infinity war bruce banner and the gaunlet of hulkbusterO ator Mark Ruffalo, que vive Bruce Banner, o Hulk, nos filmes da Marvel Comics, disse uma coisa impressionante em uma entrevista ao Den of Geek: segundo ele, Vingadores 4, que estreia em maio do ano que vem e é a sequência de Vingadores – Guerra Infinita, ainda não tem um final. Este só será filmado agora, no processo de “refilmagens” que está em curso, em Atlanta, na Georgia, nos EUA.

Ruffalo disse:

Nós nem sabemos o que vai ser ainda [o final do filme]. Não estamos fazendo apenas refilmagens, estamos finalizando o filme, já que não tínhamos finalizado totalmente quando o deixamos no ano passado.

E nem mesmo sei se [os irmãos Russo, diretores do filme] sabem realmente [como o filme acaba]. É algo que vai acontecendo quando estamos aqui. É bem fantástico! Nós filmamos algum material e alguns dias depois voltamos e refilmamos, porque queremos ir em uma outra direção. É como um organismo vivo: mesmo quando nos aproximamos de um filme finalizado, ainda estamos trabalhando nisso.

Ruffalo é conhecido por entregar spoilers sem querer em entrevistas, mas desta vez, o que diz sobre o processo de gravação de Vingadores 4 é mesmo surpreendente.

Eu não apostaria em tanta incerteza assim por parte de Joe e Anthony Russo, os diretores, e de Kevin Feige, o presidente do Marvel Studios. Apenas o método de trabalho da Marvel é diferente dos demais estúdios.

avengers 4 promo artPensados inicialmente como um grande filme em duas partes distintas – como o Harry Potter e as Relíquias Mortais, Parte 1 e 2, que encerrou a saga do bruxinho nos cinemas – Guerra Infinita e seu sucessor misterioso (cujo título ainda não foi revelado) logo foi mudado e passou a ser vendido como dois filmes inteiramente diferentes, contando partes da história.

As filmagens, porém, foram concomitantes. De maneira geral, as partes de Guerra Infinita foram gravadas antes das de Vingadores 4, mas houve apenas duas semanas de “férias” entre uma e outro, que transcorreram na maior parte do segundo e terceiro trimestre do ano passado. Os irmãos Russo finalizaram Guerra Infinita e o lançaram em 26 de abril deste ano; e neste exato momento estão fazendo as “refilmagens” para a parte 4 da saga dos maiores heróis da Terra.

As refilmagens são parte do processo de pós-produção já incorporadas aos grandes blockbusters: geralmente duas semanas de filmagens extras para corrigir cenas para adequá-las aos efeitos especiais ou inclusão de cenas novas para aprofundar determinados pontos da história, geralmente, dando mais espaço a determinado personagem e mudando algumas situações.

infinity war thanos face behind captain hold 2No caso de Vingadores 4, ficou claro que o ousado ato da Marvel de matar metade do elenco no final ficou como um trunfo para ser revisado depois. Claramente, Feige e os irmãos Russo preferiram ver a reação do mundo ao final de Guerra Infinita e, a partir daí, escolherem realmente qual caminho seguir para o final do 4.

Provavelmente, o trio tem o Plano A e o Plano B, que deve envolver trazer de volta dos mortos alguns personagens e matar outros em definitivo, bem como que destino dar a determinados personagens em particular: Capitão América e Homem de Ferro sendo os principais neste ponto. Tendo em vista o fim dos contratos dos atores para vivê-los, Chris Evans e Robert Downey Jr. prosseguirão nos papeis ou deixarão o barco?

gallery-1495551278-guardians-of-the-galaxy-vol-2-cast.jpgPor conta da polêmica envolvendo os Guardiões da Galáxia, já que o diretor James Gunn foi demitido e o elenco se manifestou por diversas vezes a favor do diretor, o que levou à Marvel a cancelar os trabalhos em Guardiões da Galáxia Vol. 3, que tinha data de estreia marcada para 2020; é bem possível que esses ajustes finais também digam algo a respeito da trupe espacial.