opw-15891_r1740611777.jpgA Marvel tem uma alta aposta em Capitã Marvel, filme que mostrará a primeira aventura da heroína de mesmo nome que é a mais poderosa entre os Vingadores! E se o hype em torno do longa se confirmar, teremos um fenômeno ao nível de Mulher-Maravilha, da concorrente DC Comics. Com a matéria de capa da Entertainment Weekly sobre o filme, temos agora uma série de informações (e alguns mistérios) para falar. Vamos a eles!

avengers 4 promo artPrelúdio e sequência à Vingadores – Guerra Infinita

Capitã Marvel terá sua trama situada na década de 1990 – até agora o ano exato não foi revelado – e se passará, portanto, entre 20 ou 25 anos antes de Vingadores – Guerra Infinita, mas terá fortes ligações com este, mesmo assim. Não é à toa que a cena pós-créditos daquele traz justamente o diretor da SHIELD, Nick Fury, usando um tipo de pager (aquele comunicador portátil por mensagens que foi uma “febre” naquela década) que, por seu símbolo, é direcionado à Capitã Marvel.

É esperado que Carol Danvers se una à equipe de heróis no misterioso Vingadores 4 e que seja uma peça-chave para a vitória contra Thanos. O grande mistério é: se sua aventura se passa há 20 anos, por onde ela esteve esse tempo todo?

Capitã Marvel será lançado antes de Vingadores 4.

opw-16473_r1457874522.jpgA heroína já terá seus poderes

Uma das surpresas reveladas pela EW foi que o filme começa com Carol Danvers já com seus poderes. Ou seja, sua história de origem não será linear, seguindo um caminho mais “ida e volta no tempo” ao estilo de Batman Begins, de 2005.

Por ouro lado, sua origem será bastante diferente do original nos quadrinhos. Nas HQs, Carol Danvers se envolveu nas aventuras do Capitão Marvel original, o Kree Mar-Vell, que vindo à Terra como espião, terminou se apaixonando pelo planeta e passando a defendê-lo contra seu próprio povo, virando um herói. Ao ter seu DNA terráqueo fundido com o DNA Kree de Mar-Vell, Carol Danvers termina desenvolvendo incríveis poderes.

No filme, aparentemente, não terá nada disso. As informações da EW dão a entender que Carol será meio terráquea e meio Kree, ou seja, terá cada um dos pais de uma das raças, o que é uma forma de simplificar sua origem. Essa combinação lhe lega seus poderes, com a menina desenvolvendo os poderes de um deus: voo, superforça, invulnerabilidade e a capacidade de absorver e liberar energia.

opw-16329_r-21147621122.jpgO filme já começa com ela no espaço

Outra revelação é que no começo do filme, Carol já estará no espaço, vivendo em Hala, o planeta capital do império Kree e sendo membro de um time de elite de guerreiros chamado Starforce, que além dela terá Korath (personagem de Djimon Hounsou que já apareceu brevemente em Guardiões da Galáxia), além de Minn-Erva (Gemma Chan). O time será liderado pelo personagem de Jude Law – que não é nomeado pela matéria (fazendo mistério), mas que a maioria acredita ser Mar-Vell.

opw-04698_r42146673.jpgSe for o caso, no filme ele não será o espião que vem à Terra, mas um tipo de mentor para Carol Danvers, inclusive, com algum tipo de “história” ou sentimento entre os dois, ao ponto de criar ciúmes nos outros membros da Starforce.

É possível que Mar-Vell venha à Terra justamente para “espionar” Carol, sabendo de sua origem Kree, e termina levando-a ao espaço. Talvez tenha chegado em Hala a notícia de uma deusa superpoderosa Kree vivendo na Terra?

As imagens dão a entender que a Starforce deverá responder diretamente a Ronan, o acusador, personagem de Lee Pace que foi o vilão principal de Guardiões da Galáxia. Passado 20 anos antes, Capitã Marvel deverá mostrar uma outra faceta de Ronan e Korath, antes de se tornarem extremistas malignos. E talvez até mostrar eventos-chave para suas transformações.

opw-06977_r1245291981.jpgOs Skrulls

Outro segredo revelado pela EW foi o papel de Ben Mendelsohn, que será o vilão principal da trama. Até então, se pensava que ele seria o MagnitronYon-Rogg , um líder Kree, mas a revista revela que ele é Talos, um dos Skrulls, os aliens reptiloides que podem mudar de forma nos quadrinhos. E que são inimigos milenares dos Kree.

opw-10279_r1192411326.jpgNas HQs, Talos é um Skrull que não pode mudar de forma, como é o normal em sua raça, mas compensa isso com a selvageria superior de um guerreiro. No filme, pelo visto, ele poderá se mudar de aparência, já que há uma imagem com a aparência humana, usando um terno.

As apostas é que ele estará infiltrado na SHIELD.

dbr1520_cmp_v710-10321186087195.jpgO jovem Nick Fury

Capitã Marvel também será um tipo de filme de origem de Nick Fury. Segundo informações anteriores. o futuro líder da SHIELD e responsável pela reunião dos Vingadores, estará em uma etapa totalmente diferente da vida. Já com uma idade relativamente alta para a ação de campo, Fury estará na iminência da aposentadoria ou de virar um burocrata de escritório na SHIELD. Provavelmente, o filme o mostrará nesta segunda situação.

Mas os eventos da trama deverão fazê-lo mudar de postura e começar a se tornar aquele personagem revelado – de verdade – em Os Vingadores.

Detalhe para os efeitos de rejuvenescimento do ator Samuel L. Jackson, que precisa aparentar ter menos 20 anos no filme! Além do cabelo e do olho esquerdo, Fury também realmente parece mais jovem, no que deve ser uma combinação de maquiagem e efeitos especiais.

A Marvel já usou efeitos similares em Homem-Formiga (com o Hank Pym de Michael Douglas também retratado 20 anos mais jovem) e em Guardiões da Galáxia Vol. 2 (com o Ego de Kurt Russell retratado 30 anos mais jovem), na qual foram usados recursos distintos. No primeiro, o corpo e a ação de um dublê realmente mais jovem, acrescidos dos traços faciais do ator transplantados digitalmente; e no segundo, uma combinação mais direta de maquiagem e efeitos digitais para limpar as rugas.

Outro personagem que será retratado 20 anos mais jovem será Phil Coulson, de Clark Gregg, que apareceu em Homem de Ferro 1 e 2 (e rapidamente em Capitão América – O Primeiro Vingador e Thor) e morreu em Os Vingadores (embora desde então tenha sido ressuscitado na série de TV Agents of SHIELD).

opw-09677_r1076945014.jpgCarol Danvers militar

Uma coisa que não está clara é como Carol Danvers divide em sua biografia o tempo entre a Terra e Hala. Fotos a mostram como uma piloto de caça nos anos 1990, mas isto ocorre antes ou depois dela ser membro da Starforce?

Um palpite é que, embora o filme inicie com Carol já como membro da Starforce, haverá uma volta no tempo para mostrar que ela nasceu e cresceu na Terra (provavelmente, repetindo a dinâmica de Peter Quill, o Star-Lord, líder dos Guardiões da Galáxia, cuja mãe é terráquea e o pai alienígena), escondendo seus poderes e se tornando militar. Mas algum evento a fará descobrir suas origens Kree (ou ela já saberá desde sempre?).

Talvez, ela encontre algum Kree (Mar-Vell/ Jude Law) ou fenômeno do tipo e termine indo ao espaço conhecer mais de suas origens. É provável que esse cicerone seja Mar-Vell.

Ao longo da trama, as armações dos Skrulls – uma invasão? – farão Carol voltar à Terra e se transformar na Capitã Marvel.

opw-09639_r1181176685.jpgUm detalhe interessante: uma das parceiras militares de Carol será Maria Rambeau, o que é uma referência à personagem que, nas HQs, também é uma heroína que se chamou Capitã Marvel, Monica Rambeau, mas depois mudou o nome para Photom. Este nickname aparece como seu apelido escrito no seu avião. (Nos quadrinhos, Monica ganhou acidentalmente poderes de controlar a luz e virou uma poderosa heroína. Sem conhecer o ramo, se chamou de Capitã Marvel sem nem saber que tinha existido um Capitão Marvel. Anos depois, achou o título impróprio e o mudou para Photom, que tem mais a ver com seus poderes). Será que, na cronologia do filme, Maria será a mãe de Monica? Se for, ótima porta para o surgimento de Photom nos próximos filmes.

opw-05957_r2119198411.jpgE a trama?

Toda essa descrição dá uma ideia da trama básica de Capitã Marvel: começa com ela já membro da Starforce e depois veremos suas lembranças, dela crescendo na Terra com superpoderes e descobrindo que é metade Kree; indo ao espaço para conhecer suas origens (por qual motivo?); se envolvendo na guerra entre os Kree e os Skrulls, e com estes vindo à Terra para uma invasão, com Carol vindo defender seu planeta-natal.

Aqui os Skrulls irão se infiltrar na SHIELD, provavelmente ao estilo de sagas como Invasão Secreta e sua primeira aparição – lá muito atrás em Fantastic Four 02, de 1961! – quando tomam lugar de agitadores políticos. Nick Fury será uma peça chave na resistência, quase certo, tendo que ir contra regras expressas e, com isso, ajudando a salvar a agência e abrindo o caminho para se tornar o líder.

img-20180905-wa0020418110213.jpgMas se a Capitã Marvel será tão poderosa como promete Kevin Feigea mais poderosa entre todos os personagens do Marvel Studios, mais forte do que Thor e do que o Hulk! – qual será a real ameaça a ser combatida? Talos ganhará superpoderes semelhantes? (Alguém aí falou Super-Skrull?). A Inteligência Suprema dos Kree? (Traição?). Ronan? (Uma virada à vilania no fim?).