O The Hollywood Reporter publicou o perfil do cavaleiro das trevas em The Batman, seu próximo filme solo, a ser dirigido e escrito por Matt Reeves. De acordo com suas fontes, o herói será jovem, mas não um novato. Também não será o vigilante completamente formado de outras versões do cinema.

Mais claramente, o THR diz:

[Batman] não será um novato, à lá o cruzado de capa em Ano Um de Frank Miller, mas também não será o Expert, combatente do crime infalível do Batman em seu auge.

Com isso, o THR quer dizer que o cavaleiro das trevas estará com 20 e tantos anos, mas não em início de carreira, exatamente. Esta é a idade média que o diretor quer para o ator que irá interpretá-lo.

Batman: Ano Um.

Nos quadrinhos, é bem estabelecido – por Ano Um, de Frank Miller, publicada em 1987 – que o Batman iniciou sua carreira de combatente ao crime exatamente aos 25 anos de idade, após ter passado 8 anos fora de Gotham City fazendo seu treinamento pelo mundo e se preparando para sua missão pela vida toda, desde os 8 anos de idade, quando teve seus pais assassinados.

A cronologia padrão da DC Comics pós-Crise nas Infinitas Terras (um reboot que organizou a linha do tempo da editora, em 1985) resultou em um Batman com mais de 15 anos de carreira na “atualidade”, ou seja, um Bruce Wayne de mais ou menos 40 anos de idade em seu auge.

No cinema, as coisas foram bem diferentes. O homem-morcego teve três cronologias bem definidas nas telonas. Em Batman – O Filme (1989), não é revelada a idade de Bruce Wayne, mas o herói está em início de carreira, embora a trama não traga exatamente uma curva de aprendizado. Mas o Batman aparenta ter algo entre 20 e tantos e 30 e poucos anos, lógica que se seguiu nos filmes seguintes, mesmo com a troca de atores (Michael Keaton, Val Kilmer e George Clooney interpretaram Bruce Wayne em 4 filmes até 1997).

As coisas ficam mais claras na Trilogia Cavaleiro das Trevas. Bruce Wayne tem os pais assassinados aos 10 anos de idade e passa o resto da juventude meio perdido, até que aos 22 anos, vê o assassino, Joe Chill, ser solto em um acordo judicial. Pensando em matá-lo para se vingar, o criminoso é morto antes, por um mafioso. O episódio dá o start em Wayne de que ele precisa dar um outro rumo à sua vida e ele sai de Gotham City, passando os 7 anos seguintes “desaparecido”, realizando seu treinamento.

Quando volta a Gotham e se torna o Batman, o filme Batman Begins exibe o aniversário de 30 anos do herói. O Cavaleiro das Trevas se passa mais ou menos 6 meses depois, e o último, O Cavaleiro das Trevas Ressurge, adiciona mais 8 anos ao tempo, ou seja, um Bruce Wayne de quase 40 anos encerrando sua carreira.

Ben Affleck como Bruce Wayne.

O Universo DC nos Cinemas (DCU) apresentou um Bruce Wayne de 45 anos de idade em Batman vs. Superman – A Origem da Justiça, com 20 anos de combate ao crime nas costas. Um Batman calejado, experiente e com pleno domínio de suas habilidades, embora, sentindo o peso dos anos em seus ombros, em particular, como é mostrado em Liga da Justiça.

Não está claro – e Matt Reeves e a Warner não querem sequer falar sobre isso – como essas duas pontas irão se ligar. OU se irão!

Enquanto isso, o DCU prossegue (prossegue?), com Aquaman se passando alguns meses após Liga da Justiça e Shazam! aparentemente no mesmo tempo, Mulher-Maravilha se situou no passado, em 1918; e sua sequência, traz a localização no título: Mulher-Maravilha 1984. Aves de Rapina ou a Fabulosa Emancipação de uma Arlequina irá se passar claramente após Esquadrão Suicida e Liga da Justiça.

The Batman se volta, pretensamente, ao passado: com um cavaleiro das trevas que deverá ter “apenas” uns 3 ou 5 anos de combate ao crime.

Este Bruce Wayne jovem será o mesmo que, mais velho e experiente, enfrentará o Superman e depois fundará a Liga da Justiça?

Ninguém sabe. Talvez, nem Reeves, nem a Warner.

Muito provavelmente, a jogada do estúdio é: deixar tudo em suspense e ver se abordagem de Reeves funciona. Se der certo, o diretor emplaca uma Trilogia que pode ir avançando no tempo tal qual a franquia da Mulher-Maravilha (numa escala menor, claro); deixando até a possibilidade de que após esses três filmes – ou mesmo antes, se a recepção for extremamente calorosa – usar o mesmo ator para interagir com suas contrapartes “do presente” do resto do MCU.

Ou seja, é mais fácil fazer um ator parecer mais velho do que mais jovem. Um ator jovem, de 20 e tantos anos, pode, com alguns pequenos truques de maquiagem, parecer 20 anos mais velho. Isso permitiria a esse Senhor X misterioso fazer uma trilogia de filmes de um Batman jovem e, ao mesmo tempo, aparecer “mais maduro” em um novo filme da Liga da Justiça, por exemplo. Ou aparecer em outras franquias, como Aves de Rapina ou Esquadrão Suicida. Quem sabe?

Este com certeza é um dos planos da Warner.