O tabloide britânico The Sun disse que o ator Ewan McGregor irá reprisar o papel do Mestre Jedi Obi-Wan Kenobi em Star Wars – Episódio IX, que será gravado no segundo semestre para lançamento em 2019. O filme anterior, Os Últimos Jedi, teve a participação surpresa de outro velho personagem da série, o Mestre Yoda.

Claro, o The Sun não é das fontes mais confiáveis, mas sem dúvida, o jornal é bem antenado com o Showbiz britânico. Além disso, foi esse tabloide quem deu primeiro o furo de que Jake Gyllenhaall irá interpretar o vilão Mysterio em Homem-Aranha – Longe de Casa (Far From Home), o próximo filme do aracnídeo, que também sai em 2019.

A volta de McGregor como Obi-Wan seria uma ótima sacada da Lucasfilm para depois fazer o filme solo do personagem, que está rumorizado para lançamento em 2020.

Na saga Star Wars, Obi-Wan Kenobi é um velho Mestre Jedi que insere o herói Luke Skywalker no conhecimento e domínio da Força para combater a tirania do Império e seu braço forte, Darth Vader, que depois, ele descobrirá ser seu próprio pai. Obi-Wan foi vivido por Alec Guinness em Uma Nova Esperança, O Império Contra-Ataca e O Retorno de Jedi, em 1977, 1980 e 1983. Ele é morto por Darth Vader no primeiro filme e retorna como um Fantasma da Força nos dois seguintes, ou seja, usando sua conexão com a Força para se manter meio vivo como um espectro.

A Trilogia Prelúdio mostrou uma versão jovem do Mestre Jedi, agora vivido por Ewan McGregor, e sendo o responsável por treinar Anakin Skywalker, que terminará caindo ao Lado Sombrio da Força e se tornar Darth Vader, nos filmes A Ameaça Fantasma, O Ataque dos Clones e A Vingança dos Sith, em 1999, 2002 e 2007.

Na verdade, a Nova Trilogia já trouxe Obi-Wan de volta discretamente: em O Despertar da Força, de 2015, quando Rey tem um estorpor ao tocar o velho sabre de luz que foi de Anakin e Luke, ela é acalmada por uma voz misteriosa que diz “Rey, estes são seus primeiros passos”, montada engenhosamente a partir das vozes de Guiness e McGregor.

Após Yoda aparecer como um Fantasma da Força em Os Últimos Jedi para aconselhar Luke Skywalker no treinamento de Rey, nada mais lógico que agora seja a vez de Obi-Wan. Seria realmente fantástico poder vê-lo junto a Luke, que agora também é um Fantasma da Força, mas não está certo se o ator Mark Hamill irá reprisar o papel.

Episódio IX chega aos cinemas em dezembro de 2019 e será escrito e dirigido por J.J. Abrams, o mesmo de O Despertar da Força.