Nos quadrinhos, essa relação é com Ciclope.

A editora Marvel Comics está revelando o release de suas edições de 2019 e, entre as surpresas, está o fato de Wolverine e Ciclope estarem voltando a usar seus uniformes mais famosos (e apreciados?) dos anos 1990. E não somente isso: além da volta de Ciclope – que estava morto na cronologia da Marvel – ele e Logan irão se reunir como aliados e montar um novo time “classe A” de X-Men.

A morte do líder dos X-Men.

Sim, o Ciclope estava morto no Universo Marvel desde a guerra entre os X-Men e os Inumanos, em Death of X. Mas todo mundo sabia que ele ia voltar, não é?

Ciclope do passado e do presente juntos.

E não somente: ele voltou, foi de novo e voltou de novo no meio tempo. Isso porque o Scott Summers do nosso presente havia morrido, mas ainda estava viva sua versão adolescente, que foi trazida do passado e ficou presa no nosso tempo pelo Hank McCoy, o Fera, na saga Novíssimos X-Men. Mas o Ciclope adolescente aparentemente morreu alguns meses atrás. Isso mesmo! (Ele não morreu, você vai saber mais abaixo).

E o “nosso” (verdadeiro) Scott Summers retorna ao fim da saga X-Men Dissassamble, que evoca os mutantes de volta com temas da antiga e célebre A Era de Apocalipse.

Pelo o que os previews permitem perceber, Scott Summers e Logan deixaram as diferenças de lado: ele se tornaram inimigos na saga Cisma, na qual a visão dos dois para o mundo mutante colide. Summers quer ressaltar o aspecto militar dos X-Men e prepará-los para a guerra contra a humanidade; enquanto Logan prefere a via educativa de Charles Xavier e reconstruir a Escola para Jovens Superdotados, que há época havia sido destruída (mais uma vez). E a rebatizou de Instituto Jean Grey, em homenagem à ex-esposa de Ciclope, a quem o canadense baixinho sempre foi apaixonado.

Capa de Uncanny X-Men 13, com Wolverine e Ciclope e os novos X-Men.

O retorno do maior líder dos X-Men, claro, pretende ser bombástico. O anúncio de Uncanny X-Men 13 (note que a revista retorna ao seu título clássico), que chega às comic shops dos EUA em março de 2019 já mostra Ciclope e Wolverine juntos e usando os uniformes clássicos dos anos 1990.

O de Ciclope é aquele azul e amarelo, com cinto e bolsos, criado pelo desenhista Jim Lee em 1991 no hecatômbico lançamento da revista X-Men 01, iniciando o último ciclo de histórias cocriadas pelo escritor Chris Claremont, que passou 17 anos comandando o universo mutante da Marvel entre meados dos anos 1970 até aquele ano. A revista em questão até hoje detém o título de número mais vendido da história das HQs, com 8 milhões de unidades vendidas! Para se ter uma ideia, hoje um grande sucesso vende 200 mil cópias e poucas revistas ultrapassam a marca das 100 mil.

O uniforme criado por Lee ficou bastante popularizado pelo desenho animado dos X-Men lançado em 1994 e foi usado nos quadrinhos até 2002, quando a onda black fez os X-Men passaram a usar roupas pretas ou mais soturnas, em resposta também ao visual dos filmes.

Já Wolverine irá usar seu célebre uniforme marrom e bronze, o preferido de muitos fãs. Embora a roupa amarela talvez seja mais famosa, a roupa mais soturna de Logan era mais bonita e mais prática e foi criada pelo escritor e desenhista John Byrne, em 1981, na época em que estava na Uncanny X-Men ao lado de Claremont. Byrne queria um uniforme menos espalhafatoso e com mais cara de “assassino fodão” para Wolverine e a desculpa narrativa para a mudança foi a morte de Jean Grey, a quem amava. (Sim ela voltou depois. E morreu de novo. E voltou adolescente do passado…).

O preview da edição 14 é ainda mais impressionante: mostra que Ciclope tem uma lista e uma agenda para os X-Men. A capa dá a entender que a lista envolve alguns dos principais vilões da equipe. O líder irá em busca de eliminá-los?

Os anúncios dão a entender que, dentre os membros principais, Ciclope e Wolverine são os “últimos X-Men” e reúnem um time formado por membros “secundários”: Magia, Esperança, Lupina, Destrutor, Miragem, Banshee, Karma e Homem-Múltiplo.

Não custa lembrar que Magia, Lupina, Miragem e Karma são ex-membros dos Novos Mutantes, que irão ganhar um filme no ano que vem.

A revista é escrita por Matthew Rosenberg e desenhada por Salvador Larroca.

Peraí, mas como o Ciclope voltou dos mortos? Você quer saber… Vamos explicar rapidinho!

Equipe Azul.

Na minissérie X-Men: Extermination, os X-Men originais adolescentes vindos do passado enfrentam um viajante do futuro chamado Ahab, que quer matar um deles para alterar o futuro e causar uma catástrofe temporal aos mutantes. É nesta história que a versão adolescente de Scott Summers é morta.

Mas não é. A edição 05 da minissérie revela que quem morreu foi o Mímico, um mutante que é capaz de imitar a aparência e os poderes de outros mutantes. Ele se sacrificou para manter a linha do tempo. O vilão é derrotado pelos “novíssimos” X-Men com a ajuda de uma versão jovem de Cable, o mutante durão que vem do futuro (mas é um senhor de meia idade, normalmente) e que hoje todos sabem, na verdade, é o filho de Ciclope.

Numa daquelas histórias de viagens no tempo de rodar a cabeça, Nathan Christopher Summers era apenas um bebê quando foi contaminado por um vírus tecnorgânico, que transforma tecidos em circuitos metálicos ciborgues, e para não morrer, foi levado ao futuro para ser curado. E só voltou já adulto (e com meia idade como Cable).

Mas em Extermination, temos um jovem Cable em ação, que não somente ajuda os X-Men adolescentes a derrotar Ahab, como também os leva de volta ao tempo em que pertenciam, acabando com a presença daqueles personagens no presente, ao qual estavam desde 2012 e as histórias de Brian Michael Bendis.

Com o fim, tudo volta como antes, certo? E o Ciclope adulto está morto, ok? Não, não está.

O último painel de Extermination mostra o jovem Cable comemorando a vitória brindando uma cerveja e dizendo:

Está feito. Os jovens X-Men estão de volta ao seu devido tempo. O futuro sombrio de Ahab não vai acontecer. Tudo está como deveria estar. Finalmente é hora de você voltar… pai.

E vemos o nosso Ciclope de volta. Porém, por algum motivo, não usando o uniforme de visor em X com que estava na época em que morreu, mas com a roupa usada na época de Fabulosos (Astonishing) X-Men, lá de 2006.

Ciclope foi resgatado no tempo por seu filho? Essas são perguntas que ainda serão respondidas.