã Marvel, mas talvez não seja esse o caso.
Pense bem: com os eventos de Guerra Infinita, o universo está um caos. A Tropa Nova foi exterminada, o que cria um bom cenário para que antigos inimigos se ponham novamente em guerra, como é o caso dos Kree e dos Skrulls. Uma guerra aberta, violenta, no cosmos, seria motivo suficiente para Thanos intervir. E os Vingadores deverão estar singrando o cosmos também, em busca do titã louco e podem ser pegos em meio aos eventos.
Também não deixo de pensar que a Marvel já usou títulos de HQs sem se preocupar com o conteúdo do material original – Era de Ultron é o caso mais célebre (o filme e o quadrinho não têm nada a ver um com outro, à exceção do vilão) – e Vingadores 4 pode trazer mais um caso. Em vez do difícil título de Guerra Kree-Skrull, proibitivo para o grande público (e o marketing), a Marvel bem poderia usar Guerra Secreta (nome já usado não em uma, mas em três [!] sagas) e com isso, fazer um tipo de fecho de trilogia com Guerra Civil e Guerra Infinita.
Claro, tudo é especulação…


Quanto mais vc descreve mais sentido faz, Irapuan. A GKS pode ser insinuada no filme da Capitã e tomar corpo mesmo em Vingadores 4, podendo mesmo provocar uma mudança de atitude de Thanos como já ocorreu nas HQs, ao mesmo tempo que o título Guerra Secreta cairia como uma luva, apesar de não se tratar de fato dela.
Agora aproveitando o embalo, comento sobre o rumor de um possivel GRANDE SPOILER abaixo – tratando-se da morte de um personagem importante.
(vi um video sobre o possivel vazamento do roteiro da sequência de Homem Aranha Homecoming, e nele a trama giraria em torno de uma tecnologia roubada de Stark, a qual Peter sentiria-se na obrigação de recuperar para honrar o legado de seu mentor – atenção para o possível SPOILER:
o detalhe é que Stark estaria morto a essa altura, tendo anteriormente se sacrificado pela vitoria dos Vingadores – já ouviu algo sobre isso? Pode mesmo fazer sentido, não…)
GostarGostar
Oi, Jorge, obrigado! Também acho que faz sentido… 😁
Eu vi esse rumor, sim, até falei um pouco dele no post sobre o Homem-Aranha alguns dias atrás. Mas tenho alguns receios. Primeiro, porque seria muito arriscado jogar com essa informação no filme do Aranha, que vai ser filmado este ano e terminará antes do lançamento do Vingadores 4, o que é um grande risco para que a informação vaze.
Segundo, que tenho a sensação de que Homecoming 2 (ou Field Trip, como diz o boato) se passa ANTES de Guerra Infinita e não depois. Seria a saída para resolver duas questões: 1) não se comprometer a entregar nada sobre V4 e 2) manter a lógica de que cada filme do Aranha se passará em um dos anos do Ensino Médio (nos EUA, a High School tem 4 anos, e Homecoming se passa no segundo [Peter está de volta às aulas, lembra?]). Field Trip se passaria no terceiro e a trilogia fecharia com o último ano do Ensino Médio. A própria Marvel já falou disso no passado.
Mas não é impossível que o rumor seja correto. Afinal, a depender de qual o intervalo de tempo entre Guerra Infinita e 4 (Guerra Secreta?) Ainda seria possível manter Field Trip no terceiro ano de Peter. E Stark (e Steve Rogers) morrer(em) no V4 também faz todo sentido.
E para não dizer que não falei das flores, o rumor ainda pode estar certo, mas a “morte” de Stark ser apenas o fato dele ter desaparecido (ido ao espaço) em Guerra Infinita e, com ele não voltando logo, ser declarado morto.
O que acha?
Um abração!
GostarGostar
Se não me engano o rumor detalhava que Homecoming2/Field Trip se passaria durante uma viagem de campo da escola, daí mesmo o titulo, e bate com a idéia que vc levantou da Marvel querer que essa trilogia do Aranha se passe toda durante o Ensino Médio mesmo. Porém não consigo imaginar que esse filme do Aranha, sendo lançado em julho de 2019, não lide com as repercussões imediatas de Vingadores 4, seria de alguma forma muito anticlimatico a meu ver… mas nada impossível, especialmente se eles quiserem manter essa trilogia relativamente fechada.
GostarGostar