justice-league-trailer batman on the gargoleDentre todos os projetos prometidos pela DC Comics para o cinema, o que mais desperta rumores e curiosidades é The Batman, a nova aventura solo do cavaleiro das trevas. Em meio ao rumores surgidos nos últimos dias de que o filme adaptaria a clássica aventura Ano Um (o conto de origem moderno do personagem), o diretor Matt Reeves aproveitou as entrevistas promocionais de The Passage (nova série de terror produzida por ele e Ridley Scott) para falar sobre o longa do homem-morcego e deixou claro: não será uma adaptação de Ano Um, mas será de clima detetivesco, estará sim conectado ao Universo DC dos cinemas (agora, chamado oficialmente Worlds of DC), terá suas filmagens no ano que vem e – para surpresa de todos (e um quê de mistério) – ainda mantém contato com Ben Affleck, que interpretou o personagem em Batman vs. Superman – A Origem da Justiça e Liga da Justiça (além de uma pequena participação em Esquadrão Suicida), e para muitos está “desligado” do projeto.

batman40514year1part2
Cena de Ano Um por Miller e Mazzucchelli: origem definitiva.

Primeiro, em conversa com o Slash Films, Reeves foi enfático ao dizer que não adaptará Ano Um aos cinemas:

Não estamos fazendo nenhuma [história já conhecida] particular. Ano Um é apenas um de muitos quadrinhos que eu amo. Definitivamente, não estamos fazendo [um filme de] Ano Um. Estamos apenas focados de modo muito específico em um conto que é definitivo para ele [o Batman] e muito pessoal. Obviamente, não estamos fazendo um conto de origem nem nada disso. Estamos fazendo uma história que é definitivamente do Batman e tentando contar uma história que é emocional e ainda sobre ele ser o maior detetive do mundo e todas as coisas que, para mim, desde que eu era criança, me fizeram amar o Batman.

De modo até surpreendente, o diretor foi até um pouco mais específico sobre que tipo de história é essa:

Eu tenho falado sobre fazer [o filme] de um ponto de vista muito estilo noir [o velho gênero de detetive, sombrio e misterioso], uma história definitiva do Batman, que é ele investigando um caso em particular e isso colocando-o dentro do mundo de Gotham City. Eu fiz de novo um mergulho profundo revisitando todas as minhas HQs favoritas. Todas elas absorvidas por osmose. Não é uma sequência dos filmes de [Christopher] Nolan, é muito mais tentar uma forma de fazer isso como algo que, para mim, seja definitivamente no estilo do Batman e seja novo e legal. 

DC_Trinity_Batman_Superman_Wonder_Woman_in_Justice_LeagueEm outra entrevista, também trazida pelo Slash Films, Matt Reeves confirma que o elemento “novo” por ele citado não quer dizer que The Batman não esteja ligado ao Worlds of DC. Ao contrário:

Há caminhos aos quais tudo isto é conectado com a DC, com o Universo DC como um todo. Somos uma peça entre muitas, então, não não quero comentar em que tipo de peça estamos, mas estou focado em um aspecto muito específico do mundo da DC.

dawnofjustice ultimate bruce wayne unmasked
Ben Affleck como Bruce Wayne. 

E embora não detalhe de que forma, o diretor diz que ainda está em contato com Ben Affleck! O que isso quer dizer?

Não está claro. A Bataffleck é a novela mais dramática dos filmes DC, com constantes “notícias” (geralmente falsas ou meros rumores) sobre a estadia ou não do ator-diretor como Batman nos próximos filmes. Essa nebulosidade talvez esteja relacionada ao fato de nem Warner, Reeves e mesmo Affleck saberem se ele está no filme ou não. Essa decisão depende de muitos fatores.

Batman-Justice-League perfilOrigem da Justiça, Esquadrão Suicida e Liga da Justiça retrataram o Batman como um herói veterano: Bruce Wayne com cerca de 45 anos de idade e sendo o cavaleiro das trevas há duas décadas em Gotham City. Temido pela população, secretamente auxiliado pela polícia (na figura do Comissário Gordon) e já tendo uma longa sequência de confronto com inimigos formidáveis, como Coringa, Pinguim, Pistoleiro (Deadshot) e Crocodilo (à exceção do segundo, referenciado em LJ, os demais conectados ao que foi mostrado em ES, embora o Coringa também é sutilmente citado em AOJ, que também deixa claro a existência – e provável morte – do Robin).

Qual será mesmo a abordagem de Matt Reeves em The Batman? Um filme no passado do cavaleiro das trevas como dizem a maioria dos rumores? Se for o caso – explorar essa rica história apenas vislumbrada nos filmes já lançados – fica difícil manter Affleck no papel contra um ator mais jovem. Por outro lado, a descrição dada por Reeves e a informação de que ainda mantém contato com o ator-diretor pode indicar que o longa poderia se passar no “presente” (após os eventos de Liga da Justiça?) e manter Affleck.

Talvez a questão seja mais simples: Ben Affleck está simplesmente esperando Matt Reeves terminar o roteiro para lê-lo e decidir se faz o filme ou não. Caso sim, a ambientação fica no presente e segue em frente. Caso não, a história é adaptada para o passado e se põe um ator mais jovem. Neste último caso, caso o filme seja bem recebido a Warner fica com a decisão de manter o novo ator nos filmes futuros ou criar duas linhas narrativas para o homem-morcego, com Reeves comandando uma Trilogia do Passado, enquanto Affleck pode (ou não) permanecer aparecendo em outros filmes do presente – muito provavelmente, uma sequência de Esquadrão Suicida ou algo do tipo.

A prerrogativa do ator jovem também pode dar à Warner/DC a opção de simplesmente envelhecê-lo um pouco com maquiagem e fazê-lo também o Batman do presente, caso Affleck não permaneça no papel.

No fim das contas, tudo são probabilidades e a confusão de informações desencontradas e rumores sugere, simplesmente, que nenhuma decisão final foi tomada ainda.

Por último, para por outra lenha na fogueira, o “contato” de Reeves com Affleck em relação ao filme pode ter outra dimensão: já que, inicialmente, Affleck estava contratado para escrever, dirigir e estrelar The Batman (ele tem um Oscar de Melhor Filme por Argo, que dirigiu em 2014); ainda pode manter um crédito de Produtor Executivo em The Batman independente de qualquer tipo de decisão tomada em relação ao que falamos antes. Talvez até um crédito de “História por” (Affleck e Geoff Johns, ex-presidente da DC Films, assinaram a primeira versão do roteiro). E no fim das contas, Reeves tenha que falar com ele sobre isso.

Mas o fato concreto é que a novela não acabou e continua a se desenrolar pelo menos até o fim do ano, altura na qual Reeves já deve ter terminado o roteiro e, finalmente, teremos a decisão sobre pelo menos se Ben Affleck volta ou não.

De qualquer modo, o cineasta afirma nessas entrevistas que espera filmar The Batman na primavera ou no máximo no início do verão (do hemisfério norte) do ano que vem, ou seja, entre maio e o meio do ano; o que sinaliza um lançamento para 2020.