matt reeves gettyimages-452235124-h_2017

O articulista Humberto Gonzales, do Heroic Hollywood e do The Wrap, afirmou em sua conta pessoal no Twitter hoje que o diretor Matt Reeves entregou esta semana a primeira versão finalizada do roteiro de The Batman. Um passo fundamental para o projeto entrar na parte “grossa” da pré-produção, com imagens conceituais, criação de figurino e cenários. As filmagens estão previstas para começar no segundo trimestre de 2019.

A esteira de produção de Hollywood funciona da seguinte maneira: é produzido primeiro uma sinopse (um texto de 8 ou 10 páginas definindo o conceito do filme) e quando aprovada é desenvolvido o roteiro em etapas (chamadas esboços, versões ou drafts). Cada versão do roteiro é discutida com o estúdio, porque implica não só na história em si e seus conceitos, mas principalmente em custo – onde serão as locações? Que tipo de cenários terão que ser construídos? Que efeitos práticos terão que ser realizados? Etc.

Matt Reeves entregou o primeiro draft e é comum num filme desse porte haver pelo menos 3 drafts até chegar à versão final. Porém, o prazo está confortável para manter o cronograma de filmagens para o ano que vem.

Os rumores dizem que The Batman se passará nos primeiros anos da carreira do herói, com uma versão mais jovem. Reeves já confirmou que o tom será mais detetivesco, com o cavaleiro das trevas investigando um caso que o levará para um mergulho no submundo de Gotham City.