Uma das maiores diversões dos fãs de rock contemporâneo é falar das brigas entre os irmãos Noel e Liam Gallagher, os nomes de frente do Oasis, uma das mais poderosas bandas dos anos 1990. E esta adorável família não se nega a dar material à imprensa. A de hoje chega via Rolling Stone: Noel ameaça processar Liam se esse usar canções do Oasis em um documentário biográfico que está produzindo.

A revista diz que Liam Gallagher está produzindo um documentário chamado As It Was, na qual será narrada a tortuosa trajetória do vocalista entre o fim do Oasis, em 2009, e a apoteótica volta triunfal com seu primeiro álbum solo, lançado em 2017, e que foi um sucesso de público e crítica, As You Were.

Segundo a sinopse, o filme abordará como Liam deixa para trás o sucesso estrondoso do Oasis até terminar “marginalizado e perdido na selva musical do tédio, álcool e brigas judiciais chatas“. No meio entre ontem e hoje, o cantor criou a banda Beady Eye, que lançou dois álbuns, tocou no encerramento das Olimpíadas de Londres, em 2012, mas não fez o sucesso esperado.

O próprio Liam tratou de noticiar a ameaça do irmão, Noel, via Twitter, o campo de batalha favorito da dupla. Noel, que era o principal compositor do Oasis, afirmou que irá processar o irmão se o filme exibi-lo cantando qualquer das canções da velha banda.

O NME, principal jornal musical da Inglaterra, tentou entrar em contato com Noel Gallagher, mas o músico se recusou a comentar.

Se conseguir ver a luz do dia, As It Was será dirigido por Charlie Lightening. Liam Gallagher já assistiu à versão final do documentário e o aprovou.

Apesar da desavença, há alguns anos atrás os irmãos permitiram a produção do documentário Supersonic, que narrou o início da trajetória do Oasis, da fundação em 1991, passando pelos shows nos clubes, o sucesso do primeiro álbum, em 1994, o estouro do segundo, em 1995, que virou um dos mais importantes discos de rock do fim do século passado, até a apresentação do grupo no Glastonbury Festival, que marcou um tipo de apogeu de sua carreira, em 1996.

O Oasis continuou existindo depois disso e mesmo passando por uma má fase na virada do século, encerrou a carreira em alta nota, de novo fazendo grandes álbuns e fazendo muito sucesso. O motivo do fim foi a incapacidade dos irmãos Gallagher em trabalharem juntos. Após o fim da banda, Noel assumiu a carreira solo e já lançou três elogiados álbuns.