freddie mercury at live aid 1985 gallery-gettyimages-98601743
Freddie Mercury em Wembley, no concerto do Live Aid.

A 20th Century Fox anunciou que Bohemian Rapsody, a cinebiografia da banda britânica Queen, focada na vida de seu vocalista, o lendário Freddie Mercury, terá sua estreia de modo não-usual: o filme será exibido pela primeira vez na Wembley Arena, em Londres, em homenagem ao histórico show da banda no mesmo lugar, como parte do festival Live AID, em 1985.

Embora tenha feito sucesso ao longo dos anos 1970, o Queen era – até certo ponto – considerada uma banda de “segundo escalão”, o que mudou nos anos 1980 com o sucesso de massa que atingiram no mundo todo. Naquele mesmo ano de 1985, o grupo se apresentou para 300 mil pessoas em cada uma das duas noites na qual apareceram no Rock In Rio, o que virou um marco na história deles e do showbizz internacional – a MTV dos EUA transmitiu uma versão editada dos shows, que depois foram lançadas em VHS como Queen: Live In Rio.

queen 1980
O Queen com seu visual mais famoso dos anos 1980.

Com o sucesso e o hype a seu favor, a apresentação da banda no Live Aid (um gigantesco festival beneficente que reuniu os maiores nomes do rock da época em dois concertos, um na Inglaterra e outro nos EUA), em 13 de julho de 1985 (data que virou o “dia internacional do rock”), foi icônica e emblemática: durante 20 minutos, o Queen foi ovacionado, aplaudido e celebrado pela plateia. Em várias canções a plateia de 72 mil pessoas cantou em uníssono a letra das canções junto com Freddie Mercury e ficou histórico o momento em que o público batia palmas seguindo o ritmo de Radio Ga-Ga, imitando o feito sugerido pela faixa, mas explicitado no videoclipe, na qual uma multidão faz o mesmo. Em determinado momento, Mercury cantou à capela e sua longa nota sustentada foi eleita “The Note Heard Round the World”.

Por tudo isso, numa enquete com músicos e jornalistas em 2005, a BBC elegeu o show do Queen no Live Aid como o Maior Concerto de Rock de Todos os Tempos. (Jimi Hendrix em Woodstock foi o segundo lugar!).

queen bohemian rapsody movie at live aid

Rami Malek como Freddie Mercury no filme.

Bohemian Rapsody irá trazer uma recriação do concerto, numa cena que, provavelmente, deverá encerrar o filme.

Bohemian Rapsody tem no elenco Rami Malek (Freddie Mercury), Ben Hardy (Roger Taylor)Gwilym Lee (Brian May) e Joseph Mazzello (John Deacon). O filme foi iniciado com o diretor Bryan Singer, mas este foi demitido após denúncias de estupro de meninos que sofreu nos EUA, e foi substituído por Dexter Fletcher. O roteiro é de Anthony McCarten (de A Teoria de Tudo).

queen live at wembley stadium 1986
DVD Queen Live at Wembley Stadium 1986: clássico absoluto dos concertos.

O evento na Wembley Arena será em 23 de outubro. Infelizmente, o estádio não é exatamente o mesmo em que o Queen tocou: construído em 1923 e famoso por suas torres gêmeas e por ser o maior templo mundial do Futebol, o Wembley Stadium foi fechado em 2000 e demolido, sendo construído em seu lugar um estádio mais moderno. Além dos esportes – o que inclui a Copa do Mundo da FIFA de 1966 e os Jogos Olímpicos de 1948 – o velho Wembley Stadium foi palco de muitos concertos de rock célebres: o Live Aid (1985); o Queen voltou lá na sua turnê de 1986 de A Kind of Magic e gravou ali um álbum (e vídeo) ao vivo, Live At Wembley; um dos concertos da reunião de Crosby, Stills, Nash & Young (1974); 12 concertos dos Rolling Stones (entre 1982 e 1999); os históricos concertos do Genesis na turnê Invisible Touch (1987), que rendeu o disco Live At Wembley Stadium; o Pink Floyd na turnê de A Momentary Lapse of Reason, primeira excursão sem o baixista e líder Roger Waters (1988). O último concerto de rock no velho estádio foi do Oasis (2000), que ali gravou o álbum ao vivo Familiar to Millions.

A estreia oficial de Bohemian Rapsody nos cinemas ocorrerá em 01 de novembro.