Legião Urbana: Renato Russo, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá.

Mesmo décadas após sua morte, a obra do cantor e compositor Renato Russo continua embalando o coração dos mais jovens e do rock brasileiro, especialmente, àquela vinculada à banda Legião Urbana. O conteúdo narrativo das letras do artista é tão rico que sempre se falou em adaptar algumas delas como filmes. Isso já foi feito com sucesso com Faroeste Caboclo e agora vai ser repetido com Eduardo e Mônica, canção gravada pela Legião em seu segundo álbum, Dois, de 1986. A letra conta a história de um casal que se apaixona “mesmo com tudo diferente” um do outro.

As gravações começam nessa semana e o longametragem será dirigido por Renê Sampaio, o mesmo que comandou Faroeste Caboclo. O casal será vívido por Gabriel Leone (de Onde os Fracos Não tem Vez) e Alice Braga (de Cidade de Deus, A Rainha do Sul e Ellysium).

A presença de Braga – uma atriz brasileira com bom trânsito em Hollywood – parece indicar o interesse numa carreira internacional ao longa.

O filme é produzido em parte pelo espólio da família de Renato Russo, comandado por seu filho, Giuliano Manfredini, que recentemente foi manchete numa disputa declarada com a avó e a tia (mãe e irmã de Russo) com quem dividia o espólio.

Nascido Renato Manfredini Júnior, no Rio de Janeiro, em 1960, Renato Russo cresceu em Brasília e, apesar de apaixonado por Beatles e rock clássico, foi impulsionado à carreira musical pelo movimento punk dos anos 1970. Ele fundou o Aborto Elétrico, em 1978, a primeira banda punk de Brasília e marco zero de um grande movimento musical que legaria bandas como Capital Inicial e Peble Rude na década seguinte.

Após deixar sua primeira banda, em 1981, e passar um tempo se apresentando como O Trovador Solitário, Renato Russo montou a Legião Urbana em 1982, ao lado do baterista Marcelo Bonfá. A formação foi se consolidando aos poucos, com a entrada do guitarrista Dado Villa-Lobos em 1983 e, por fim, do baixista Renato Rocha, em 1984 (e que deixaria o grupo quatro anos depois).

A Legião Urbana causou alguma sensação com seu álbum de estreia homônimo, em 1985, mas foi com Dois, de 1986, que se firmou como a mais importante banda brasileira dos anos 1980, e Renato Russo o maior nome de sua geração. O cantor contraiu o vírus HIV nos anos 1990, mas morreu de uma forte crise depressiva, em 1996.