O Marvel Studios exibiu 10 minutos de Vingadores – Ultimato à imprensa e eles revelam alguns detalhes importantes do filme, inclusive, o tempo que se passa após Guerra Infinita.

Claro, as informações que se seguem podem ser entendidas como spoilers, portanto, só siga adiante se não se importar de saber sobre a trama do filme.

Segundo vários veículos de imprensa estão divulgando, os diretores Joe e Anthony Russo apresentaram duas cenas sem conexão uma com outra e não entregaram nenhum contexto, apenas ressaltaram como estão felizes em estarem lançando o longa que irá encerrar a narrativa de 10 anos do Marvel Studios, que começou com Homem de Ferro, em 2008.

As cenas

A primeira cena deve ser a abertura do filme e mostra aquele momento já famoso nos trailers em que Tony Stark se despede de Pepper Potts. O UOL diz que a cena é menos dramática no início, com Stark e Nebulosa jogando.

Depois, há o momento melancólico de Stark se despedindo da noiva, e é ainda mais emocionante do que o que já vimos. E o Homem de Ferro revela que se passaram 22 dias desde o estalar de dedos de Thanos.

A segunda cena é a mesma que foi exibida na Cinema Con e também já havia sido apresentada a investidores da Disney há algumas semanas (e já descrita aqui).

É o momento em que a Capitã Marvel chega à Terra após ter sido chamada por Nick Fury nos instantes finais de Vingadores – Guerra Infinita. É também a sequência da cena pós-créditos de Capitã Marvel.

Carol Danvers tenta convencer os Vingadores de que, com o reforço dela, eles podem vencer Thanos, mas há alguma resistência, pois ninguém sabe quem ela é. O Máquina de Combate chega a perguntar onde ela esteve esse tempo todo – Capitã Marvel se passa em 1995! – e ela disse que estava protegendo planetas que não tem a defesa dos Vingadores.

A grande questão é: onde está Thanos? Mas Nebulosa (que já está na Terra ao lado dos Vingadores) disse que ouviu o titã louco (que é o pai adotivo dela) dizer que iria para um planeta fazenda e Rocket consegue rastrear um planeta que teve uma grande manifestação de energia dois dias antes, o que indica que Thanos usou a Manopla do Infinito de novo.

Os heróis se agrupam e usam a nave Milano (dos Guardiões da Galáxia) para ir ao espaço atrás de Thanos e há o momento engraçado na qual Rocket pergunta quem não viajou ao espaço ainda e Capitão América, Viúva Negra e Máquina de Combate erguem a mão, e o guaxinim ordena que ninguém vomite em sua nave; seguido pelo bonito momento em que vemos a nave ir à velocidade da luz pelos olhos de Steve Rogers.

O que é curioso dessa cena é que não há sinal de Bruce Banner (que sabemos por outras nos trailers está com Capitão e Viúva); de Scott Lang (que encontrou os Vingadores após sair do Reino Quântico, como já visto nos trailers); nem de Tony Stark, que presumivelmente voltou à Terra junto com Nebulosa e a Milano.

O que podemos extrair das cenas?

A primeira coisa é que Ultimato trará uma longa história. Ou seja, dentro do filme se construirá um intervalo de tempo de 1 ou 2 anos. Já que a conexão com Guerra Infinita é quase imediata (só 22 dias, quase que o menor intervalo entre todos os filmes do Marvel Studios), ao longo do filme o tempo irá passar. A maior pista disso é o cabelo da Viúva Negra, que está curto e loiro em algumas cenas e bem longo e ruivo (com pontas loiras!) em outras.

Também fica claro que 90% das cenas e imagens que vimos até agora são apenas do primeiro ato. Isso quer dizer que, tal qual diz Robert Downey Jr. no mais recente comercial do filme, não sabemos nada sobre ele.

Isso quer dizer também já sabemos o suficiente sobre o início de Ultimato.

Enquanto Rogers, Romanoff e Banner lamentam na Terra; Stark e Nebulosa têm o seu momento no espaço.

Algo irá acontecer para que a dupla consiga chegar ao nosso planeta. Quem será esse salvador? Será a Capitã Marvel?

Carol Danvers chega à Terra e incentiva os Vingadores a irem revidar contra Thanos. Eles vão!

Mas Stark, Banner e Lang ficam. (Eles não estão na cena da nave) Por que?

Será que eles formarão um Plano B? E que envolve o Reino Quântico? Bem possível.

Nos trailers há cenas de uma batalha esganiçada entre os Vingadores e Thanos e ela deve ser a primeira do filme. Os Vingadores são derrotados provavelmente.

E aí vem o resto da trama a qual ninguém sabe…

A transformação do Gavião Arqueiro em Ronin será explicada e talvez isso tenha lugar no 2° Ato, depois da primeira derrota.

Uma coisa é certa: o Reino Quântico será usado para alguma finalidade e é a causa dos Taís uniformes brancos.

Mas se isso trará viagens no tempo ou outro artifício não dá para saber.

Haverá contemplação do passado com certeza. A maior prova é a filmagem (que foi a última feita para o longa) na qual elementos da batalha de Nova York de Os Vingadores será reprisada, mas com a presença de Stark e Lang.

(Os dois que não estavam na nave!).

Pode ser uma viagem no tempo, sim, mas pode ser outra coisa: o BARF, o mecanismo que transforma lembranças em hologramas que Stark já usou em Capitão América – Guerra Civil.

Ir ao Reino Quântico pode não ser uma viagem no tempo, mas outro artifício, e ainda ser como abrir uma Caixa de Pandora: ao ir lá, surgem novos problemas. E isso pode ser algo que mantenha a equipe ocupada ao longo do filme.

Mas para quê criar uma distração na trama se ela não tiver relação com o propósito final da história?

Por isso, os Vingadores irão ao Reino Quântico ou viajar no tempo ou em busca de algum tipo de artefato, poder ou fonte de energia que possa fazer frente a Thanos e Manopla do Infinito.

E será algo trabalhoso o suficiente para preencher mais de uma hora de filme!